Segurança?!?

AUTO - WEC 6 HOURS OF AUSTIN 2015
Protótipos LMP1 híbridos como o Toyota não poderão exceder, em seus motores, a potência de 1000 HP. Alguém acredita que o discurso da FIA é de “segurança”? Eu duvido…

RIO DE JANEIRO – Alegando medidas de “segurança”, a Federação Internacional de Automobilismo ratificou, em decisão do seu comitê de Endurance e aprovada pelo Conselho Mundial da entidade, que os protótipos LMP1 com sistemas híbridos não poderão exceder a potência de 1000 HP. O Grande Prêmio conta essa história com detalhes.

Querem saber? Acho a medida ridícula. Uma pantomima patrocinada pela FIA para afagar o ego de Bernie Ecclestone e da F1, que não desce do seu pedestal nem sob tortura. Hoje, querendo os detratores ou não, o WEC tem sido muito mais atrativo.

Se Ecclestone pudesse, faria o que fez nos anos 90 com o World Sportscar Championship, matando-o com requintes de crueldade. Só que na época, o presidente da FIA era um de seus capachos, no caso Max Mosley, que nos anos 70, além de ser o dono da March, era secretário da Associação dos Construtores (FOCA), num emprego de meio período, bastante cômodo para o britânico.

Jean Todt ainda faz, como se vê, algumas vontades do ardiloso Bernie. Mas já estava na hora de desautorizar. Permitir que o GP da Europa (que será em Baku, no Azerbaijão) se realize no mesmo fim de semana das 24h de Le Mans é outra palhaçada da FIA. Isso faz com que Nico Hülkenberg dê adeus – por enquanto – ao sonho de vencer em Sarthe, mais uma vez.

Comentários

  • Eu tenho reiterada vezes dito que o anão de jardim gaulês é um homem de F1 travestido de presidente da F I A e que o sucesso do W E C incomodaria em muito a F 1 e ele foi colocado lá justamente para “Policiar” isto uma vez que o “Peruca” estava muito sujo assim como o Balestre . E também que já estaria na hora das montadoras que se interessam bem mais pelo W E C tentar colocar uma figura neutra no comando da entidade. Outra coisa que me causa estranheza é o fato de ninguém da “Imprensa Especializada” questionar, se quer em poucas palavras que a tal LM P3 use um motor do fornecedor único Nissan ,que nada mais é que uma empresa sob controle acionário da * francesa* Renault , que tem a estranha coincidência de ser a mesma terra do presidente da F I A e que não tem uma vitória em Le Mans ,em categoria alguma . Será que motores Nissan se equiparara a chassis Dallara e pneus Sfarelli (ou Stourelli) que só são vencedores em categorias onde são fornecedores únicos ?
    Um questionamento baseado em que li sobre “intenções da cúpula da F1” ,; Não estaria nos planos da entidade elevar as potências dos F1 para além dos 1000 Hp segundo noticiou-se que era vontade do próprio Bernie , segurança por segurança um L M P 1 ou 2 é muito mais seguro que um qualquer carro de formula (open wells). Deve-se informar a este gaulês que automobilismo sempre foi esporte de risco e que tem medo não pode pratica-lo ,assim como todos estes esportes radicais que estão tão em moda ,pois um dos grandes atrativos sempre foi o risco , para quem pratica como levam milhões de espectadores para conhecer em todo o mundo e que torcem para seus “heróis”, então seguindo essa premissa outra entidades esportivas, deveriam proibir : alpinismo , toda modalidade de esquis , surf, paraquedismo ,lutas olímpicas e marciais, esgrima ,etc ……..
    Como certas manobras ao invés de serem inteligentes ,são R I D I C U L A S ! ! ! !

  • “Hoje, querendo os detratores ou não, o WEC tem sido muito mais atrativo.”

    Aham, Cláudia. Pergunta aí pra todo mundo quem foi que ganhou a última corrida do WEC. Agora pergunta quem ganhou da F-1….
    É simples: pare de se doer. F-1 pra você é passado. Fique e foque só na suas saudosas pequenas e o escambau. Você não tem mais condições de “palpitar” ´sobre a Fórmula 1.
    Lembro até hoje tu zoando a corrida 900ª ano passado no Bahrein. Disse que não tinha lugar melhor pra celebrar a merda que tava a categoria. Aí tomou uma bordoada que foi a melhor corrida em 10 anos que ficou calado. Portanto, cale-se palpiteiro!
    vai comentar joguinho do Tapetense. Bj.

    • Valeu! E obrigado por mais um clique, otário.

      Ah! Pra seu azar, sempre que quiser, vou falar da Fórmula 1. Aliás… se tiver corrida boa, porque… não tem tido, né?

      • Faz tempo que não tem corrida boa pelas bandas da F1 Rodrigo, aliás, por lá também não tem carro bonito, a ultrapassagem é na base da asinha móvel, os motores tem som hilário e por aí afora.
        Não perdemos nada..

