24h de Le Mans: Porsche confirma pole histórica
RIO DE JANEIRO – A Porsche nem precisou de muito mais do que no primeiro treino oficial para conquistar os três primeiros lugares nas 24h de Le Mans. E nem fez muita questão de se esforçar, embora seus carros tenham andado bastante nesta quinta-feira nas duas sessões classificatórias. É que os tempos da véspera foram simplesmente imbatíveis. E a Divisão Panzer se apresenta com um histórico 1-2-3 dos carros oficiais da fábrica de Weissach.
A volta sensacional de Neel Jani em 3’16″887, a quase 250 km/h de média só confirmou o que já sabíamos desde o início do ano. Em matéria de velocidade pura, ninguém bate a Porsche. Só que Le Mans não é uma corrida de uma volta rápida apenas e sim de mais de 300 voltas com constância, regularidade, estratégia e menos erros que os adversários. Se a Porsche cair em sua própria armadilha, ela tem uma adversária gigante para superá-la.
A Audi também colocou seu esquadrão em formação, com os três carros ocupando de quarto a sexto lugares no grid, com Loïc Duval estabelecendo-se como o piloto mais rápido da casa, uma recuperação e tanto depois do tremendo susto do ano passado. O único carro dos quatrargólicos que ainda conseguiu baixar tempo hoje foi o #9, graças a Filipe Albuquerque, rodando abaixo de 3’21”.
Já a Toyota pareceu preocupada com o ritmo de corrida, com seus TS040 Hybrid em longas sequências de voltas. Os japoneses, cientes que não tinham velocidade para superar as rivais germânicas, concentram-se nos ajustes finos e com a aderência mecânica do seu protótipo, para não fazer feio durante a disputa. A Rebellion Racing confirmou a condição de melhor time LMP1 não-oficial e a ByKolles, dadas as evidentes limitações de seu equipamento, até que pode comemorar o 11º lugar no grid geral.
A Nissan conseguiu fazer os GT-R LM Nismo melhorar seus tempos nos dois treinos da quinta-feira. Mas os tempos continuam muito abaixo do patamar das demais equipes de fábrica. Harry Tincknell e Jann Mardenborough tiveram o mérito de evitar o completo vexame que seria ver os três Godzillas mais lentos que a pole da LMP2. Mas o carro #21 não escapou, embora tenha melhorado.
Com o Oreca 05 Nissan #47 da KCMG, o britânico radicado em Cingapura Richard Bradley cravou a pole da LMP2 em 3’38″032 – 13º tempo geral e absolutamente imbatível ao fim das três sessões classificatórias. Ninguém chegou muito perto: Sam Bird foi o 2º mais veloz com o Ligier JS P2 Nissan #26 da G-Drive Racing e a terceira posição é do Gibson 015S Nissan #41 da Greaves Motorsport – 3’38″958, tempo do britânico Jon Lancaster.
A campeã da categoria ano passado, a Jota Sport, ficou em quarto na categoria, seguida da Signatech-Alpine e seu Oreca 03R travestido de Alpine A450B e pela Thiriet by TDS Racing com o segundo Oreca 05 Coupé Nissan inscrito. Com a melhora de alguns adversários, o #28 da G-Drive Racing guiado pelo brasileiro Pipo Derani na volta mais rápida, acabou caindo para nono no grid da categoria, 23º da classificação geral, com o tempo de 3’40″967. Contudo, a equipe sabe que é uma corrida longa, com pontuação em dobro e defender a liderança entre os pilotos da LMP2 é questão de honra para Derani e seus colegas de pilotagem.
Na LMGTE-PRO, a Aston Martin pôde comemorar a pole position, mesmo com o esforço hercúleo da AF Corse em superar os britânicos, que pelo visto são os grandes rivais neste fim de semana. O #99 guiado por Richie Stanaway na volta voadora em 3’54″928 ficou apenas 0″097 à frente do tempo cravado pelo italiano Gianmaria Bruni. Aliás, os Aston Martin e as Ferrari F458 Italia se alternaram nas cinco primeiras posições da classe.
A Corvette jamais pôde brigar pela pole e ainda viu o carro #63, com Jan Magnussen a bordo, sofrer violento acidente no complexo das perigosas curvas Porsche. Este acidente, do qual o dinamarquês felizmente saiu ileso, além de danificar o guard-rail em duas partes, provocou longa bandeira vermelha e o encerramento prematuro do QP2, deixando o QP3 com duração de 2h30min, meia hora a mais que o previsto. Tampouco a Porsche foi veloz em qualificação, mas são duas fortes candidatas a pódio e vitória nesta prova.
A exemplo da principal classe de Grã-Turismo, o tempo da véspera também não foi batido e o português Pedro Lamy, com seu 3’55″102, foi absoluto na divisão LMGTE-AM, enfiando mais de um segundo e meio na Ferrari F458 Italia #83 da AF Corse, conduzida pelo experiente Emmanuel Collard na volta mais rápida. Andrea Bertolini manteve o #72 da SMP Racing em terceiro, seguido por dois carros que melhoraram seus tempos nas sessões de hoje: o SRT Viper GTS-R #53 de Jeroen Bleekemolen e o Porsche 991 RSR #77 com Patrick Long a bordo.
O Fox Sports transmite ao vivo e com exclusividade a 83ª edição das 24h de Le Mans. Largada às 10h com a primeira parte até 13h30. Voltamos domingo a partir de 9h com os instantes finais da disputa. Aceleramos juntos!
