Direto do túnel do tempo (319)

RIO DE JANEIRO (atualizado quarta às 9h50) – Para quem se impressionou com a tremenda porrada de Fernando Alonso no GP da Austrália do último domingo, é bom lembrar que o circuito Albert Park já foi palco de outros grandes acidentes. Inclusive, quase no mesmo ponto da colisão entre Alonso e Gutiérrez, no fim de um trecho longo, o mais rápido da pista.

Logo na primeira edição da corrida após a mudança de local de Adelaide para Melbourne, houve uma panca pra ninguém botar defeito. E a vítima foi Martin Brundle, hoje comentarista das transmissões da categoria para a Grã-Bretanha.

Em sua estreia pela Jordan, Martin não começou bem: ficou em penúltimo num grid de 20 carros. E no afã de tentar avançar após a largada, alçou voo ao bater na traseira da McLaren de David Coulthard, já que ficara sem espaço entre o escocês da McLaren e Johnny Herbert, que fazia sua estreia pela Sauber após – a exemplo de Brundle – defender a Benetton. E o resultado foi a destruição da foto abaixo.

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Notem bem pela imagem como o carro do britânico se partiu em dois. Cockpit para um lado (com o piloto, claro, dentro) e motor, câmbio e suspensão traseira pro outro. Felizmente, foi só o susto. Com um tremendo sangue frio, Brundle só tirou a poeira do macacão e voltou para a segunda largada com o carro reserva. Só o Herbert, coitado, ficou a pé. Mas o dia não era mesmo do piloto da Jordan: bem no comecinho da 2ª volta no recomeço da corrida, ele rodou numa disputa com a Ligier de Pedro Paulo Diniz.

Agradeço ao Vinícius Vergueiro pela correção.

Há 20 anos, direto do túnel do tmepo

Comentários

  • Rodrigo,apenas duas coisas:

    1- O acidente ocorreu quando Coulthard que estava na linha interna virou bruscamente pra linha externa,pegando Johnny Herbert e o próprio Brundle de surpresa. Martin acabou prensado entre o McLaren do escocês e a Sauber do inglês,catapultando e deslizando de cabeça pra baixo velozmente na área de escape.

    2- Brundle voltou pra segunda largada,pois tinha sim carro-reserva,mas sua corrida durou duas voltas,ao colidir com a Ligier de Pedro Paulo Diniz,ironicamente na mesma curva onde sofreu o aparatoso acidente da primeira largada.

    Aqui os links dos dois acidentes de Brundle.

    https://www.youtube.com/watch?v=LzVYJA55yJo

    https://www.youtube.com/watch?v=lN9qIy0KT_c

  • E o Herbert “dançou´´ na segunda largada,porque seu companheiro de equipe Frentzen tinha quebrado seu carro antes da primeira largada e com a bandeira vermelha interrompendo a prova,o alemão tinha direito ao carro reserva e com isso Herbert não alinhou pra segunda largada.

  • Esse acidente eu achei muito mais perigoso do que o do Alonso. Já pensou se o carro quebra bem no cockpit?? Não sobraria Brundle pra contar a história.

    Esse de 1996 me lembrou muito mais o acidente do Donelly, em Jerez 1990. Hoje em dia a gente sabe que tem a “célula de sobrevivência”; o cockpit é quase indestrutível. Mas… imagina em 1996?

    Eu vi ao vivo essa corrida e me lembro de, ao ver o carro partido, eu gelei, imaginando o pior – petrol heads sempre se envolvem assim com as categorias e, quando alguém morre, é como se fosse um familiar nosso.

    Nem minha mãe acreditou quando ele saiu inteiro e ainda foi pra segunda largada!!!

    Abraço, xará!!