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Mundial de Endurance

Audi retoma o caminho das vitórias no WEC

RIO DE JANEIRO – A abertura do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) marcou a redenção da Audi nas provas de longa duração. Batida de forma inapelável pela Toyota e muito incomodada pela Porsche no ano passado, a marca dos quatro anéis de Ingolstadt mostrou a velha força de outrora e venceu, com grande autoridade […]

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Esta foi a 9ª vitória da trinca Fässler/Tréluyer/Lotterer em 25 corridas do Mundial de Endurance

RIO DE JANEIRO – A abertura do Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) marcou a redenção da Audi nas provas de longa duração. Batida de forma inapelável pela Toyota e muito incomodada pela Porsche no ano passado, a marca dos quatro anéis de Ingolstadt mostrou a velha força de outrora e venceu, com grande autoridade e competência, as 6h de Silverstone. Foi o nono triunfo em 25 corridas na história da categoria, para o trio formado por Marcel Fässler/Bénoit Tréluyer/Andre Lotterer.

A corrida começou com a Porsche monopolizando a primeira fila, mas enquanto os “Fuscões” foram velocíssimos em qualificação, a Audi brincou de ser veloz em ritmo de corrida – tanto que a volta mais rápida da prova – 1’40″839, cortesia de Bénoit Tréluyer na 26ª passagem – foi mais de um segundo melhor que qualquer outro rival na pista, exceto o carro #8, que também fez sua melhor volta na casa de 1’40”.

Além de não ter o mesmo desempenho, a Porsche ainda perderia o seu carro pole position: o #17 de Mark Webber/Timo Bernhard/Brendon Hartley despediu-se logo cedo da disputa após liderar e abrir boa vantagem. Uma falha no sistema de direção tirou o carro de combate e só restou o #18 de Romain Dumas/Marc Lieb/Neel Jani para discutir a liderança com os rivais de Audi e Toyota.

Nisso, a corrida ficou difícil para alguns outros LMP1: o #8 de Oliver Jarvis/Lucas Di Grassi/Loïc Duval ficou alijado de qualquer chance na corrida devido a uma colisão com um retardatário mais lento e uma excursão na grama. A trinca perdeu quatro voltas e terminou em 5º na geral. Também o Toyota TS040 #2 conduzido por Stéphane Sarrazin/Alex Wurz/Mike Conway enfrentou problemas quando, com Conway a bordo, o protótipo atingiu um poste de marcação na pista e sofreu danos, perdendo uma volta e fazendo a trinca terminar em quarto.

Na disputa restrita a três carros, quase que o Audi “dança”: perto do fim da corrida, Marcel Fässler, que conduzia o R18 e-tron quattro #7, sofreu uma punição por exceder – duas vezes – o limite da pista na disputa com o Porsche #18, colocando as quatro rodas de seu protótipo fora do traçado. Mesmo com o stop & go, o suíço voltou à ponta porque – mesmo com dois pit stops a menos – Neel Jani não foi capaz de alcançá-lo e o Toyota dos campeões Sébastien Buemi e Anthony Davidson, mais Kazuki Nakajima, precisou de um último e rápido reabastecimento a 20 minutos da quadriculada. Fässler completou as 201 voltas percorridas com pouco mais de quatro segundos adiante de Jani e 14″816 melhor que o Toyota #1.

Pole e pódio marcaram a boa estreia de Pipo Derani no WEC pela G-Drive Racing

A G-Drive Racing comemorou a dobradinha na classe LMP2: a vitória na divisão, numa performance dominante depois que o Oreca 05 Coupé da KCMG foi alijado da luta em razão de problemas de superaquecimento do motor (uma pedra danificou o radiador do novo carro do time de Hong Kong), ficou com o #26 de Julien Canal/Sam Bird/Roman Rusinov, que completaram uma volta à frente do #28 de Pipo Derani/Gustavo Yacamán/Ricardo González. A trinca 100% latina chegou em 7º lugar na classificação geral.

“Foi um final de semana produtivo, com primeiro e segundo para a equipe. Começar o ano com pódio, num campeonato mundial, é sempre muito bom. Estamos felizes, mas também gostaríamos de ter brigado pela vitória. Mas vale lembrar que somos uma equipe nova, eu e meus companheiros estamos iniciando um trabalho juntos, então tem um tempo de adaptação”, comentou o brasileiro.

