Direto do túnel do tempo (230)

1987LM17_car

RIO DE JANEIRO – A Porsche conquistou sua última vitória em competições internacionais com protótipos há 25 anos, com Bob Wollek e Frank Jelinski em Dijon-Prénois na França, com a equipe de Reinhold Joest e isso foi informado aos jornalistas na coletiva de imprensa após as 6h de São Paulo, no domingo. Mas com equipe oficial de fábrica, mesmo, a última foi com o carro da foto. No Rothmans Porsche 962 C #17, Derek Bell/Hans Joachim Stuck/Al Holbert venceram a edição de número 55 das 24h de Le Mans. A trinca venceu fácil a corrida, com 20 voltas de vantagem para Jürgen Lassig/Pierre Yver/Bernard de Dryver. O brasileiro Raul Boesel participou desta prova com um Jaguar XJR-8 e terminou em 5º lugar, dividindo o bólido com Eddie Cheever Jr. e Jan Lammers.

A última corrida do time oficial, que tanto sucesso obteve na Endurance, foi as 200 Milhas de Norisring, logo após a prova de Sarthe. Nela, o Porsche de Stuck/Bell despediu-se melancolicamente das pistas, com quebra de motor.

Há 27 anos, direto do túnel do tempo.

Comentários

  • Nos tempos áureos em que eu jogava “Gran Turismo 4”, no PlayStation, ganhei este carro após disputar aquelas provas especiais. Posso dizer que já dei umas boas pilotadas nesta máquina…hehehe.

  • E isso só é verdade porque os 911 GT1, que nada tinham de GT, e na verdade eram efetivamente protótipos disfarçados, foram registrados nessa categoria.

  • Não esquecer que este carro que é uma evolução (no aspecto “segurança”)do 956 que realmente apresentou ao mundo o cambio de dupla embreagem e é pai de todos os câmbios sequenciais e modernos (o Chaparral usava um cambio automático de 3 marchas com conversor de torque,muito comum nos carros americanos até hoje),e o automatizado ou o de dupla embreagem que é criação Porsche , tem gente que acha que é criação da Formula 1, a bem da verdade a F1 apresentou nada ou quase nada ao que foi incorporado aos carros de nós ,simples e mortais motoristas. Quase tudo veio do Endurance,principalmente os desenvolvidos para as 24 horas de Le Mans,talvez o melhor laboratório para desenvolvimento de produtos automobilísticos que já se criou.