24 Horas de Daytona – Quem é quem, categoria GTD

RIO DE JANEIRO – A partir de quinta-feira, começam oficialmente as atividades de pista para a 53ª edição das 24 Horas de Daytona – com transmissão ao vivo do início e do fim da corrida pelo Fox Sports 2 sábado e domingo. O blog A Mil Por Hora mantém a tradição dos últimos anos e apresenta todas as equipes que vão disputar uma das mais clássicas provas de Endurance do mundo.

Vamos começar com a categoria GTD, a mais popular do certame, que sofreu algumas baixas significativas em relação a última temporada. Os carros são identificados pelo numeral em fundo azul, mesma cor utilizada nas laterais dos aerofólios traseiros. O regulamento é similar ao GT3 FIA, porém os pneus são de composto único para todos os participantes, de um único fornecedor: Continental.

Eis as equipes:

MÜHLNER MOTORSPORTS AMERICA
Sede: Deland, Florida
Chefe de equipe: Bernhard Mühlner
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Darryl O’Young/Matteo Beretta/Marc Basseng/Connor De Philippi/Niki Mayr-Melnhof (#18) e Jim Michaelian/Michael Lira/Ricardo Flores (#19)

Site oficial: http://www.muehlner-motorsports-america.com/
Twitter: @MUEHLNERMOTORS
Facebook: https://www.facebook.com/MUEHLNERMOTORSPORT

18

Novamente presente no Tudor United SportsCar Championship, a Mühlner Motorsports America participa das 24 Horas de Daytona com seus dois Porsche 911 GT America. No ano passado, o time formado na Bélgica lançou mão de um total inacreditável de pilotos – 31 ao todo! Lógico que as performances estiveram longe de qualquer brilho e a equipe não figurou entre as dez primeiras do ano passado na classe GTD. Na corrida do próximo fim de semana, contarão com bons pilotos, entre eles Connor De Philippi, Matteo Beretta e Marc Basseng. Mas não devem passar de figurantes.

ALEX JOB RACING
Sede: Tavares, Florida
Chefe de equipe: Ken Davidson
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Cooper MacNeil/Leh Keen/Shane Van Gisbergen/Andrew Davis (#22)

Site oficial: http://alexjobracing.com/
Twitter: @AlexJobRacing
Facebook: não tem

22

Terceira colocada ano passado com Leh Keen e Cooper MacNeil, a Alex Job Racing está de volta com o mesmo pacote técnico de 2014 para tentar a conquista do título da divisão GTD nas 24h de Daytona e no Tudor United SportsCar Championship. O Porsche 911 GT America é o cavalo de batalha de sempre e o time fundado por Alex e Holly Job tem que ser levado em conta. Neste ano, o carro #22 volta a contar com o talento e a velocidade do ótimo piloto neozelandês Shane Van Gisbergen, além de Andrew Davis.

TEAM SEATTLE AJR
Sede: Tavares, Flórida
Chefe de equipe: Don Kitch Jr.
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Mario Farnbacher/Ian James/Alex Riberas Bou (#23)

Site oficial: http://www.teamseattle.com/
Twitter: @TeamSeattle
Facebook: https://www.facebook.com/teamseattle

23

A filantrópica escuderia de Don Kitch Jr. vai para o segundo ano consecutivo em associação com a Alex Job Racing, após a estreia da parceria em 2014. A temporada foi bastante boa, rendendo dois pódios – o melhor resultado foi o 2º posto em Belle Isle Park, circuito de rua em Detroit – e o oitavo lugar entre as escuderias. O carro #23 terá, à exceção de Marco Holzer, todos os outros pilotos que competiram na prova de abertura da temporada do Tudor United SportsCar, ano passado: Ian James, Mario Farnbacher e Alex Riberas Bou.

KONRAD MOTORSPORT
Sede: Verl, Alemanha
Chefe de equipe: Franz Konrad
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Klaus Bachler/Christopher Zoechling/Christian Engelhart/Lance Willsey/Rolf Ineichen (#28)

Site oficial: http://www.konradmotorsport.com/
Twitter: não tem
Facebook: https://www.facebook.com/Konrad.Motorsport

28

Figura das mais folclóricas do automobilismo, o alemão Franz Konrad torna a inscrever sua equipe para a disputa das 24 Horas de Daytona. Desta vez, ele não vem associado com a Dempsey Racing (que foi extinta), e sim com um carro preparado pelo time sediado em Verl, cuja especialidade são os Porsche Cup. E por conta das boas ligações com Weissach, Franz tem um bom número de pilotos fortes na formação do carro #28, tais como Klaus Bachler, Christian Englehart e Rolf Ineichen. Se conseguirem sobreviver às primeiras horas de disputa, têm boas chances.

