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Mundial de Endurance

Toyota fatura 6h de Xangai em dobradinha e encaminha título do WEC

RIO DE JANEIRO – A Toyota está prestes a fazer história em 2014: a montadora japonesa tem grandes chances de quebrar o domínio da Audi nos dois últimos anos do Mundial de Endurance (FIA WEC) e fazer não só os campeões entre os pilotos como também faturar o título entre as marcas, derrotando a “Divisão […]

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Mais uma vitória: a Toyota está prestes a quebrar o domínio da Audi nos dois últimos anos do WEC

RIO DE JANEIRO – A Toyota está prestes a fazer história em 2014: a montadora japonesa tem grandes chances de quebrar o domínio da Audi nos dois últimos anos do Mundial de Endurance (FIA WEC) e fazer não só os campeões entre os pilotos como também faturar o título entre as marcas, derrotando a “Divisão Panzer” formada pelos quatrargólicos e pela Porsche.

Um passo importante para essas conquistas inéditas e históricas foi dado nesta madrugada brasileira, durante a disputa das 6h de Xangai, sexta etapa da temporada. A Toyota conquistou a vitória na corrida chinesa – e em dobradinha, para não deixar dúvidas acerca de suas intenções e de seu potencial.

Sébastien Buemi/Anthony Davidson completaram um total de 188 voltas, com pouco mais de 1min12seg de vantagem para Kazuki Nakajima/Alexander Wurz/Stéphane Sarrazin, numa corrida que começou com um estranho acidente: o Oreca 03R Nissan da KCMG, guiado por Alexandre Imperatori, simplesmente apagou numa das curvas da pista chinesa. O italiano Gianmaria Bruni, que poderia conquistar por antecipação o título de pilotos na classe LMGTE-PRO em dupla com Toni Vilander, não teve tempo de desviar e simplesmente encheu a traseira do protótipo LMP2, destruindo-o por completo. Os dois carros não puderam mais prosseguir e a direção de prova mandou para a pista o Safety Car.

Aí a Toyota deu uma cartada de mestre: mandou os dois TS040 Hybrid completarem o tanque de combustível em bandeira amarela, para evitar um splash and go no fim da disputa. O carro #8 guiado por Sébastien Buemi inclusive precisou parar duas vezes porque a gasolina não entrou toda. Mas depois os protótipos azuis e brancos voavam pela pista assim que a relargada foi autorizada. E quando os reabastecimentos de Audi e Porsche foram efetuados, a Toyota passou a liderar e de lá não mais saiu.

A Porsche chegou de novo à frente da Audi: Dumas/Jani/Lieb conseguiram o 3º lugar

Como efeito, a concorrência foi aniquilada e a Porsche pelo menos conseguiu um importante pódio, com o #14 de Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani, que largara da pole position. À Audi restaram quarto e quinto lugares, em mais uma humilhante derrota para a turma de Ingolstadt. Marcel Fässler/Andre Lotterer/Bénoit Tréluyer chegaram em quarto, com Lucas Di Grassi/Tom Kristensen/Loïc Duval em quinto.

Com os resultados de Xangai, Buemi/Davidson somam 42 pontos de vantagem sobre Lotterer/Fässler/Tréluyer (147 a 105). Basta que a dupla do #8 termine as 6h do Bahrein e a fatura estará liquidada na classe LMP1 entre os pilotos. Di Grassi e Kristensen deverão superar Nicolas Lapierre, que não corre mais neste ano, e tentar um honroso vice-campeonato nas duas corridas restantes do FIA WEC.

Devagar e sempre: o Lotus CLM P1/01 chegou ao fim pela segunda vez no WEC

Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, desta vez os dois Rebellion R-One Toyota conseguiram chegar inteiros, com Nicolas Prost/Nick Heidfeld/Mathias Beche cruzando em 7º lugar, à frente de Fabio Leimer/Dominik Kraihamer/Andrea Belicchi. Devagar e sempre, o Lotus CLM P1/01 AER Turbo pelo menos recebeu a quadriculada, embora tenha terminado a 17 voltas do Toyota vencedor.

Dominante: mais uma vitória do novo Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing na classe LMP2

Na LMP2, domínio completo e absurdo do Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing: Olivier Pla/Julien Canal/Roman Rusinov completaram 177 voltas no total, chegando em nono na geral para emplacar a quarta vitória da trinca no ano e ameaçar a liderança do russo Sergey Zlobin, que conta com apenas oito pontos de vantagem (128 a 120). Foi o segundo triunfo do novo protótipo Coupé construído pela Onroak Automotive no WEC.

Liderança ameaçada: o russo Sergey Zlobin está apenas oito pontos à frente entre os pilotos da LMP2

A segunda posição na pista foi do #30 da Extreme Speed Motorsports: o HPD ARX-03b de Ryan Dalziel/Scott Sharp/Ricardo Gonzalez chegou a nada menos que três voltas dos vencedores na classe. Mas os 18 pontos ficaram com Sergey Zlobin/Nicolas Minassian/Maurizio Mediani, já que o time estadunidense não se inscreveu para a temporada do Mundial de Endurance. Os irmãos Anton e Kyrill Ladygin, mais o compatriota Viktor Shaitar, levam portanto os pontos da terceira posição, mesmo completando a disputa em quarto, à frente do #31 de David Brabham/Johannes Van Overbeek/Ed Brown e do #35 de David Cheng/Mark Patterson/Ho-Pin Tung.

Vitória importante de Patrick Pilet/Fred Makowiecki na LMGTE-PRO em Xangai

Com o abandono de Bruni/Vilander, não restava outra alternativa à dupla Patrick Pilet/Fred Makowiecki na LMGTE-PRO: ganhar a prova. E foi o que fizeram, fechando a disputa com 167 voltas e em dobradinha com o outro carro do time de Olaf Manthey, guiado por Jörg Bergmeister/Richard Lietz. Com o triunfo, Makowiecki subiu para 106,5 pontos, enquanto Bruni/Vilander somam 131.

Davide Rigon/James Calado salvaram a pele da AF Corse, subindo ao pódio com a terceira posição na classe, enquanto Alex MacDowall/Fernando Rees/Darryl O’Young concluíram em quarto lugar, somando mais 12 pontos no campeonato. O trio do #99 tem 45 na tabela de classificação e na próxima prova, no Bahrein, Abdulaziz Al Faisal estará a bordo porque O’Young disputa no mesmo fim de semana a Taça City of Dreams de Grã-Turismo, nas ruas de Macau.

A Aston Martin fez a dobradinha na LMGTE-AM, com vitória do #98 de Lamy/Nygaard/Dalla Lana

Na LMGTE-AM, mais uma vitória dominante da Aston Martin: dobradinha com o #98 de Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Christoffer Nygaard completando 165 voltas, pouco mais de 1min21seg à frente do #95 de David Heinemeier-Hänsson/Kristian Poulsen/Richie Stanaway. A 8Star Motorsports conquistou um importante pódio, com Gianluca Roda/Paolo Ruberti/Matteo Cressoni. Na classificação do campeonato de pilotos (FIA Endurance Trophy), vantagem para DHH e Poulsen, que têm 154 pontos contra 123 de Lamy/Dalla Lana. Os dinamarqueses podem também ganhar o título por antecipação na disputa das 6h do Bahrein, no próximo dia 15.