A Mil por Hora
24 Horas de Le Mans

24h de Le Mans: Porsche confirma pole histórica

RIO DE JANEIRO – A Porsche nem precisou de muito mais do que no primeiro treino oficial para conquistar os três primeiros lugares nas 24h de Le Mans. E nem fez muita questão de se esforçar, embora seus carros tenham andado bastante nesta quinta-feira nas duas sessões classificatórias. É que os tempos da véspera foram […]

RIO DE JANEIRO – A Porsche nem precisou de muito mais do que no primeiro treino oficial para conquistar os três primeiros lugares nas 24h de Le Mans. E nem fez muita questão de se esforçar, embora seus carros tenham andado bastante nesta quinta-feira nas duas sessões classificatórias. É que os tempos da véspera foram simplesmente imbatíveis. E a Divisão Panzer se apresenta com um histórico 1-2-3 dos carros oficiais da fábrica de Weissach.

ah-le-mans-2015-wednesday-07
“Divisão Panzer”: 1-2-3 da Porsche no grid oficial das 24 Horas de Le Mans

A volta sensacional de Neel Jani em 3’16″887, a quase 250 km/h de média só confirmou o que já sabíamos desde o início do ano. Em matéria de velocidade pura, ninguém bate a Porsche. Só que Le Mans não é uma corrida de uma volta rápida apenas e sim de mais de 300 voltas com constância, regularidade, estratégia e menos erros que os adversários. Se a Porsche cair em sua própria armadilha, ela tem uma adversária gigante para superá-la.

A Audi também colocou seu esquadrão em formação, com os três carros ocupando de quarto a sexto lugares no grid, com Loïc Duval estabelecendo-se como o piloto mais rápido da casa, uma recuperação e tanto depois do tremendo susto do ano passado. O único carro dos quatrargólicos que ainda conseguiu baixar tempo hoje foi o #9, graças a Filipe Albuquerque, rodando abaixo de 3’21”.

Já a Toyota pareceu preocupada com o ritmo de corrida, com seus TS040 Hybrid em longas sequências de voltas. Os japoneses, cientes que não tinham velocidade para superar as rivais germânicas, concentram-se nos ajustes finos e com a aderência mecânica do seu protótipo, para não fazer feio durante a disputa. A Rebellion Racing confirmou a condição de melhor time LMP1 não-oficial e a ByKolles, dadas as evidentes limitações de seu equipamento, até que pode comemorar o 11º lugar no grid geral.

A Nissan conseguiu fazer os GT-R LM Nismo melhorar seus tempos nos dois treinos da quinta-feira. Mas os tempos continuam muito abaixo do patamar das demais equipes de fábrica. Harry Tincknell e Jann Mardenborough tiveram o mérito de evitar o completo vexame que seria ver os três Godzillas mais lentos que a pole da LMP2. Mas o carro #21 não escapou, embora tenha melhorado.

O belíssimo Oreca 05 Coupé da KCMG foi imbatível no grid da LMP2

Com o Oreca 05 Nissan #47 da KCMG, o britânico radicado em Cingapura Richard Bradley cravou a pole da LMP2 em 3’38″032 – 13º tempo geral e absolutamente imbatível ao fim das três sessões classificatórias. Ninguém chegou muito perto: Sam Bird foi o 2º mais veloz com o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing e a terceira posição é do Gibson 015S Nissan #41 da Greaves Motorsport – 3’38″958, tempo do britânico Jon Lancaster.

A campeã da categoria ano passado, a Jota Sport, ficou em quarto na categoria, seguida da Signatech-Alpine e seu Oreca 03R travestido de Alpine A450B e pela Thiriet by TDS Racing com o segundo Oreca 05 Coupé Nissan inscrito. Com a melhora de alguns adversários, o #28 da G-Drive Racing guiado pelo brasileiro Pipo Derani na volta mais rápida, acabou caindo para nono no grid da categoria, 23º da classificação geral, com o tempo de 3’40″967. Contudo, a equipe sabe que é uma corrida longa, com pontuação em dobro e defender a liderança entre os pilotos da LMP2 é questão de honra para Derani e seus colegas de pilotagem.

God Save The Queen: Aston Martin em primeiro nas classes LMGTE-PRO e LMGTE-AM

Na LMGTE-PRO, a Aston Martin pôde comemorar a pole position, mesmo com o esforço hercúleo da AF Corse em superar os britânicos, que pelo visto são os grandes rivais neste fim de semana. O #99 guiado por Richie Stanaway na volta voadora em 3’54″928 ficou apenas 0″097 à frente do tempo cravado pelo italiano Gianmaria Bruni. Aliás, os Aston Martin e as Ferrari F458 Italia se alternaram nas cinco primeiras posições da classe.

A Corvette jamais pôde brigar pela pole e ainda viu o carro #63, com Jan Magnussen a bordo, sofrer violento acidente no complexo das perigosas curvas Porsche. Este acidente, do qual o dinamarquês felizmente saiu ileso, além de danificar o guard-rail em duas partes, provocou longa bandeira vermelha e o encerramento prematuro do QP2, deixando o QP3 com duração de 2h30min, meia hora a mais que o previsto. Tampouco a Porsche foi veloz em qualificação, mas são duas fortes candidatas a pódio e vitória nesta prova.

A exemplo da principal classe de Grã-Turismo, o tempo da véspera também não foi batido e o português Pedro Lamy, com seu 3’55″102, foi absoluto na divisão LMGTE-AM, enfiando mais de um segundo e meio na Ferrari F458 Italia #83 da AF Corse, conduzida pelo experiente Emmanuel Collard na volta mais rápida. Andrea Bertolini manteve o #72 da SMP Racing em terceiro, seguido por dois carros que melhoraram seus tempos nas sessões de hoje: o SRT Viper GTS-R #53 de Jeroen Bleekemolen e o Porsche 991 RSR #77 com Patrick Long a bordo.

O Fox Sports transmite ao vivo e com exclusividade a 83ª edição das 24h de Le Mans. Largada às 10h com a primeira parte até 13h30. Voltamos domingo a partir de 9h com os instantes finais da disputa. Aceleramos juntos!