RILEY MOTORSPORTS
Sede: Mooresville, Carolina do Norte
Chefe de equipe: Bill Riley
Carro: SRT Viper GT3-R
Pilotos: Ben Keating/Jeroen Bleekemolen/Al Carter/Marc Goossens/Sebastiaan Bleekemolen (#33) e Ben Keating/Dominik Farnbacher/Al Carter/Kuno Wittmer/Cameron Lawrence (#93)

Site oficial: http://www.drivesrt.com/racing/
Twitter: não tem
Facebook: não tem

93

Com o fim inesperado do programa de motorsport da SRT, por ordem do grupo Fiat, temeu-se também pelo fim do desenvolvimento do SRT Viper GT3-R no Tudor United SportsCar Championship. Não só o programa continua, através da Riley Motorsports, como na prova inaugural da temporada haverá dois carros na pista – um deles disputará todo o certame. À exceção de Jonathan Bomarito, os demais remanescentes da temporada passada na GTLM estão confirmados nas 24 Horas, ao lado dos irmãos Jeroen e Sebastiaan Bleekemolen, de Ben Keating e dos recém-chegados Al Carter e Cameron Lawrence. A equipe fechou um contrato de patrocínio com a TI Automotive na véspera dos testes de pré-temporada, lá mesmo em Daytona.

MAGNUS RACING
Sede: Hollywood, Califórnia
Chefe de equipe: John Bedell
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Andy Lally/John Potter/Marco Seefried/Martin Ragginger (#44)

Site oficial: http://www.magnusracing.com/
Twitter: @MagnusRacing
Facebook: https://www.facebook.com/magnusracing?fref=ts&ref=br_tf

44

Em alguns momentos entre 2014 e este ano, a equipe sediada na Califórnia sonhou com uma passagem pra lá de ambiciosa para o Mundial de Endurance (FIA WEC), mas a realidade trouxe a Magnus Racing à terra firme e os planos foram – por enquanto – sepultados. O time permanece no TUSC para mais um ano completo e vem com John Potter e Andy Lally inscritos para tentar algo muito melhor que o 5º lugar no ano passado. Nas 24 Horas de Daytona, a tripulação do #44 será reforçada por bons pilotos com grande ligação à Porsche, como o alemão Marco Seefried e o austríaco Martin Ragginger. A equipe fará filantropia na prova da Flórida, arrecadando fundos para a Children’s Tumor Foundation.

FLYING LIZARD MOTORSPORTS
Sede: Sonoma, Califórnia
Chefe de equipe: Tommy Sadler
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Markus Winkelhock/Robert Thorne/Tomonobu Fujii/Satoshi Hoshino (#45)

Site oficial: http://www.lizardms.com/
Twitter: @flyinglizard_ms
Facebook: https://www.facebook.com/FlyingLizardMotorsports

45

O ano de 2015 marca um autêntico “turning point” na participação dos Lagartos Voadores em provas de Endurance. A equipe de Seth Neiman reduziu drasticamente os investimentos e só será vista nas corridas mais longas do calendário do TUSC – ou seja: Daytona, Sebring, Watkins Glen, Petit Le Mans e nada mais. Pelo menos é o que prevê, por enquanto, o dono da escuderia, mais afeito a enfatizar a parceria com a K-Pax Racing no Pirelli World Challenge, certame de Grã-Turismo que custa mais barato. Os tempos estão bicudos até para uma equipe que tem história no automobilismo estadunidense feito a Flying Lizard. Dos pilotos que competiram ano passado pelo time na Flórida, sobrou apenas Markus Winkelhock. Os demais são estreantes: dois japoneses – Satoshi Hoshino e Tomonobu Fujii – além de Robert Thorne. Chegar ao fim da disputa será vitória para eles.

PAUL MILLER RACING
Sede: Bristol, Georgia
Chefe de equipe: Mitchell Simmons
Carro: Audi R8 LMS
Pilotos: Christopher Haase/Bryce Miller/Dion Von Moltke/René Rast (#48)

Site oficial: http://www.paulmillerracing.com/
Twitter: @paulmillerracing
Facebook: https://www.facebook.com/paulmillerracing

48

Vice-campeã da divisão GTD ano passado, a Paul Miller Racing regressa para a segunda temporada no TUSC com novo visual em seu Audi R8 LMS e uma nova dupla fixa de pilotos: Bryce Miller participará apenas de algumas provas e seu substituto a bordo do carro #48 é o sul-africano Dion Von Moltke, que vem da Flying Lizard Motorsports. Outra grande atração é a participação de René Rast, confirmado no terceiro Audi R18 e-tron quattro em Spa e Le Mans no WEC. Christopher Haase, que junto com Bryce Miller foi vice-campeão entre os pilotos em 2014, está mantido.

