A Mil por Hora
Mundial de Endurance

Porsche no WEC: sobram nomes, faltam vagas

RIO DE JANEIRO – A Porsche, como muita gente já sabe, fará o seu regresso aos Esporte Protótipos no Mundial de Endurance (WEC) em 2014, com um LMP1 híbrido-gasolina. Quatro dos seis pilotos que devem compor os trios titulares já foram confirmados. Primeiro, a marca do cavalinho de Stuttgart anunciou Timo Bernhard e Romain Dumas. […]

PorscheLMP1_20

RIO DE JANEIRO – A Porsche, como muita gente já sabe, fará o seu regresso aos Esporte Protótipos no Mundial de Endurance (WEC) em 2014, com um LMP1 híbrido-gasolina. Quatro dos seis pilotos que devem compor os trios titulares já foram confirmados. Primeiro, a marca do cavalinho de Stuttgart anunciou Timo Bernhard e Romain Dumas. Depois, surpreenderam ao chamar o suíço Neel Jani. E o quarto nome, pondo fim a uma especulação que vinha desde abril, é o de Mark Webber, que deixa finalmente a Fórmula 1.

Isto posto, circula pela imprensa especializada o seguinte: a Porsche vai com dois carros no WEC ano que vem a tempo pleno e pretende ter um terceiro para Le Mans e talvez Spa ou Silverstone, isto se o circuito britânico permanecer no calendário do campeonato em 2014. Teoricamente com cinco vagas à disposição, o construtor alemão tem um plantel de nomes com que pode contar ou negociar para todo um ano ou apenas para um punhado de corridas.

Um nome muito forte nessa especulação toda é o de Jean-Karl Vernay, hoje na equipe IMSA Performance Matmut, que disputa o WEC na classe LMGTE-AM. É um piloto jovem, já vinculado à montadora e que por um triz não fez parte do campeonato pela Peugeot, que de última hora abandonou a competição antes do anúncio oficial dos inscritos, ano passado. Mas há outros pilotos com peso e experiência, feito o também francês Olivier Pla, que já mostrou o que vale a bordo dos carros da Quifel-ASM e da OAK Racing e até mesmo o alemão Nick Heidfeld pode ser sondado para assumir uma vaga de piloto titular.

Outros quatro pilotos também podem entrar na dança, feito o britânico Mike Conway, que neste ano se divide entre Fórmula Indy e WEC; o francês Fréderic Makowiecki, piloto da Aston Martin no WEC e da Honda no Super GT e até a dupla da Muscle Milk Pickett Racing na American Le Mans Series, formada por Lucas Luhr e Klaus Graf.

Porém, não custa nada lembrar que a própria Porsche tem, dentro de sua própria “casa”, pilotos que podem custar baratinho e transformar a parceria em uma ótima relação custo-benefício, feito o francês Patrick Pilet, o britânico Nick Tandy e o alemão Marco Holzer. Todos já mostraram qualidades e estão prontos para o que der e vier. Se não forem aproveitados no programa da LMP1 para o WEC, existe a chance de conduzir o 911 (991) GT3-RSR nas competições de Grã-Turismo.

Cartas na mesa. E aí, quem vocês acham que a Porsche confirma para 2014?