A Mil por Hora
Super GT

Lexus e Toyota Prius na frente nos testes do Super GT

RIO DE JANEIRO – A pré-temporada do Super GT japonês levou quase 40 carros para o circuito de Okayama, no qual acontece a primeira etapa da temporada, no primeiro fim de semana de abril. Foram vistos na pista que já recebeu o GP do Pacífico de Fórmula 1 os novos carros para a classe GT500, […]

gt500_39

RIO DE JANEIRO – A pré-temporada do Super GT japonês levou quase 40 carros para o circuito de Okayama, no qual acontece a primeira etapa da temporada, no primeiro fim de semana de abril. Foram vistos na pista que já recebeu o GP do Pacífico de Fórmula 1 os novos carros para a classe GT500, com regulamento técnico similar ao DTM alemão e que fizeram sua primeira aparição com a programação visual para a temporada 2014.

O carro mais rápido das três sessões de treinos coletivos foi o Lexus RC-F #39 da equipe Denso Kobelco SARD, guiado por Hiroaki Ishiura, com a marca de 1’21″072, média horária superior a 163 km/h. A segunda posição foi do novo Nissan GT-R da equipe Calsonic Team Impul. O brasileiro João Paulo de Oliveira, que neste ano terá Masataka Yanagida como novo parceiro, cravou 1’21″103 – e ainda foi o mais rápido na terceira sessão.

Ronnie Quintarelli, campeão do GT500 em 2011 e 2012, foi o terceiro mais rápido no Nissan da equipe Motul Autech. O italiano marcou 1’21″122, dois décimos abaixo do melhor Honda NSX Concept, o #100 do Team Kunimitsu, guiado por Takashi Kogure. Daiki Sasaki marcou o quinto tempo com o Nissan do Team Kondo – mesmíssima marca cravada pelo carro #6 do Team Le Mans ENEOS na terceira sessão. O “top 6” da GT500, portanto, teve três Nissan, dois Lexus e um Honda.

Na GT300, o Toyota Prius do time apr, guiado por Morio Nitta/Koki Saga, ficou com a melhor marca dos ensaios coletivos, com o tempo de 1’27″847, poucos milésimos abaixo da Mercedes-Benz SLS AMG GT3 #65 do time Leon, guiada por Haruki Kurosawa.

A tradicional equipe JLOC ficou em terceiro com um de seus Lamborghini Gallardo, guiado por Manabu Orido. O quarto tempo foi do Mercedes-Benz SLS AMG GT3 de Björn Wirdheim/Katsuyuki Hiranaka e em quinto ao fim dos testes ficou o Audi R8 LMS da Hitotsuyama. Um Nissan GT3-R da Okinawa-IMP completou o grupo dos seis mais velozes.

O Honda CR-Z campeão da subclasse, com Yukhi Nakayama e Tomoki Nojiri revezando-se nos testes, não passou da 8ª posição. O carro gêmeo da equipe de Aguri Suzuki ficou igualmente em posição ruim: 14º lugar.