Pole de Nakajima nos 1000 km de Suzuka
RIO DE JANEIRO – O japonês Kazuki Nakajima, da equipe Petronas Team Tom’s, levou o Lexus RC-F #36 à pole position da 43ª edição dos 1000 km de Suzuka, que serão disputados na madrugada deste domingo pelo horário brasileiro. Com uma ótima volta em 1’48″633, ele desbancou o Honda NSX Concept da Keihin Real Racing, com Koudai Tsukakoshi a bordo. A diferença entre os dois carros foi de 0″213.
O Nissan GT-R da equipe Nismo Motul Autech vai largar em 3º graças a uma ótima performance do italiano Ronnie Quintarelli, único além dos dois integrantes da primeira fila a andar na casa de 1’48”. As boas surpresas vêm nas posições seguintes, onde Masataka Yanagida (S Road Mola Nissan) ficou com o quarto tempo e o ex-Fórmula 1 Vitantonio Liuzzi (ARTA Honda) foi muito bem, conseguindo o quinto lugar no grid.
Lutando pelo título deste ano, o brasileiro João Paulo de Oliveira larga em sexto, mesmo com seu Nissan GT-R da Calsonic Team Impul lastreado com 94 kg. “Oribeira” levou o carro ao Q2 e no treino decisivo, Hironobu Yasuda fez o que pôde para ficar a exatos oito décimos da pole. Considerando as condições em que a dupla vai para esta prova, é um excelente desempenho. Já os líderes do campeonato, Daisuke Ito/Andrea Caldarelli, em seu Lexus RC-F com 100 kg de lastro, não avançaram para a segunda fase da qualificação. Acabaram com o 13º tempo – 1’50″961. Os atuais campeões, Yuji Tachikawa/Kohei Hirate também não foram muito felizes e partem de nono na corrida.
Na GT300, quem saiu-se melhor foi a ARTA com o Honda CR-Z dotado de sistema de recuperação de energia. Com Takashi Kobayashi, o #55 ficou com a pole em 1’59″115, mais de meio segundo melhor que o #0 do Team Mugen, que é o atual campeão da subclasse. Este carro terá o reforço de Ryo Michigami, ao lado dos titulares Tomoki Nojiri e Yukhi Nakayama.
Os modelos japoneses, aliás, dominaram as cinco primeiras posições do grid. O terceiro lugar é de outro carro com sistemas híbridos: o Toyota Prius de Morio Nitta/Koki Saga/Yuichi Nakayama. Depois veio o Subaru BRZ de Kota Sasaki/Takuto Iguchi – que vêm de vitória na etapa anterior, em Fuji – e o Nissan GT-R GT3 de Kazuki Hoshino/Lucas Ordonez/Wolfgang Reip.
Só aí vem o primeiro “alien”, a BMW Z4 GT3 da TWS LM Corsa, do trio Akira Iida/Hiroki Yoshimoto/Shinya Sato. Logo depois, classificou-se outro modelo do construtor bávaro, o #7 de Seiji Ara, Jörg Müller e do brasileiro Augusto Farfus. A seguir, vieram as Mercedes de Tsubasa/Haruki Kurosawa e Masayuki Ueda/Hideki Yamauchi, com o Porsche dos irmãos Tim e Jörg Bergmeister, mais Akihiro Tsuzuki, com a décima posição.
Líderes do campeonato, Katsuyuki Hiranaka/Björn Wirdheim terão que fazer uma corrida de paciência. A dupla da escuderia Jim Gainer Dixcel larga somente da 18ª posição entre os 24 bólidos inscritos na GT300.
Análise perfeita, por isso sempre acompanho o seu Blog; apenas acrescentaria que o NSX da EPSON Nakajima Racing pegou fogo no treino livre e devido aos danos não conseguiu participar do qualifying.
Tenho uma curiosidade de leigo, esses carros são muito específicos pro próprio campeonato ou seriam aceitos em outras competições como por exemplo na LMGT, sem grandes modificações? E quanto a um DTM na LMGT?
Os GT500 são completamente específicos, mas os da GT300 (incluindo os carros da categoria JAF-GT) podem ser aceitos em outras categorias, como foi o caso ano passado no Asian Le Mans Series e também uma possível chance deles correrem o Mundial de Endurance (WEC).