Bom senso

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Fim da polêmica: a limitação de potência dos LMP1 com sistemas híbridos só vai valer mesmo para as 24h de Le Mans

RIO DE JANEIRO – Pouco mais de 48h depois do anúncio de que os protótipos LMP1 com sistemas híbridos teriam a potência limitada em até 1000 HP por “razões de segurança” a partir do próximo ano, a FIA corrige seu próprio erro, segundo informa a revista britânica Autosport em sua edição online.

Na verdade, a medida só valerá para o circuito de Le Mans, já que por ser uma pista “Grau 2” da FIA, a potência dos motores não pode sofrer limitações nas demais pistas – todas FIA “Grau 1”, uma vez que – sem exceção – recebem provas do Campeonato Mundial de Fórmula 1.

O limite máximo em Sarthe para os sistemas híbridos será de 300 kW, equivalentes a 400 HP extras, além da potência debitada pelos motores a combustão.

Por sinal, esses motores de combustão interna serão submetidos, para o próximo ano, a uma redução na alocação de energia tanto para os protótipos movidos a diesel e  quanto para os movidos gasolina em 10 MJ/volta, equivalentes em Le Mans a um corte de 7% em seu desempenho.

As demais modificações no regulamento do WEC concernem aos aspectos de segurança, como o tamanho da abertura acima das rodas dos protótipos fechados (que será aumentado, para evitar decolagens) e também a melhora do campo de visão do piloto dentro do cockpit.

Prevaleceu o bom senso.

Comentários

  • Pronto, prevalece o bom senso, faz sentido para um circuito perigoso como Sarthe. Nada de Ecclestone querendo destruir o WEC… Ao menos por enquanto rs

  • Eu considero qualquer restrição de potência um absurdo no automobilismo. Uma vez definida a cilindrada, e demais aspectos técnicos, quem conseguir maior potência que desfrute do resultado de seu trabalho, independentemente de quão grande for esta potência obtida.(1000HP, 2000HP, tanto faz).

    Uma coisa que, de fato, nunca entendi é toda essa babozeira de ser ecologicamente corretos e nunca terem adotado o etanol como combustivel dos motores a combustão. Vai entender…

  • Vitória mais política que técnica, como sabemos. E assim a “Dona F1” e sua patota tomam uma Bordoada que nunca tomaram antes de qualquer categoria que foase, e que estivesse em concorrência com a “suprema dos monopostos”.

  • Em Le Mans ,seção de curvas Dunlop ,Teatre Rouge,Curvas Porsche são as mais velozes,não diferentes de muitas curvas em muitos circuitos ,os restantes são curvas de praticamente 90 graus para média ou baixa velocidades , acho que a questão real é coibir que um LMP 1 que nos trechos retos entre as gincanes de Hunaudières as velocidades apresentadas não sejam superiores as de um F1 em retas como a de Monza por exemplo. Queria saber se o anão de jardim gaulês concordaria , quando era o chefe da equipe Pegeout de endurance e rally e seus carros em Le Mans eram os mais velozes em reta !
    Agora eu tenho a opinião que deveria ser regulamentar que carros de Endurance sejam ‘BI POSTOS” e que realmente caibam duas pessoas de manequim no mínimo médio ,pois assim sempre foram ,teve época que até usavam estepe. Limitar potência vai levar os projetistas a usar muito mais a aerodinâmica o que vem a dizer que em algum tempo todos carros serão exatamente iguais ao que tiver melhores resultados e esta igualdade é que tira a graça do esporte para quem realmente gosta e entende de carros de competição,agora os “assistidores de corrida ,creio que acharão “Uma Maravilha” como costuma dizer aquele deslumbrado narrador.