A Mil por Hora
GT World Challenge Europe Endurance

Aston Martin vence em casa no Blancpain Endurance Series

RIO DE JANEIRO – Para nenhuma surpresa, a Aston Martin Racing aproveitou o “fator casa” e venceu hoje na 2ª etapa do Blancpain Endurance Series, em Silverstone. Após andar bem em Nürburgring há duas semanas, mesmo com o 10º lugar na classificação final, o construtor britânico não baixou os braços, revisou o Aston Martin Vantage […]

Blancpain Endurance Series 2013 Silverstone

RIO DE JANEIRO – Para nenhuma surpresa, a Aston Martin Racing aproveitou o “fator casa” e venceu hoje na 2ª etapa do Blancpain Endurance Series, em Silverstone. Após andar bem em Nürburgring há duas semanas, mesmo com o 10º lugar na classificação final, o construtor britânico não baixou os braços, revisou o Aston Martin Vantage V12 e o trio formado por Fred Makowiecki/Darren Turner/Stefan Mücke conquistou uma vitória mais do que merecida na corrida que teve 3 horas de duração e 86 voltas no total.

Os pilotos que defendem a marca no WEC partiram da pole position num grid composto por 57 carros e não foram incomodados durante toda a disputa. A equipe que chegou um pouco mais próxima do poderio do Vantage #97 foi a Belgian Audi Club Team WRT, que busca o tricampeonato da série: o #1 de Stéphane Ortelli/Laurens Vanthoor/Rene Rast chegou em segundo, logo à frente do #13 de Frank Stippler/Christopher Mies/Edward Sändström.

Vencedores em Monza na rodada inaugural do campeonato, os italianos Daniel Zampieri e Davide Rigon, além do brasileiro Cesar Ramos, tinham a 4ª posição praticamente assegurada na abertura da última volta da disputa, após largarem da sétima posição do grid. Mas algo aconteceu pelo caminho e eles foram superados por duas outras duplas: o Nissan GT-R de Lucas Luhr/Steven Kane/Peter Dumbreck chegou em quarto, ultrapassando também a BMW Z4 da Marc VDS Racing guiada por Nick Catsburg/Henri Moser/Markus Palttala.

Apesar do resultado, a trinca da Kessel Racing continua na liderança do campeonato com 33 pontos após as duas primeiras corridas da temporada, enquanto Mies/Sandström/Stippler somam 27 e Makowiecki/Turner/Mücke têm 25, ocupando a 3ª posição da classificação na Pro Cup.

O melhor McLaren MP4-12C, guiado por Alexander Sims/Álvaro Parente/Stef Dusseldorp, chegou em 7º na geral, seguido do Audi #2 de Niki Mayr-Melnhof/Rahel Frey/Matt Halliday e do #16 de Enzo Ide/Anthony Kumpen/Markus Winkelhock. Após uma performance sensacional na qualificação, quando conseguiram o segundo melhor tempo, o trio formado por Lucas Ordoñez/Alex Buncombe/Peter Pyzera completou em décimo na geral, mas vencendo na classe Pro-Am Cup.

Nessa divisão, mais um Aston Martin conseguiu um bom resultado: a Barwell, graças a Mark Poole/Richard Abbra/Joe Osborne, acabou em 2º lugar e em 13º na geral, uma volta atrás do Nissan #35 e com menos de 20 segundos de vantagem para os franceses Henry Hassid/Ludo Badey, que chegaram em terceiro no grupo com a BMW Z4 da TDS Racing.

O McLaren MP4-12C da equipe Molitor Racing Systems, do brasileiro Carlos Kray, que nesta etapa dividiu o carro com o estadunidense Rodin Younessi e o argentino Estebán Gini, largou da 37ª posição desta vez, a menos de dois segundos da pole. No correr da disputa, a trinca enfrentou problemas, perdeu sete voltas – mas pelo menos recebeu a quadriculada, ainda que em 41º na geral e em 17º na divisão, sem chance de terminar nos pontos.

Na Gentlemen Trophy, levou a melhor o Porsche da ARC Bratislava, com Miro Konopka e Ahmad Al Harty recebendo a quadriculada em 25º lugar, três posições adiante da Ferrari do Team SOFREV-ASP guiada por Gabriel Balthazard/Jerôme Policand/Maurice Ricci. A exemplo das outras duas divisões, mais uma equipe britânica, no caso a PGF-Kingfaun, faturou o 3º posto com John Gaw/Andrew Dryburgh.

O campeonato segue em Paul Ricard, na França, no último domingo do mês.