Boa notícia que a FOX irá transmitir a largada e o final da corrida, a sportv nem transmitiu SPA boa corrida só vi o final no livestrean. Você com certeza estará comentando as ultimas novidades, falando em novidade espero que McLaren, Ford e Jaguar voltem no novo regulamento dos GTs.
Ford é certeza, McLaren, o Andrew Kirkaldy – diretor de competições dos GTs – já sinalizou que sim. Jaguar, acho difícil.
Gustavo , muito possivelmente na classe LM P2 pode surgir um Brabham ,pelo menos esta é a vontade do David Brabham ,meu medo é o anão de jardim gaules ,que é intimamente ligado (ou subordinado ) ao tio Bernie tentar atrapalhar o renascimento do W E C com aquelas normalizações idiotas em que são pródigos em inventar e que podem vir a trazer desinteresse para categoria por parte do publico e de equipes ,pois do jeito que esta em pouco tempo deve ofuscar a moribunda F1 , se a categoria já tivesse Jaguar e Ford os olhos do mundo dos aficionados por corridas já estariam muito mais para a categoria ,já a McLaren só mesmo no LM GT pró pois em carros mais evoluídos , eles não estão conseguindo bons resultados nem na F 1 que é a sua principal categoria de atuação e não tem tradição alguma em Le Mans ,seriam mais atrativas Ferrari ou Alfa Romeu que já tiveram muitas vitórias na pista francesa ,mas isto seria a pá de cal na moribunda e modorrenta categoria de Uncle Bernie . Uma época (até anos 70 o SPORT PROTÓTIPOS e Hill Climb eram categoria muito importantes (principalmente para os europeus).
Linda foto dos 2 Aston Martin.
Vendo onboard os LMP1 fazendo as curvas Porsche, parece ate formula 1 de tão rápido que são feitas essas curvas. Já é uma delícia fazer as curvas Porsche nos simuladores imagina na realidade.
LE MANS, ESTAMOS JUNTOS!!!!
Vai ser uma batalha épica na corrida, já que durante os treinos os tempos de volta de Porsche e Audi nos stints mais longos praticamente se igualou.
Rodrigo,
Uma pergunta bem leiga. Quais são as principais diferenças entre as categorias LMP1 e LMP2 ?
Abraços
Renan, as principais diferenças dizem respeito à potência dos motores, categorização dos pilotos, peso e também a especificação dos propulsores. Enquanto na LMP2 eles têm limitações mecânicas e uma maior vida útil para conter custos, na LMP1 são permitidos os ERS (Energy Recovery Systems).
Basicamente ,potencia de motor ou unidade motora no caso da P1 que podem ter os híbridos e que podem passar de 1000 Hp e os P 2 só chegam próximos dos 500 Hp . Se eu estiver errado o Ricardo prontamente corrigirá e lhe dará a informação correta . Mas bem vindo ao club dos apaixonados pelo W E C .
O rodrigo já respondeu enquanto eu só digitava .
Obrigado Rodrigo !
Valeu Rodrigo e Valeu Luigi !!!
Eram exatamente essas as minha dúvidas.
Sempre acompanhei as corridas de F1 desde pequeno e acompanho até hoje independentemente de haver “brasileiro ganhando”. Assisto de tudo NASCAR/F1/INDY
Embora conhecesse a categoria me interessei pelo WEC no fim do ano passado e resolvi acompanhar o campeonato desse ano. Estou muito contente, são corridas de verdade e principalmente CARROS de verdade, com conceitos e tecnologias inovadoras.
E fica o convite, hoje a noite tem 24 de Le Mans de PS4 na PNS (Jogo Project Cars), caso alguém tenha interesse me adicione lá para participar ID (Over_Ride_frontm), será uma satisfação.
Do jeito que esses caras estão andando (voando) , sei não , mas acho que passam das 400 voltas.
Matemáticamente pensando, daria mas, tem pit stops, bandeiras amarelas…
Rodrigão, depois que a bosta do Sportv não transmitiu Spa, eu tinha quase certeza que os direitos iriam pra voces porque todos os outros Fox Sports vão exibir o evento: EUA, América Latina e Austrália
Voce e o grande Sergio Lago são infinitamente melhores que os imbecis comentaristas do Sportv
Rodrigo, a Ford já terminou a coletica de imprensa. O carro é maravilhoso e disputará o WEC e Tudor United Sports Car
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Rodrigo, não se iluda com esses tempos. Eles poderiam ter baixado muito mais. Os Porsche podiam rodar em 3.14 ou 3,15 e os Audi 3.17, pelo menos. Todo mundo focou em preparar para corrida e nem se importaram com voltas reais de qualificação.
Vale lembrar que na corrida do ano passado, a melhor volta de corrida da Audi foi no nível da pole da Toyota enquanto que a volta de qualifying deles foi 3s pior.
Pode esperar voltas em 3.18 ou 3.19 nessa corrida.
24 horas de le mans e indy 500 são as maiores corridas de sempre no meio automobilistico….
Com certeza … prestígio e tradição não se discutem.
Se a Porsche ganhar esta prova vai ser o presente do aniversariante do dia 12/junho: Vic Elford fazendo oitenta anos!
Mais sobre a vida dele:
http://www.sportscardigest.com/happy-80th-birthday-to-vic-elford/