Discos eternos – Meets The Beatles (1998)

5106749GG

RIO DE JANEIRO – Amanhã é dia de (re)ver John Pizzarelli em ação no Teatro Bradesco. Ingresso comprado, lá vou eu, nove anos depois, curtir um dos maiores guitarristas da atualidade com sua ótima banda – a mesma do show do Mistura Fina em que estive presente em 2005.

Figura de proa do jazz e do swing, o músico estadunidense tem 25 discos lançados e o que será lembrado aqui no blog marcou uma muitíssimo bem sacada homenagem aos Beatles, o maior grupo da história da música, de grandes e geniais canções.

Mr. Piza não se limitou a obviedades na seleção de repertório. Mui espertamente, procurou as canções em que poderia imprimir sua marca registrada nas guitarras e violões de 12 cordas, ao lado do contrabaixista (e irmão) Martin Pizzarelli e do seu então pianista Ray Kennedy. O resultado é, como não poderia deixar de ser, brilhante.

A exceção dentro de um arsenal de canções assinadas pela dupla Lennon-McCartney é “Here Comes The Sun”, mas poderia ser “Something”, por que não? Tenho certeza que John daria um novo colorido à canção, como fez com o clássico de George Harrison.

Com arranjos e orquestra de Don Sebesky, a maioria das músicas foi virada pelo avesso. “Eleanor Rigby” virou um instrumental maravilhoso pontuado pela guitarra de Pizzarelli. “Oh! Darling” ganhou metais e “Get Back”, uma roupagem mais próxima do pop e do rock, uma ousadia que o músico se permitiu para conquistar a simpatia dos beatlemaníacos. Aliás, a capa é uma bem sacada menção a Hard Day’s Night, inesquecível álbum dos quatro rapazes de Liverpool.

Em seu disco de releituras, Pizzarellil fez uma versão deliciosa de “When I’m 64”, marcada pelos instrumentos de sopro, transformou “Things We Said Today” num jazz sensacional e, claro, revestiu de doçura as baladas clássicas como “For No One”, “And I Love Her” e “The Long And Winding Road”.

O disco Meets The Beatles, apresentado ao mundo em maio de 1998, é excelente, para o meu gosto. E foi o pontapé inicial para que Pizzarelli enveredasse pelo caminho do tributo a outros artistas significativos da história da música. Gravou Nat King Cole, um de seus ídolos, logo no disco seguinte. E faria ainda discos maravilhosos em homenagem a Frank Sinatra e Duke Ellington – sem esquecer outras grandes paixões: a música brasileira e a Bossa Nova.

Talvez isso explique porque tantas vezes John Pizzarelli vem ao Brasil, arrastando às suas apresentações um público cativo, fiel e apaixonado por suas performances no palco. Tomara que amanhã ele não nos decepcione.

Ficha Técnica de Meets The Beatles
Selo: RCA Victor
Gravado em 1998
Produzido por John Pizzarelli e Don Sebesky

Músicas (*):

1. Can’t Buy Me Love
2. I’ve Just Seen A Face
3. Here Comes The Sun (George Harrison)
4. Things We Said Today
5. You’ve Got To Hide Your Love Away
6. Eleanor Rigby
7. And I Love Her
8. When I’m Sixty-Four
9. Oh! Darling
10. Get Back
11. The Long And Winding Road
12. For No One

(*) Todas as demais, exceto a #3, assinadas por John Lennon/Paul McCartney

Comentários