    • Mais um iludido da plim-plim, coitado!!

      Cidadão, este blog é direcionado para quem gosta do esporte a motor, pra quem é “petrol head”, e não para quem só vê corrida se tiver brasileiro vencendo.

      Outra coisa: GP do Bahrein corridaça?? Você se contenta com pouco!!!

  • Pois é Rodrigo,
    Ainda, vejamos: Uma semana de intervalo entre o GP do Canadá e “Baku”? Haja logística para levar todos pinduricalhos da F1 para o outro lado do planeta..
    Beira o desespero as seguidas manobras da FIA para manter o cirquinho em pé..
    Ai, ai, ai.. a F1 realmente perdeu a majestade; o Todt virou fantoche do tio Bernie, só não avisaram ainda..
    Precisava apelar tanto a moribunda F1???
    O WEC é hoje tudo o que a F1 quer ser.
    Abraços meu irmão. :)
    Ricardo Bifulco

    • Ele criou a F 1 Show Televisivo e a esta levando a morte ,e não esquecer que Todt deve muuuuiiitos favores a Bernie ,desde o tempo que era da Ferrari

  • A FIA, atualmente faz uma administração péssima em relação ao automobilismo mundial, já chega os regulamentos ridículos que ela impõe na F1, fazendo com que o esporte perca público e popularidade no mundo inteiro, agora quer estragar a WEC, que vem crescendo em popularidade a cada ano, ridículo isso.

  • Afora as teorias da conspiração, acho que devem mesmo tomar algumas medidas para tornar a LMP1 mais competitiva, sempre têm um construtor muito mais rápido que outro o que acaba aleijando a disputa justamente na categoria principal. Nas outras classes, a disputa é ótima e as corridas muito intensas e interessantes de se acompanhar, seria legal se a Fox conseguisse transmitir na integra a prova de Fuji

    • Não meu caro ,o remédio para isto é o construtor vencido se empenhar em fazer um carro melhor e não punir o que tem o melhor . Endurance não é para ” babação de ovo ” em piloto e sim para saber qual construtor é melhor ,esta sempre foi a essência das provas ,principalmente as 24 Horas de Le Mans. onde os maiores avanços nos carros que temos hoje em nossas garagens ,surgiu !

      • Amigo,
        até em corrida de patinete existe disputa para ver quem é o melhor, o fato é que existe um limite de investimento para isso, vide a Peugeot que fracassou seguidas vezes tentando superar a Audi, e resolveu puxar o carro. Uma maior competitividade, com mais montadoras com possibilidade real de vencer é extremamente benefíco, estimula até mesmo a entrada de novas montadoras

  • Sobre a medida ridícula da FIA apenas irei citar a frase do “filósofo” (e amante de garis…) Boris Casoy:
    “Isso é uma vergonha”…

  • Esqueceu de mencionar que, em troca de uma participação ‘pífia na repartição do bolo de dinheiro que a FOM faz, a FIA, via Jean Todt, abriu mão, desde o ano passado, de alguns de suas vias regulamentárias a cerca do futuro da…F1. Somando dois com dois, chegaremos a resultado bem interessante.

  • Bela análise, xará.

    Ainda não sei porque as montadoras não se rebelaram contra isso. Fácil: é só ameaçarem criar uma categoria independente, não vinculada à FIA, até que esta dê um basta nos regulamentos esdrúxulos feitos sob medida para manter a ilusão de que a Fórmula 1 é o que interessa.

    Audi, Porsche, Toyota, Aston Martin… o que não falta é montadora que trata a Fórmula 1 com certo desdém. E para elas, WEC é muito melhor!!

  • Pessoal,

    Só podia ser coisa e um velho Europeu enrrustido…

    Tchê… corrida automóvel não pode ter gente assim em cargos de coordenação….

    Mas é o fim da várzea!

    Olha, sempre existe uma saída: As equipes e demais “fazedores do espetáculo” sempre podem se rebelar e deixar ele chupando o dedo no canto da sala.

    Nomear um comitê entre que tem bom senso e iniciar novamente.

    Aí se ele quiser, que vá comprar carrinhos de autorama com trilho pra televisionar coisas sem graça, filas indianas e tal…

    E quanto ao cara que criticou lá no início das postágens, vê se tu faz melhor então antes de criticar os outros… Bota a tua foto ou publica um vídeo teu falando isso pra todos saberem que é o babaca que gosta da F1 deste jeito.

    Tu deve querer uma Equipe na Stock não ? É a mesma filozofia do Bernie…

    Vê se te apruma Tchê !

  • Mattar, só a nível de curiosidade, qual a potência aproximada dos 3 carros da LMP1? Quanto ao comentário carinhoso do nosso amigo Plim-Plim, acho que só louco varrido assiste corrida de madrugada na Globo. F1 acabou a graça….