Em temporada esvaziada, Mavlanov, Zampieri e Roda são os campeões do International GT Open

RIO DE JANEIRO – O International GT Open viveu neste ano de 2014 a temporada mais esvaziada de sua história. Não só a crise econômica pegou pesado com uma das opções menos custosas dentre todas as competições de Grã-Turismo no continente europeu, como também as próprias escuderias buscaram outras alternativas – o leque de competições do gênero, inclusive, não para de crescer e não são todos os pilotos que dispõem de tempo. Muito menos há patrocinadores suficientes interessados em investir alguns milhares de dólares em campeonatos de automobilismo que não dão retorno – embora o International GT Open tenha uma boa mídia com televisionamento direto e transmissões em live streaming pelo canal do YouTube.

hi_356_3214 30 155
Com a Ferrari #56, o jovem Giorgio Roda ganhou o International GT Open na classe GTS

O campeonato de oito datas e 16 corridas terminou no último domingo em Barcelona, como já é de hábito. E com um bom público nas arquibancadas, para acompanhar as disputas que contaram com 20 carros na pista – seis dos quais não pontuaram, porque se inscreveram somente para este último evento do ano. Na prova #1, saiu o primeiro campeão do fim de semana: Giorgio Roda, jovem italiano de 20 anos (filho mais novo de Gianluca Roda, que corre no WEC) chegou em 4º lugar na divisão GTS, dividindo uma Ferrari F458 Italia GT3 com o experiente Marco Cioci, o que foi suficiente para chegar ao título da temporada. Shaun Balfe/Phil Keen ganharam, mas não levaram: os pontos do primeiro lugar foram para César Campaniço/Aditya Patel, com o Audi R8 LMS da Novadriver.

hi_358_3214 36  004
A terceira posição geral, segunda na SGT, bastou para Daniel Zampieri/Roman Mavlanov levarem o título do GT Open tanto na subclasse quanto na pontuação geral

Na geral, a vitória da prova #1, com 70 minutos de duração, foi da Ferrari F458 Italia de Andrea Montermini/Niccolò Schirò, enquanto Roman Mavlanov/Daniel Zampieri chegaram em 2º, doze segundos atrás. A dupla da SMP Racing-Russian Bears repetiu o resultado entre os carros da divisão SGT na corrida #2 e, com isso, levou o título da temporada. Miguel Ramos/Nicky Pastorelli levaram o vice, tanto na geral quanto na subclasse. A vitória na geral ficou com o outro carro da SMP Racing-Russian Bears, guiado por Vyatcheslav Maleev/José Manuel Pérez Aicart, inscritos na divisão GTS.

Classificação final (top 10):

1. Daniel Zampieri/Roman Mavlanov – 212 pontos
2. Miguel Ramos/Nicky Pastorelli – 202
3. Andrea Montermini/Niccolò Schirò – 200
4. Maxime Soulet – 169
5. Isaac Tutumlu – 151
6. Giorgio Roda – 142
7. José Manuel Pérez Aicart – 129
8. Archie Hamilton – 122
9. Joël Camathias – 115
10. Vyatcheslav Maleev – 107

Confira nos vídeos abaixo a íntegra das provas finais do International GT Open em Barcelona:

Comentários

  • Como é sabido, gosto mais deste campeonato do que o Sprint da SRO, mas este ano realmente foi de grid relativamente vazio…minha impressão é de que algumas equipes preferiram o ELMS (mais interessante…) e até mesmo o Blancpain Sprint, embora este último eu não ache que vá para frente.