“Fizemos a pole e estreamos largando na frente, o que nos deu um ponto extra no campeonato e foi muito bom. Na corrida, no final, tivemos um problema e ainda não sabemos ao certo o que era. Talvez seja a direção elétrica ou suspensão, mas tivemos de parar duas vezes para trocar os pneus e ver o que estava acontecendo. Então, chegar em segundo e trazer os pontos pra casa, mesmo com o carro lento no final, foi muito importante. Estou muito feliz com a equipe e agora vamos pensar na próxima em Spa”, concluiu Derani.

O pódio foi completado na pista pelo HPD ARX-03b #30 da Tequila Patrón ESM, o que seria o primeiro grande resultado do time estadunidense no WEC. Mas nas verificações técnicas, o resultado de Ryan Dalziel/Scott Sharp/David Heinemeier-Hänsson foi cassado e os pontos da posição ficaram com a Strakka Racing, que não teve o mesmo ritmo que os rivais durante a prova. Mas não deixa de ser um alento para o time que estreou neste fim de semana o novo Dome S103 Nissan.

A dupla Bruni e Vilander contou com um erro da Aston Martin para vencer na LMGTE-PRO

Na LMGTE-PRO. a Aston Martin sofreu um duríssimo revés após o 1-2-3 nos treinos: foi derrotada pela constância das Ferrari F458 Italia da AF Corse e por um erro estratégico que jogou a corrida dos britânicos fora. Durante uma entrada do Safety Car na 2ª hora de disputa, os italianos optaram por fazer um pit stop no período de neutralização, ao contrário dos adversários, que pararam em bandeira verde – especialmente os carros #95 e #97, que perderam um minuto com isso. A liderança ficou durante grande parte da disputa com o #71 de James Calado/Davide Rigon, mas prevaleceu a partir da 5ª hora a dupla do #51, formada por Toni Vilander/Gimmi Bruni, que conquistaram juntos mais um triunfo no WEC. O Porsche 991 RSR #91 de Michael Christensen/Richard Lietz ainda chegou em 2º na classe, suplantando o carro de Calado/Rigon.

O brasileiro Fernando Rees, junto a seus companheiros Richie Stanaway e Alex MacDowall, alcançou o sexto lugar na divisão – 14º lugar na geral, com 171 voltas completadas. A trinca começa o campeonato de pilotos de Grã-Turismo com oito pontos na competição.

Apesar do fracasso na classe principal de Grã-Turismo, a equipe britânica prevaleceu na LMGTE-AM graças ao excelente trabalho da trinca do #98 guiado por Pedro Lamy/Paul Dalla Lana/Mathias Lauda, dando à Aston Martin o terceiro triunfo em sequência nesta classe. A trinca fechou a disputa em 16º na geral, com pouco mais de 13 segundos de frente para a Ferrari #83 da AF Corse guiada por François Perrodo/Rui Águas/Emmanuel Collard. A SMP Racing conquistou logo na estreia de seu carro no WEC o primeiro pódio, com Aleksej Basov/Viktor Shaitar/Andrea Bertolini.

Por falar em estreia, o ator-piloto Patrick Dempsey fez sua primeira aparição no Mundial e terminou em 6º lugar na classe ao lado dos parceiros Patrick Long e Marco Seefried. E o retorno da Larbre à competição foi marcado por dezenas de problemas com o trio do Chevrolet Corvette C7-R, que foram de duas colisões com carros bem mais rápidos a um stop & go de um minuto, considerado “tempo demais” porque a equipe cometeu um erro num dos pit stops.

Na próxima etapa, marcada para 2 de maio em Spa-Francorchamps, está prevista a participação de um terceiro Porsche 919 Hybrid com o piloto de Fórmula 1 Nico Hülkenberg a bordo, ao lado de Nick Tandy e Earl Bamber. É bem possível que vejamos também algumas equipes do ELMS competindo na Bélgica como preparação para Le Mans, além da estreia do Ligier JS P2 com a equipe Tequila Patrón ESM.

Resultado final das 6h de Silverstone, AQUI.