Dalziel e Barbosa são os mais rápidos em Indianápolis

Dagys_-2014_288630
Mais rápido do segundo treino livre em Indianápolis, João Barbosa coloca o #5 da Action Express entre os favoritos à pole (Foto: John Dagys)

RIO DE JANEIRO – Nos treinos livres para o Brickyard Grand Prix, 9ª etapa do Tudor United SportsCar Championship, um protótipo LMP2 e um Daytona Prototype ficaram com os melhores tempos das duas sessões de treinos livres, preparatórias para a qualificação que se realiza ainda nesta quinta-feira no misto do Indianápolis Motor Speedway.

Mais cedo, Ryan Dalziel estabeleceu com o HPD #1 da Extreme Speed Motorsports a melhor volta da primeira sessão em dobradinha com o #2, guiado por Johannes Van Overbeek. O escocês marcou 1’18″329, 0″231 mais veloz que o companheiro de equipe. Cabe lembrar que ambos os protótipos ganharam um restritor de ar mais largo para esta etapa, conferindo mais potência aos motores 2,8 litros biturbo dos bólidos.

Gustavo Yacaman foi o terceiro mais rápido no Morgan Nissan vencedor em Mosport, deixando o melhor DP – o do português João Barbosa (companheiro de equipe de Christian Fittipaldi), em quarto, mais de meio segundo acima do melhor tempo do treino.

Na Prototype Challenge, Martin Plowman valeu-se da experiência anterior no circuito, quando disputou em maio uma prova de Fórmula Indy. E fez a volta mais rápida do primeiro treino em 1’20″320. Patrick Long foi o melhor entre os pilotos da GTLM e o sempre rápido Dane Cameron foi imbatível na GTD.

O segundo treino teve João Barbosa à frente, superando por apenas 0″007 o tempo de Dalziel registrado de manhã. Logo após ao português, veio o #90 da Spirit of Daytona, com Richard Westbrook a setenta milésimos da marca do Corvette DP #5. Van Overbeek voltou a fazer um bom tempo – 1’18″926 e Eric Curran surpreendeu com o 4º tempo a bordo do #31 da Marsh Racing. Oswaldo Negri fez 1’19″484 – nono tempo da sessão.

Entre os Oreca FLM09 da Prototype Challenge, o melhor foi o #54 da CORE Autosport, com Colin Braun virando em 1’19″633, quase um segundo melhor que o #52 da PR1/Mathiasen guiado por Gunnar Jeannette. Sean Rayhall foi o terceiro e o brasileiro Bruno Junqueira veio em quarto.

Bill Auberlen, da equipe BMW de Bobby Rahal, estabeleceu o melhor tempo da GTLM com 1’22″502, contra 1’22″650 do italiano Giancarlo Fisichella, com a Ferrari F458 Italia da Risi. John Edwards foi o terceiro, com Antonio Garcia em quarto e Wolf Henzler em quinto.

Na GTD, deu Porsche: Jan Heylen marcou 1’25″932 com o carro da Snow Racing, batendo por 0″103 a Ferrari de Townsend Bell. Mario Farnbacher foi o terceiro melhor da sessão na classe, seguido por Dane Cameron, Leh Keen e Christopher Haase, este no melhor dos Audi R8 LMS.

Dos 49 carros inscritos, 46 marcaram tempos no segundo treino, que não viu andar o Audi #35 de Seth Neiman/Dion Von Moltke e o protótipo #7 de Martin Fuentes/John Martin.

O treino classificatório acontece a partir das 17h, pelo horário de Brasília.

Comentários