A Mil por Hora
Fórmula 1

Piquet, 61

RIO DE JANEIRO – Para lembrar de mais um aniversário do tricampeão mundial Nelson Piquet, que hoje completa 61 anos, a foto dele a bordo de um dos carros mais bonitos de todos os tempos da Fórmula 1: a Brabham BT52B BMW, cujo motor atingia incríveis 1000 HP de potência nos treinos de classificação. Nelsão […]

brabham_bt52_1983_photos_1RIO DE JANEIRO – Para lembrar de mais um aniversário do tricampeão mundial Nelson Piquet, que hoje completa 61 anos, a foto dele a bordo de um dos carros mais bonitos de todos os tempos da Fórmula 1: a Brabham BT52B BMW, cujo motor atingia incríveis 1000 HP de potência nos treinos de classificação.

Nelsão venceu com esse carro o Mundial de 1983, derrotando todos os franceses que guiavam em carros de ponta – leia-se Alain Prost (Renault), René Arnoux e Patrick Tambay (Ferrari). No fim do ano, fez 22 de 27 pontos possíveis, passou Arnoux e Prost na classificação e poderia ter ganho as três últimas corridas se quisesse, mas na África do Sul, como todo mundo sabe, tirou o pé para Riccardo Patrese ganhar.

Uma conquista que, aliás, o blog vai relembrar etapa por etapa, porque Piquet merece. Ele nunca ligou para homenagens, eu sei. Mas entre seus fãs e quem reconhece seu talento, poucos hão de discordar que vimos um dos mais técnicos e inteligentes pilotos de seu tempo – talvez o maior acertador de carros que o automobilismo já conheceu.

Parabéns, Piquet! E obrigado por tudo, sempre!