A Mil por Hora
Fórmula 1

Consequências graves

RIO DE JANEIRO – O grave acidente sofrido por Jules Bianchi no GP do Japão, que interrompeu a corrida e causa grande preocupação em todos os envolvidos com a Fórmula 1, é apenas a consequência de todas as mazelas cometidas pela FIA e pela FOM neste fim de semana. Todo mundo sabia dos estragos que […]

acidente-bianchi

RIO DE JANEIRO – O grave acidente sofrido por Jules Bianchi no GP do Japão, que interrompeu a corrida e causa grande preocupação em todos os envolvidos com a Fórmula 1, é apenas a consequência de todas as mazelas cometidas pela FIA e pela FOM neste fim de semana.

Todo mundo sabia dos estragos que o tufão Phanfone poderia acarretar naquele país e um deles seria a chuva. Ciente disto, Bernie Ecclestone não cedeu – como não havia cedido na famosa decisão do campeonato de 1976. Exigiu que a corrida largasse às 15h locais. Desafiar a natureza por causa dos motivos comerciais e dos contratos de televisão foi o primeiro erro.

Não obstante, quando o Sauber de Adrian Sutil acidentou-se, a direção de prova errou ao não colocar o Safety Car em ação numa pista já encharcada novamente pela chuva e errou de novo ao permitir que um trator fizesse a remoção do bólido acidentado.

Ora… os antecedentes de tratorzinhos substituindo gruas e oferecendo perigo aos pilotos podem ser enumerados: 2003, GP do Brasil, Michael Schumacher batendo na curva do Sol; 2007 (e não 2006, me perdoem!), a saída de pista de Lewis Hamilton no GP da Alemanha; e outros acidentes do gênero que não consigo lembrar agora – os leitores, se puderem ajudar, agradeço.

E ao não enviar o Safety Car, a direção de prova, comandada pela FIA, pôs os pilotos em risco. Dizem que havia duas bandeiras amarelas no local, mas a visibilidade era nula e foi isso que agravou o acidente de Bianchi, que bateu com sua Marussia no trator-guindaste e sofreu graves lesões na cabeça.

O piloto saiu do autódromo de Suzuka inconsciente. Foi operado de um trauma severo na região craniana, não respira por aparelhos (o que é positivo), mas o estado de saúde do francês de 25 anos ainda é muito grave. A todos nós resta apenas torcer e rezar. Rezar muito para que Jules saia dessa.

A foto que ilustra este post mostra a brutalidade do choque do francês com o trator-guindaste e como o chassi foi afetado. O arco anticapotagem, o chamado “santoantônio”, desintegrou-se. A eficiência do artefato também deveria ser posta à prova num acidente do gênero. E não foi o que infelizmente aconteceu.

Qualquer coisa que se diga sobre esta corrida perde totalmente o sentido. Ok, Lewis Hamilton amplia sua liderança no campeonato para 10 pontos de frente em relação a Nico Rosberg. Mas, pensando bem, diante do que aconteceu com Jules Bianchi, quem há de pensar hoje em disputa de título?

Que os fatos sejam apurados, as responsabilidades assumidas e que a FIA repense alguns conceitos. Já houve diversos vacilos nesta temporada de Fórmula 1. Esperamos não ver outros.