E por falar em Fórmula Indy…

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RIO DE JANEIRO – A imagem acima começou a circular no Facebook e eu a trago hoje para os leitores do blog. O Flavio Gomes também fez o mesmo. É uma hipótese que a Fórmula Indy cogita para o mais breve possível: cobrir os cockpits de seus bólidos. A preocupação é com a segurança dos pilotos, um item sempre complicado especialmente em monopostos, que são os carros com rodas descobertas. Mas o risco é igual para todos, dos modelos mais lentos, de menor potência, até os Indy, que andam em ovais com velocidades próximas dos 350 km/h.

Eu, particularmente, não curti. O conceito de um Fórmula acaba jogado para escanteio. Esse novo carro vai ter cara de Protótipo, isso sim.

Aguardo a opinião dos leitores a respeito.

 

Comentários

  • Eu não achei feio não. Ta certo que perde o sentido de ser fórmula e tudo mais, mas achei interessante.

    Vejo isso também como uma saída da velha ‘alternativa à F1’. Se eles conseguirem, com esses carros fazer corridas interessantes em circuitos bacanas, acho que a coisa toma gosto.

    Veja a F-e, ela é inovadora, os carros são umas carroças mas todo mundo gostou.

    Se a indy seguir esse caminho de ser única, acho que da certo.

    Outra opinião sobre essa capota, é o fator da barbeiragem ser alta e as pistas, sejam pistas de rua ou não, são belas porcarias.

    Abraço, Rodrigo!
    Aqui é o lugar da fumacinha!

  • Já eu curti muito, achei lindo o design e na minha opinião mantém a alma de um Fórmula sim.. como tb comentei no blog do Gomes; é um “Caça com rodas!” quem sabe com esse design mais seguro os Indy não voltem a casa dos 400km/h!

  • De perfil, parece com uma nave com rodas como um protótipo pronto para voar e não para correr. Não ficou legal.
    De cima, bem característico como o atual carro da Fórmula Indy.
    Também não curti.
    Os carros do final dos anos 80 e da década do 1990 eram muito mais: eram a cara da verdadeira Fórmula Indy.
    Abrs.
    Claudio

      • Acredito que se inserido o modelo fechado a circuitos ovais, e que fique comprovada a sua eficácia, em poucos anos veremos grandes nomes do automobilismo mundial se inscrevendo pras 500 milhas, e conhecido que muitos hoje não participam devido ao elevadíssimo risco.

    • Apenas uma pergunta, com todo o respeito, que tanto o Luiz como o Rodrigo merecem: no que a colocação de um canopi/cobertura aparentemente frágil, visto não ser à prova de bala, inclusive por uma questão de massa/inércia nas curvas, melhoraria a segurança nos ovais?

    • Não vejo sentido nisso. Essa cobertura visa proteger a cabeça do piloto. Em mistos há também o risco. Além disso, creio que aumentaria os custos.

  • Aprovo a idéia e não acho que os carros ficam feios.
    Pode até melhorar a velocidade por diminuir turbulência.
    Como sempre, a segurança deve ser prioridade máxima,
    mas devem sempre lembrar que a saída ou retirada rápida
    do piloto em caso de acidente não pode ser dificultada.
    Abrax !!

  • Acho dispensável e até gostei do visual.
    Como o 1b não esta mais na ativa (em fórmulas) o risco de moladas sumiu. E esse treco só serviria para isso, pois, as pancas que estão dando por aí, tipo a do russo ou aquela do Brack (http://www.youtube.com/watch?v=Hy8fgGiI1WA) ou ainda a do Weldon, esse treco não servirá para nada.
    Tudo isso na minha humilde opinião.

  • Não é o carro mais feio que já vi…ainda mais se lembrarmos que o Delta Wing era o projeto para o futuro da Fórmula Indy anteriormente…esse sim era medonho…
    De qualquer forma, também não curti…esse negócio de fórmula fechado…assim como também não sou a favor da extinção (provável daqui há alguns anos…) dos protótipos estilo “spider” ou abertos.

  • Bacana, temos que levar em consideração a evolução do esporte, pensem se o carro do nosso Senna ja possuisse essa capota? Se podemos evitar o pior, porque não?

  • Em 2009 foi criado o dispositivo PCP ( protetor de cockpit ), para monopostos de cockpits abertos, o qual venho discutindo com Charlie Whiting da FIA já a alguns anos., E ontem, graças ao meu amigo Giu Cambera, o PCP foi enviado para alguns contatos na Indy, entre eles o Robin Miller. Quem sabe ele faz algum tipo de reportagem a respeito do PCP.
    O PCP protege a cabeça do piloto, sem fechar o cockpit, deixando espaço para o piloto sair normalmente do carro. Este conceito da bolha é bem legal, mas não é prioridade na FIA, devido a alguns problemas que ele apresenta. Os engenheiros do grupo O.C.R.G deixaram este design para segundo plano.

    Veja o projeto do PCP em

    http://www.designerbira.blogspot.com.br/2009/07/palavras-de-emerson-fittipaldi-logo.html

  • Como disseram lá no NASCAR só para fãs. O nosso problema é o saudosismo, de achar que tudo tem que permanecer pra sempre como está.

    Primeiro que o nome da categoria é Indycar Series e não Formula Indy. O nome fórmula foi criado no brasil só pra pensarmos que a categoria é a Formula 1 dos Estados Unidos, o que também é errado..

    Segundo. Se for pra segurança dos pilotos está aprovadíssimo. Antes isso do que diminuir a potência dos carros (o que eu acho que não adiantaria muita coisa). Assim que sabe a indy volte a correr em mais ovais como Michigan, Richmond, Phoenix, Atlanta, Dover… e acrescentar outros como Darlington, Gateway, Bristol… enfim.

    Terceiro. Ficou legal!!! Se melhorarem um pouco mais o design fica melhor ainda! Aprovo a idéia!!!