Kessel vence no Blancpain Endurance Series com brasileiro a bordo

K

77177_568862879811227_1026025173_n

RIO DE JANEIRO – O circuito de Monza parecia neste domingo a Av. 23 de Maio, em São Paulo, tamanha a quantidade de carros andando pelos 5,793 km do lendário traçado. Também pudera: foram sessenta bólidos largando para a abertura da temporada do Blancpain Endurance Series. E o campeonato começa com vitória da Kessel Racing, com direito à presença de um brasileiro no topo do pódio: o gaúcho Cesar Ramos dividiu a pilotagem com os italianos Daniel Zampieri e Davide Rigon, contribuindo muito para o triunfo do time de Ronnie Kessel.

Blancpain Endurance Series 2013 Monza

Foi no turno do brasileiro que a Ferrari F458 Italia número #44 emergiu para a liderança, após uma boa primeira parte de Davide Rigon, que fez o suficiente para ficar próximo dos líderes. Na primeira hora da disputa, o duelo foi entre o McLaren #77 da Molitor Racing Systems guiado pelo austríaco Philipp Eng e o Nissan #35 do britânico Alex Buncombe, que após algumas tentativas, tomou a liderança do rival.

Até o pit stop para troca de pneus, reabastecimento e de pilotos, Buncombe conservou a ponta. Mas as paradas tanto do Nissan quanto do time do McLaren foram desastrosas. No caso do carro #77 foi ainda pior: inexperiente, o estadunidense Rodin Younessi cometeu um erro ao entregar o carro para Carlos Kray, deixando o motor do MP4-12C ligado, o que é proibido pelo regulamento. A direção de prova não teve outra alternativa que não excluir a MRS do evento, pois o brasileiro não tinha como ouvir as ordens para cumprir uma penalidade nos boxes.

“Foi uma pena, o carro estava muito bom e me sentia confortável a cada volta, melhorando os tempos a cada passagem. Cometemos uma falha no pit stop que selou nossa sorte no final de semana. Meu rádio parou de funcionar e acabei não recebendo a ordem de fazer um ‘drive through”, declarou Kray após a corrida.

Azar de Kray, alegria de Cesar Ramos, que entregou o carro em perfeitas condições para Daniel Zampieri receber a quadriculada com vantagem de 18 segundos para o McLaren MP4-12C #11 da equipe ART Grand Prix, tripulado por Andy Soucek/Antoine Léclerc/Mike Parisy.

Espetacular mesmo foi a disputa pelo 3º lugar, que acabou somente na quadriculada, com uma manobra linda do McLaren #69 da equipe Gulf Racing UK para cima do Audi R8 LMS Ultra #13 da escuderia belga WRT. Adam Carroll deu um passão em Edward Sändström e assegurou o pódio na Pro Cup por apenas 0″028 de segundo!

A 5ª posição e primeira da Pro-Am Cup foi da Ferrari #50 da AF Corse guiada por Niek Hommerson/Louis Machiels/Andrea Bertolini. Este último viajou de Silverstone para Monza, pois estava no ELMS com a equipe JMW Motorsport. Fez duas corridas no fim de semana em dois circuitos diferentes e pontuou nas duas provas. Merece menção honrosa aqui no blog.

Entre equipes e pilotos do Gentlemen Trophy, quem levou a melhor no domingo foi a equipe SOFREV-Auto Sport Promotion, da França, graças a Jean-Luc Béaubelique/Jean-Luc Blanchemain/Patrice Goueslard, que fecharam a disputa com o 19º posto na geral.

A próxima etapa do campeonato é no dia 2 de junho, no circuito britânico de Silverstone.

Resultado final do Blancpain Endurance Series em Monza:

1º #44 César Ramos/Daniel Zampieri/Davide Rigon
Kessel Racing – Ferrari F458 Italia Pro Cup
94 voltas

2º #11 Andy Soucek/Mike Parisy/Antoine Léclerc
ART Grand Prix – McLaren MP4-12C GT3 Pro Cup
a 18″107

3º #69 Adam Carroll/Rob Bell/Nico Verdonck
Gulf Racing UK – McLaren MP4-12C GT3 Pro Cup
a 32″887

4º #13 Edward Sändström/Frank Stippler/Christopher Mies
Belgian Audi Club Team WRT – Audi R8 LMS Ultra Pro Cup
a 32″915

5º #50 Louis Machiels/Niek Hommerson/Andrea Bertolini
AF Corse – Ferrari F458 Italia Pro-Am Cup
a 35″056

6º #16 Anthony Kumpen/Enzo Ide/Markus Winkelhock
Phoenix Racing – Audi R8 LMS Ultra Pro Cup
a 1’03″210

7º #25 Henry Hassid/Ludovic Badey
Thiriet by TDS Racing – BMW Z4 GT3 Pro-Am Cup
a 1’05″494

8º #3 Bas Leinders/Yelmer Buurman/Maxime Martin
Marc VDS Racing – BMW Z4 GT3 Pro Cup
a 1’06″434

9º #6 Christopher Haase/Oliver Jarvis/Harold Primat
Phoenix Racing – Audi R8 LMS Ultra Pro Cup
a 1’07″879

10º #18 Adam Christodoulou/Klaas Hummel/Steve Jans
Black Falcon Racing – Mercedes-Benz SLS AMG GT3 Pro-Am Cup
a 1’15″675

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

3 Comentários

  • Como sempre, Comendador Mattar primeiro com as noticias! Encontro mais aqui que nos sites europeos…bo comeco de corrida passamos em primeiro com o Nissan GT-R Youtube, mas problemas na parada de box nos fez perder muito tempo…resta a satisfacao da volta mais rapida e o bom resultado dos garotos da Academy Nissan Playstation…de saida hoje a noite para Zolder, proxima etapa, no FIA GT…
    abracos
    Ricardo Divila

  • Não sabia que o Ramos tinha ido para o Turismo, não deve fazer tanto tempo que mudou. Fico feliz, vai ter uma carreira muito mais tranquila do que essa loucura de correr atrás de patrocínios pra, quando muito, correr numa HRT da vida.

  • Campeonato muito bom, onde além da quantidade de carros ser enorme, o nível de competitividade é lto, com vários carros com desempenho bem próximo, o que garante disputa o tempo todo. E o nível de pilotos tb é muito bom, com praticamente todos os grandes pilotos de GT participando. Parabéns pela iniciativa de por o link no blog.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames