Bomba: Stewart-Haas vai de Ford!
RIO DE JANEIRO – Numa decisão tão surpreendente quanto estratégica, a Stewart-Haas Racing vai mudar de construtor para a temporada 2017 da Sprint Cup, principal divisão da Nascar. Esta será a última em que veremos os quatro carros do time de Tony Stewart e Gene Haas movidos pela Chevrolet. No próximo ano, o time passa a ser cliente da Ford, com motores preparados pela Roush-Yates.
Todo mundo sabe que Tony Stewart, piloto e sócio, sempre foi apaixonado pelos carros da marca da gravatinha. Quando a Joe Gibbs Racing, time que defendia e pelo qual foi campeão duas vezes, mudou da Chevrolet para a Toyota, o “Smoke” não teve dúvidas. Rompeu o vínculo com a JGR e foi buscar uma parceria com Gene Haas, que era dono de um time de médio porte, a Haas-CNC, formando a partir daí uma estrutura competitiva e vencedora. A SHR conquistou dois títulos com o próprio Tony e com Kevin Harvick, este último ano retrasado. E os bons resultados faziam crer que a aliança SHR-Chevrolet seria longa e frutífera.
Mas aí surgiu no horizonte o seguinte fato: a Ford hoje é aliada de equipes cujos donos são um tanto quanto “velhos”, podemos dizer assim – principalmente entre os times mais conhecidos da categoria. Roger Penske acabou de completar meio século de envolvimento com o esporte e 79 de idade. Jack Roush, cuja equipe hoje experimenta uma decadência sem precedentes, tem 73. E o “Rei” Richard Petty tem 78, sem contar que os irmãos Glen e Leonard Wood, os “Wood Brothers”, têm 90 e 81 anos, respectivamente. Tony Stewart completa 45 anos em maio e seu sócio Gene Haas, agora mais envolvido com o time de Fórmula 1, tem 63. Tudo isso pesa na decisão da marca do oval de Detroit em buscar uma nova aliança. E hoje, ninguém mais indicada que a SHR para manter a Ford em alto nível na Sprint Cup.
O recado de Dave Pericak, diretor da Ford Performance, é bem claro. “Não estamos na Nascar apenas para competir e sim para vencer e conquistar títulos.”
O mais interessante é que Kevin Harvick, Clint Bowyer e Danica Patrick nunca correram de Ford na Sprint Cup. Só Kurt Busch, campeão com um Ford da Roush em 2004, teve essa experiência no passado.
Será que virá uma Haas Ford na F1? :D
Uma bomba mesmo…e no caso do” Buschão”, já rendeu um título na Sprint Cup…uma outra coisa que noto desde o ano passado…a Hendrick já não domina mais como em anos anteriores e o desempenho do Martin Truex Jr mostra os Toyota cada vez mais fortes…sinal dos tempos??
BÃÃÃÃ…
BAITA BOMBA !
Como diria o Kiko: ” Que coisa não? ”
ehhehehheheh