AF CORSE
Sede: Piacenza, Itália
Chefe de equipe: Amato Ferrari
Carro: Ferrari F458 Italia GT3
Pilotos: Pasin Lathouras/Michele Rugolo/Rui Águas/Matt Griffin (#49)

Site oficial: http://www.afcorse.it
Twitter: @AFCorse
Facebook: não tem

49

Amato Ferrari traz em 2015 a AF Corse para a disputa das 24 Horas de Daytona em dose dupla, com um carro confirmado na GTD e outro na GTLM, aos moldes do que sua escuderia faz – com muita competência, diga-se – na Europa. Para a prova do próximo fim de semana, a Ferrari F458 Italia GT3 é financiada pelo tailandês Pasin Lathouras, que divide o carro com o excelente português Rui Águas, o irlandês Matt Griffin e o italiano Michele Rugolo. Olho neles, podem surpreender.

WRIGHT MOTORSPORTS
Sede: Batavia, Ohio
Chefe de equipe: John Wright
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Madison Snow/Patrick Dempsey/Jan Heylen/Philipp Eng (#58)

Site oficial: http://www.wrightmotorsports.com/
Twitter: @WrightRac1ng
Facebook: https://www.facebook.com/wrightmotorsport?fref=ts

58

A grande sacada da equipe de John Wright para esta temporada do Tudor United SportsCar Championship foi trazer de volta o lendário visual da Brumos Porsche, equipe que há dois anos deixou as pistas. O carro #58 foi muito rápido nos testes do Roar Before The Rolex 24 e larga entre os favoritos a uma pole position neste fim de semana. O jovem Madison Snow e o belga Jan Heylen continuam, com a presença confirmada do “McDreamy” Patrick Dempsey, após o fim de sua escuderia nos EUA e do bom piloto austríaco Philipp Eng.

SCUDERIA CORSA
Sede: Los Angeles, Califórnia
Chefe de equipe: Giacomo Mattioli
Carro: Ferrari F458 Italia GT3
Pilotos: Townsend Bell/Bill Sweedler/Jeff Segal/Anthony Lazzaro (#63) e Chico Longo/Daniel Serra/Marcos Gomes/Andrea Bertolini (#64)

Site oficial: http://www.scuderiacorsa.com/
Twitter: @Scuderia_Corsa
Facebook: https://www.facebook.com/scuderiacorsa

64

A equipe de Giacomo Mattioli passou por profundas mudanças entre a última temporada e a que começa neste fim de semana. O desempenho que rendeu duas vitórias em Detroit e Indianápolis não agradou à cúpula da equipe, que dispensou o campeão de 2013 na Rolex Sports Car Series Alessandro Balzan, além de seu antigo parceiro Jeff Westphal. Vieram Townsend Bell e Bill Sweedler, que estavam na AIM Autosport, a reboque de um programa LMGTE-AM (em parceria com a AF Corse) nas 24 Horas de Le Mans. Além disto, na abertura deste campeonato optaram por reduzir o total de carros na pista de três para dois – mas mantendo a parceria com a Via Italia Racing, de Chico Longo e coordenada pelo engenheiro Hilton Lellis, pelo terceiro ano consecutivo. Longo e Daniel Serra voltam, assim como Marcos Gomes. O quarto piloto será o velocíssimo italiano Andrea Bertolini.

PARK PLACE MOTORSPORTS
Sede: Dallas, Texas
Chefe de equipe: Brock Wagner
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Patrick Lindsey/Spencer Pumpelly/Jim Norman/Nelson Canache Jr./Kevin Estre (#73)

Site oficial: http://www.parkplacemotorsports.com/
Twitter: @ParkPlaceRacing
Facebook: https://www.facebook.com/ParkPlaceMotorsports

73

A equipe sediada em Dallas, no Texas, é outra que reduz investimentos para a temporada 2015 do Tudor United SportsCar Championship. Concentra esforços num único carro e confirmou participação na temporada completa da classe GTD. A novidade é a participação de Spencer Pumpelly, que volta a guiar um Porsche após a colaboração com a Flying Lizard ter se expirado. Outro bom nome a bordo do #73 é o do francês Kévin Estre. O companheiro de Pumpelly na temporada completa será Patrick Lindsey. O venezuelano Nelson Canache Jr. é a aquisição de última hora, em substituição a David Ducote.

