O show do BTCC em Donington Park
RIO DE JANEIRO – Casa cheia na 2ª rodada do British Touring Car Championship (BTCC), tanto na pista quanto fora dela. Um público espetacular encheu as dependências do circuito de Donington Park, mostrando que o certame de turismo é hoje um dos mais disputados do planeta. Tanto que 29 pilotos tomaram parte das disputas que levaram a torcida à loucura.
A pole foi do atual campeão Colin Turkington, num treino em que os 13 primeiros ficaram dentro do mesmo segundo. O piloto do Volkswagen CC #1 liderou praticamente toda a primeira volta, mas logo foi superado por outro veterano: Jason Plato, cujo carro (também um Volkswagen CC) não tinha lastro adicional para esta rodada, não demorou para assumir a liderança e comandou as 16 voltas previstas até a quadriculada. Turkington ainda perdeu o 2º lugar para o Honda de Gordon Shedden. Andrew Jordan e Sam Tordoff completaram os cinco primeiros.
Na prova #2, Turkington deu o troco e venceu com autoridade, cruzando com dois segundos e meio à frente de Matt Neal, que mesmo com seu Honda lastreado com 66 kg extras, conseguiu chegar em 2º com boa folga para o Mercedes-Benz de Adam Morgan, uma das grandes surpresas neste início de campeonato. Andrew Jordan foi de novo quarto a bordo do seu MG6 GT e Jason Plato desta vez não conseguiu nada melhor que a 5ª colocação.
A última prova da rodada tripla foi a mais espetacular do fim de semana: Matt Neal e Andrew Jordan travaram um duelo acirrado pela vitória e quem levou a melhor foi o piloto do Honda #25 por apenas 0″157. Foi o segundo triunfo de Neal em 2015, que o levou à liderança do campeonato com dois pontos de vantagem (75 a 73) sobre Colin Turkington, 11º colocado na corrida #3. Gordon Shedden chegou em terceiro, menos de dois segundos atrás do vencedor. Rob Collard completou em quarto e Aiden Moffat conquistou o primeiro top 5 dele no ano.
A próxima rodada tripla promete: será no veloz circuito de Thruxton.
Classificação do campeonato:
1. Matt Neal (Honda) – 75 pontos
2. Colin Turkington (Volkswagen) – 73
3. Gordon Shedden (Honda) – 67
4. Andrew Jordan (MG) – 63
5. Jason Plato (Volkswagen) – 58
6. Jack Goff (MG) – 54
7. Rob Collard (BMW) e Adam Morgan (Mercedes-Benz) – 53
9. Aron Smith (Volkswagen) – 50
10. Andy Priaulx (BMW) – 44
11. Sam Tordoff (BMW) – 41
12. Tom Ingram (Toyota) – 35
13. Josh Cook (Chevrolet) – 27
14. Rob Austin (Audi) – 26
15. Dave Newshan (Chevrolet) – 23
16. Aiden Moffat (Mercedes-Benz) – 19
17. Hunter Abbott (Audi) – 13
18. Martin Depper (Honda) – 11
19. Jeff Smith (Honda) – 8
20. Warren Scott (Volkswagen) – 6
21. Mike Bushell (Ford) – 5
22. Simon Belcher (Toyota) – 1
Uma duvida.
Quais marcas tem equipes oficiais no BTCC?
Pelo que entendi no site da categoria, apenas a MG e a Honda. É isso?
Não. BMW tem time oficial e a Nissan, leia-se Infiniti também. As demais, VW inclusive, são independentes.
Imaginei que os VW Passat CC não seriam competitivos, pois são maiores que os adversários. Me enganei.
Têm pelo menos dois excelentes pilotos ali: Colin Turkington e Jason Plato. Experiência conta.
rodrigo vç saberia dizer como eo regulamento tecnico da categoria parece q neste ano introduziram o pneu soft,eu vi a corrida 2 na marra (net ruim) muito boa, deixei de ver por causa de porcaria d f1 ,e como andas o super tc 2000 dias atras eles faziam o q as barcassas aqui nao fazem por frescura , teste de pneus, em rafaela fiat,renalt,chevrolet
Sobre o BTCC, o fato de ser ou não equipe de fábrica não influencia tanto, já que com os carros NGTC várias partes são padronizadas. Tanto que o Andrew Jordan foi campeão em 2013 com time privado batendo as Honda oficiais.
Pra mim, em matéria de emoçâo e disputa, o BTCC é o melhor campeonato de automobilismo do mundo. Acertaram a mão nesse regulamento.
Mattar, ainda sobre times oficiais, até ano passado a BMW não era considerada oficial. A perda do patrocínio da e-bay tornou o envolvimento da montadora maior e, por isso, passou a ser considerada oficial? Confesso que não entendi essa mudança de um ano pro outro, ainda mais depois de serem campeões com sobre em 2014 como “privados”.
Há uma explicação: Andy Priaulx é piloto de fábrica da BMW. Com isso, a marca, cuja responsabilidade de preparação de chassis é da WSR de Dick Bennetts, entrou como construtora oficial no BTCC.