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24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans, Journée Test: Porsche de novo na frente, com recorde

RIO DE JANEIRO – As condições desfavoráveis continuaram dando as cartas em Le Mans na sequência do Journée Test preparatório para a prova a se realizar daqui a duas semanas. Apesar das ameaças do mau tempo, que efetivamente fez com que vários trechos da pista estivessem molhados, alguns pilotos ainda conseguiram virar bons tempos. E […]

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O Porsche #17, com Brendon Hartley a bordo, é o novo recordista extra-oficial da pista de Sarthe

RIO DE JANEIRO – As condições desfavoráveis continuaram dando as cartas em Le Mans na sequência do Journée Test preparatório para a prova a se realizar daqui a duas semanas. Apesar das ameaças do mau tempo, que efetivamente fez com que vários trechos da pista estivessem molhados, alguns pilotos ainda conseguiram virar bons tempos. E nisso, a Porsche se deu bem: fechou os treinos com o melhor tempo e, para completar, com o novo recorde extra-oficial de Sarthe.

O neozelandês Brendon Hartley cravou o incrível tempo de 3’21″061, baixando em 0″884 a marca que Neel Jani obtivera a bordo do 919 Hybrid #18. Mais uma vez a Porsche mostrou que em matéria de velocidade pura, a marca do cavalinho empinado de Stuttgart está simplesmente imbatível, em comparação com as rivais Audi e Toyota.

No segundo treino, Nick Tandy foi o 2º mais rápido, com 3’22″322, tempo que foi 0″015 pior que o de Marco Bonanomi, o mais rápido do esquadrão Audi. Bénoit Tréluyer fez a 5ª marca geral em 3’22″556 e Loïc Duval foi o sexto, na casa de 3’23”. Lucas Di Grassi estabeleceu como melhor tempo o 3’24″111 da primeira sessão.

A Toyota não foi além de 7º e 8º lugares: o #1 que contou com o reforço de Kamui Kobayashi e que terá Kazuki Nakajima, liberado pelos médicos e apto para correr, virou em 3’25″321 na melhor volta do dia com o próprio Nakajima. Ninguém melhorou de tarde o tempo de Stéphane Sarrazin no #2, que foi de 3’26″929.

Sem figurar sequer entre os 20 primeiros no segundo treino, a Nissan outra vez fez um papel muito abaixo de qualquer expectativa. O melhor tempo na sessão foi quase trinta segundos pior que a volta recorde do Porsche e o #22 de Alex Buncombe/Harry Tincknell/Michael Krumm cravou apenas 3’50″713. No cômputo das duas sessões, a melhor volta de Olivier Pla a bordo do #23 – em 3’43″383 – foi 22″322 pior que o tempo mais rápido do dia.

Ter um carro rápido e que solta fagulhas não adianta muito para a Nissan: o carro foi 22 segundos mais lento que o melhor tempo do dia

Aliás, a Nissan jactou-se de estabelecer a melhor marca no Speed Trap, com 336 km/h alcançados com Olivier Pla a bordo. Mas de que adianta uma marca tão significativa se, quando olhamos para os tempos, a sova é humilhante?

Entre os LMP1 sem sistemas híbridos, a Rebellion Racing fez um papel bastante honesto. Mathias Beche não precisou mais do que oito voltas para marcar 3’30″508, oito segundos melhor que o ByKolles CLM P1/01 AER tripulado na melhor volta por Pierre Kaffer. Dominik Kraihamer fez a melhor volta do #13 no mesmo ritmo dos melhores LMP2.

Laurens Vanthoor mostrou muita adaptação ao #34 da OAK Racing e foi o mais rápido da LMP2

Na segunda subclasse de protótipos, Laurens Vanthoor acabou mesmo com o melhor tempo do Journée Test, obtido na primeira sessão, em 3’41″919, seguido por Paul-Loup Chatin (3’42″273) e Karun Chandhok, o mais rápido à tarde, em 3’42″405.

Matt Howson foi o quarto melhor da classe com o Oreca 05 Nissan #47 da KCMG. Mitch Evans ficou com a 5ª marca a bordo do Gibson Nissan #38 do Team Jota e Tristan Gommendy fechou os seis melhores da classe. O mexicano Ricardo González fez a melhor volta do #28 que terá a bordo o brasileiro Pipo Derani – 3’47″058, 11º colocado na divisão. Estreando em Sarthe, Pipo fez sua melhor volta nos testes em 3’47″975, concentrando-se em andar com o Ligier JS P2 Nissan da G-Drive Racing com pista molhada e assim coletar dados importantes para a equipe. Afinal, o risco de chuva existe…

A Aston Martin dominou os treinos nas divisões LMGTE-PRO e LMGTE-AM

Na LMGTE-PRO, Darren Turner deu tudo de seu Aston Martin no segundo treino e chegou à melhor marca da divisão – 3’58″069, batendo o tempo obtido por Oliver Gavin na primeira parte da sessão. Gianmaria Bruni ficou mesmo com a terceira colocação, seguido por Fréderic Makowiecki no melhor Porsche 991 RSR. Portanto, quatro marcas nas quatro primeiras posições.

O #99 do brasileiro Fernando Rees ficou com a oitava posição na categoria, 44ª na geral. Cortesia do 4’00″295 obtido pelo neozelandês Richie Stanaway. O trabalho de Rees foi fazer as voltas em pista molhada e coletar dados para os engenheiros do carro do construtor britânico. Um papel sem dúvida importante.

A Aston Martin também se sobressaiu na LMGTE-AM: Pedro Lamy foi o mais rápido com 3’59″338, bem abaixo da marca de Raffaele Gianmaria com a Ferrari da AF Corse. Num dos carros que também não está entre os 56 aptos a competir, o irlandês Adam Carroll foi o 3º mais rápido no Porsche 991 RSR da Gulf Racing UK, estabelecendo 4’01″208, 0″013 melhor que a volta de Matt Griffin na Ferrari #55 da AF Corse. O desempenho de Carroll é importante como parâmetro, uma vez que o ACO tem a prerrogativa de mandar substituir um ou outro piloto por falta de ritmo ou de desempenho na pista francesa. Andrea Bertolini estabeleceu o quinto tempo e o polonês Kuba Giermaziak fechou o top 6 do Journée Test na categoria.

Os protótipos LMP3 deixaram boa impressão e o carro #75, com Charlie Robertson a bordo, fez um ótimo tempo – 3’58″308. O outro bólido do Team LNT, mais utilizado para dar experiência e horas de voo na pista aos pilotos Nissan, virou na casa de 4’02”.