GB AUTOSPORT
Sede: Los Angeles, Califórnia
Chefe de equipe: Cole Scrogham
Carro: Porsche 911 GT America
Pilotos: Damien Faulkner/Kuba Giermaziak/Mike Skeen/Michael Avenatti/Rory Butcher (#81)

Site oficial: não tem
Twitter: @gbautosport
Facebook: https://www.facebook.com/gbautosport

81

A GB Autosport, com sede na Califórnia, é outra equipe envolvida na disputa das 24 Horas de Daytona que sonhou com o WEC, mas por enquanto terá os pés firmes apenas na disputa do North American Endurance Challenge, certame que engloba as quatro provas longas do TUSC. Apenas para este fim de semana, a equipe chefiada por Cole Scrogham, que trabalhou anteriormente na Dempsey Racing/Del Piero, conta com os reforços do escocês Rory Butcher e do veloz polonês Kuba Giermaziak. Nas demais provas, Michael Avenatti, que financia o time, terá a companhia de Damien Faulkner e Mike Skeen.

TURNER MOTORSPORT
Sede: Amesbury, Massachussets
Chefe de equipe: Will Turner
Carro: BMW Z4 GT3
Pilotos: Markus Palttala/Michael Marsal/Andy Priaulx/Boris Said (#97)

Site oficial: http://www.turnermotorsport.com/racing-home.aspx
Twitter: @Turnermotrsport
Facebook: https://www.facebook.com/pages/Turner-Motorsport/56412968997

97

Campeã da classe GTD em 2014 com Dane Cameron, a Turner Motorsport ameaçou não voltar para uma segunda temporada no Tudor United SportsCar Championship, preferindo concentrar esforços no Pirelli World Challenge, campeonato que efetivamente disputará neste ano. Mas Will Turner resolveu, a dias do início dos testes de pré-temporada, confirmar sua participação não só em Daytona como na temporada completa, para defender seu título. Mesmo sem Cameron, que foi para a Action Express/Marsh Racing, a equipe terá ainda Markus Palttala ao lado de Michael Marsal. Na Flórida, dois bons reforços, muito experientes: o britânico Andy Priaulx e o veterano Boris Said vêm para dar qualidade à equipe.

TRG-AMR
Sede: Petaluma, Califórnia
Chefe de equipe: Kevin Buckler
Carro: Aston Martin V12 Vantage
Pilotos: Christina Nielsen/James Davison/Christoffer Nygaard/Brandon Davis (#007) e Derek De Boer/Max Riddle/Eliseo Salazar/Kris Wilson (#009)

Site oficial: http://trg-astonmartinracing.com/
Twitter: @theracersgroup
Facebook: https://www.facebook.com/TheRacersGroup

009

Esta será a segunda temporada de parceria efetiva entre a TRG de Kevin Buckler e a Aston Martin Racing, com quem mantém um acordo de colaboração para o desenvolvimento dos modelos Grã-Turismo do construtor britânico em território estadunidense, especialmente no TUSC, no Continental Sports Car Challenge e no Pirelli World Challenge, certames onde há carros desenvolvidos pela parceria. Nas 24 Horas de Daytona, o time com sede em Petaluma terá dois carros – um deles vai disputar o campeonato completo na classe GTD. Entre os nomes confirmados, estão a dinamarquesa Christina Nielsen e seu compatriota Christoffer Nygaard. Mas ainda falta confirmar nomes para o #009, que tem apenas Derek De Boer e Max Riddle entre os pilotos.

Comentários

  • Apesar das baixas, o grid ainda é muito bom e esta deve reservar boas disputas. Torcerei para o carro e pilotos brasileiros terem um bom desempenho, mas meu coração estará com o Viper, o meu GT preferido. Que venha logo o fim de semana.

  • A Brumos Racing vai ter algum tipo de parceria com a Whright Motorsports durante a temporada ou só uma homenagem ?
    E só sobre a Brumos Racing alguma notícia sobre um possível retorno da equipe, porque desde que eles deixaram no meio da última da Rolex Sports Car Series, esboçando alguma aparição na temporada 2014 no TUSC, não vi nenhuma notícia sobre mais sobre essa equipe até essa.