Direto do túnel do tempo (84)
RIO DE JANEIRO – Acho que essa o pessoal vai curtir. E muito: aí está a foto do Epsilon Euskadi EE01, um dos mais belos protótipos Coupé já construídos nos últimos tempos.
A Epsilon Euskadi tinha sede no País Basco, um barril de pólvora encravado no território espanhol, e sob o comando de um homem com renome dentro da Fórmula 1. Falo de Joan Villadelprat, competente chefe de mecânicos que passou por McLaren, Ferrari, Benetton, Tyrrell e Prost e que anos depois de sua saída, montou um respeitável centro tecnológico com direito a autoclave e túnel de vento. O investimento foi de € 65 milhões.
Sob a batuta de Villadelprat, estiveram pilotos como Robert Kubica, Brendon Hartley, Mika Maki, Roberto Mehri, Albert Costa, Chris Van Der Drift, Filipe Albuquerque e Adrián Vallés.
Em 2008, a Epsilon Euskadi construiu e alinhou o modelo EE01 com motor Judd GV de 5,5 litros e 10 cilindros. O projeto do ex-engenheiro da Lola John Travis disputou toda a temporada da Le Mans Series na classe LMP1, além de surpreender pelo bom desempenho nas 24 Horas de Le Mans – quando dispuseram pela primeira vez de dois carros. Infelizmente, os trios formados por Angel Burgueño/Miguel Angel de Castro/Adrián Vallés e Jean-Marc Gounon/Shinji Nakano/Stefan Johansson tiveram que abandonar a disputa.
O melhor resultado do carro foi um 7º lugar na classe (11º na geral) nos 1000 km de Spa com Castro e Burgueño. E quando todo mundo aguardava a volta do EE01, melhor, mais forte e mais desenvolvido para 2009, faltou dinheiro e o projeto precisou ser abortado para sempre. Uma pena.
Há cinco anos, direto do túnel do tempo.
Marylin Monroe dos LMP!
A LMP1 esta precisando de reforços assim.
Realmente o bichão era bonito…
Lindão mesmo!!!
Lembra os Peugeots 908
Lindo mesmo o carro. Mas permitam-me dizer que o meu preferido era os Lola de 2008 e 2009 tanto da P1 como da P2. O Lola com aerodinâmica da Aston Martin também era bonito mas o Lola mesmo é muito bonito. Aliás dos atuais protótipos o mais bonito pra mim é o Lola B11/80 Coupé (não sei se é esse o nome) da P2 que é usado por exemplo pela Status e pelo Gulf Team.
Bonitão.
Atualmente acho o Lotus T128 LMP2, que ainda não mostrou a que veio, um dos mais legais.
O Lotus é bacana de tão esquisito.
So eu que achei feio ?
Sim, só vc.