As novidades da Prototype Challenge para 2016

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Os chassis Oreca FLM09 ganham uma sobrevida e novidades para a classe Prototype Challenge, pelo menos por mais duas temporadas (Foto: IMSA.com)

RIO DE JANEIRO – A questionada divisão dos Prototype Challenge, que começou com um grid bastante razoável no primeiro ano do Tudor United SportsCar, caindo bastante em número de inscritos bem como no nível técnico na segunda temporada, deve continuar para 2016 no futuro Weather Tech SportsCar Championship – com novidades.

Os protótipos Oreca FLM09, concebidos tendo como base os chassis Courage LC70 usados em meados da última década nas competições do European Le Mans Series e das 24h de Le Mans, vêm com diversas atualizações para ganhar mais dois anos de vida útil. Pelo menos até 2017, estes carros serão vistos no certame estadunidense de Endurance. Para começar, será feito um retrabalho nos motores Chevrolet-Katech LS7 V8 que deslocam 6,3 litros de capacidade cúbica. Os propulsores terão um ganho de peso – de 25 a 30 libras. Os carros ganharão também um novo kit de aerodinâmica, uma nova centralina eletrônica e, finalmente, serão equipados com controle de tração.

Mas nada parece comover as equipes. Novas aquisições para a PC em 2016 estão totalmente fora de questão e talvez a situação melhorasse se a IMSA adotasse os LMP3 como opção. Mas, como os testes não deixaram a turma satisfeita, então o jeito é ir com o que já existe e atualizar os equipamentos para trazer um pouco mais de competitividade.

O panorama não é dos mais animadores e o blog traz a perspectiva de inscritos da PC para o próximo campeonato:

CORE Autosport

O time bicampeão com Jonathan Bennett e Colin Braun pretende defender suas conquistas e tentar ampliar seu domínio na divisão. A equipe sediada na Carolina do Sul deve de novo manter o mesmo esquema das últimas temporadas.

Previsão: 1 carro

Starworks Motorsport

Peter Baron busca verba e pilotos para uma possível inscrição de um segundo carro para todo o ano – se não conseguir, que pelo menos esse bólido dispute as provas da Tequila Patrón North American Endurance Cup. O holandês Renger Van der Zande permanece para mais um ano de contrato.

Previsão: 1 a 2 carros

Performance Tech

A equipe de Brent O’Neill melhorou bastante em termos de performance, principalmente em treinos classificatórios. Porém, faltou consistência e resultados positivos nas corridas. Mas todo mundo reconheceu a evolução da equipe ao longo da última temporada. James French, considerado uma das boas surpresas de 2015, deverá ser mantido para mais um ano.

Previsão: 1 carro

BAR1 Motorsports

O chefão Brian Alder garante sua escuderia com pelo menos um carro para todo o campeonato de 2016. Uma segunda inscrição será possível em eventos pré-selecionados se, obviamente, aparecer interessados e principalmente patrocínio. Pilotos a definir.

Previsão: 1 a 2 carros

JDC-Miller Motorsports

Mikhail Goikhberg, piloto estadunidense de origem russa, está confirmado na equipe dirigida por John Church para o próximo campeonato do Weather Tech SportsCar Championship. Chris Miller fará, a princípio, somente as provas válidas pelo NAEC. Um terceiro nome ainda será definido para a terceira campanha do time na Endurance.

Previsão: 1 carro

PR1/Mathiasen Motorsports

Com as negociações cada vez mais avançadas em direção a um programa completo na classe Prototype a bordo de um novo carro, provavelmente um chassi LMP2, a equipe de Bobby Oergel dificimente volta para perturbar a CORE Autosport. De realçar que a PR1/Mathiasen venceu neste ano três das quatro provas longas válidas pelo NAEC – 24h de Daytona, 12h de Sebring e Petit Le Mans.

Previsão: não devem participar

RSR Racing

Paul Gentilozzi e seu filho John colocaram todo o equipamento do time – chassis e peças suplementares – à venda. Nada ainda aponta para uma passagem para a classe Prototype ou para qualquer outro projeto em 2016 (cabe lembrar que o time tinha ambições claras de disputar o ELMS visando uma inscrição nas 24h de Le Mans). Para completar, Chris Cumming planeja a passagem para o FIA WEC a tempo inteiro no próximo ano.

Previsão: não devem participar

Comentários

  • Pelas corridas que acompanhei parece ser a categoria responsável pela maior quantidade de bandeiras amarelas…com exceção de alguns mostrou-se uma subcategoria de braços-duros. Tomara que ao menos isso melhorem para a próxima temporada…também acho que deveriam adotar os novos protótipos LMP3.