Direto do túnel do tempo (258)
RIO DE JANEIRO – Quem acompanha há muito tempo a Fórmula Indy sabe que nos anos 80 havia uma equipe da Associação Internacional dos Maquinistas e Trabalhadores da Indústria Aeroespacial – a Machinists Union Racing. E quem defendeu esta escuderia, por muito tempo, aliás, foi o piloto que está a bordo do carro da foto: o mexicano Josele Garza.
Você não sabe quem foi Josele Garza?
Pois o blog vai lembrar dele, agora.
Em 1981, com apenas 19 anos de idade e alguns meses, ele tornou-se o piloto mais jovem de sempre a alinhar no grid das 500 Milhas de Indianápolis – um recorde batido apenas pelo infame Tony Foyt IV em 2003. Cabe lembrar que a idade mínima permitida para se guiar em Indy na época pelo USAC era de 21 anos – e isso só foi possível porque os registros de Garza indicavam que ele tinha três anos a mais…
Garza estreou com um Penske Cosworth e largou logo de cara na segunda fila, com o 6º melhor tempo do grid. Acabou em 23º lugar e foi eleito o Rookie (Novato) da corrida. Daí para diante, disputou mais seis edições da Indy 500 – e de 1983 até 1987, defendeu a Machinists Union Racing.
Em seu último ano, competiu com o March 87C Cosworth que ilustra este post, terminando a Indy 500 em 17º lugar. Aos 25 anos de idade na época, Josele alimentou o sonho fugaz de guiar um Fórmula 1. Chegou a testar carros da Brabham e Minardi, mas na época as empresas mexicanas (a.k.a Carlos Slim e seu grupo) não eram tão ricas a ponto de permitir-lhe um lugar na categoria máxima e assim o piloto encerrou prematuramente a sua carreira.
Há 28 anos, direto do túnel do tempo.
Rodrigo,uma pequena correção:
Não e Tony Foyt IV,mas sim A.J. Foyt IV.
Ele também é conhecido como Tony Foyt.
E se não me falha a memória irão se completar em 2015 dez anos daquele acidente do Bruno Junqueira na Indy 500 de 2005 que por coincidência foi causado pelo mesmo A.J. Foyt IV.
Anthony Joseph Foyt IV, daí o “Tony” Foyt.
Eu me lembro que Josele Garza sofreu um acidente pavoroso na Indy em Mid-Ohio, 1986. Assisti à corrida, na época, transmitida pela TV Bandeirantes, narração do grande Edgard Mello Filho, que cogitou até a possibilidade de Garza não sobreviver aos ferimentos. Depois disso nunca mais ouvi falar dele. Talvez nunca mais tenha sido o mesmo depois do ocorrido, tanto que abandonou a categoria pouco depois.
achei o vídeo do acidente no incrível youtube….para quem tiver curiosidade, o acidente acontece na altura de 1h18min do vídeo. O estado em que ficou o carro é aterrador.
ora, ora…esqueci de colocar o link. Aí vai: https://www.youtube.com/watch?v=nq9e8UQLTA8
Meio fora do assunto…mas como eram bonitos os carros da Indy do tempo desse da foto. Esguios, harmoniosos, rodas cromadas…
Eram muito bonitos e esse foi um dos motivos que me fizeram gostar, além, é claro, da presença de Emerson Fittipaldi.
Eram outro papo. Obras-primas do esporte.