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Mundial de Endurance

Toyota traz novidades para o projeto LMP1 em 2014

RIO DE JANEIRO – Muda o regulamento do WEC para 2014 e o conceito dos carros da classe LMP1 também. Como a mecânica será de livre procedência e cilindrada, de quatro a doze cilindros, com qualquer capacidade cúbica a partir de 1,6 litro, os carros poderão ser construídos da forma como os construtores acharem mais […]

RIO DE JANEIRO – Muda o regulamento do WEC para 2014 e o conceito dos carros da classe LMP1 também. Como a mecânica será de livre procedência e cilindrada, de quatro a doze cilindros, com qualquer capacidade cúbica a partir de 1,6 litro, os carros poderão ser construídos da forma como os construtores acharem mais conveniente. E a Toyota opta por novidades para o próximo ano.

O conjunto mecânico permanece o mesmo. Pascal Vasselon confirmou que a próxima geração do Toyota LMP1 – que provavelmente terá a sigla TS040, correspondendo à evolução natural de seus protótipos – vem com um motor naturalmente aspirado de oito cilindros em V, porém com o sistema híbrido de recuperação de energia montado tanto no trem traseiro quanto no dianteiro. Neste ano, o TS030 Hybrid é um 4×2 enquanto o Audi e-tron quattro tem o chamado sistema flywheel, atuando na recuperação de energia no eixo dianteiro, fazendo com que o protótipo tenha tração total nas quatro rodas – a velocidades superiores a 120 km/h. O sistema do Toyota funciona a partir da inércia.

Para o próximo ano, as equipes e construtores terão que atentar a um importante detalhe: as novas regras permitem que os sistemas de recuperação de energia dispendam de 2 a 8 megajoules. Aí é que está o grande calcanhar de aquiles para a LMP1 em 2014. Optar por um sistema de 2MJ significará reduzir o consumo de combustível em 22%. Mas de acordo com a tabela do ACO divulgada em 2012, um sistema de 8MJ pode deixar um carro a gasolina 28% mais econômico. Com tantas variáveis, Vasselon e seus comandados podem optar pelo seguro.

“Por exemplo, se você selecionar 6MJ e gerenciar apenas 5MJ, você não obtém vantagem do combustível ao longo da última 1MJ de híbrido e você perde a diferença de combustível entre 4 e 6. Então, em algum momento, você seria melhor ir para a classe 4MJ “, afirmou o francês em entrevista a John Dagys, do site Sportscar365.net.

Ainda de acordo com o texto, o desenvolvimento do projeto 2014 começou no simulador e a produção do monocoque será finalizada após o término do projeto aerodinâmico. “Nossa meta é ter um roll-out do carro novo no início do próximo ano”, assegurou Vasselon.