WEC, Prólogo: Porsche abre trabalhos em Paul Ricard na frente

2-Porsche-919-Hybrid-02
O Porsche #2 enfiou dois segundos na concorrência na primeira sessão do Prólogo, com Neel Jani a bordo

RIO DE JANEIRO – Com 26 dos 29 carros inscritos entrando na pista na manhã desta sexta-feira, começou o Prólogo do Mundial de Endurance (FIA WEC) no circuito francês de Paul Ricard. E a Porsche, com a versão revisada de seu 919 Hybrid, abriu os trabalhos na frente das rivais Audi e Toyota, que apresentam propostas novas para 2016.

Resultado do treino #1 do Prólogo

O suíço Neel Jani, ao volante do carro #2, marcou a melhor volta da sessão matinal em 1’38″264 (212,2 km/h de média), rodando mais de dois segundos abaixo do novo Toyota TS050 Hybrid do seu compatriota Sebastién Buemi. Jani deu um total de 22 voltas, Lieb ficou 21 giros na pista e Dumas foi o que mais andou – 31 voltas. O alemão e o francês, evidentemente, marcaram tempos superiores ao do Toyota #5, o único inscrito pelos japoneses no Prólogo.

No Audi R18 #7, que faz sua primeira aparição pública, Bénoit Tréluyer foi o piloto mais rápido em 1’40″612, terceiro tempo da sessão. Alexandre Imperatori foi o quarto no Rebellion R-One AER #13 e Nicolas Prost foi o quinto. Nelsinho Piquet deve cumprir o seu primeiro turno a bordo do carro do time helvético na segunda sessão, completando as primeiras voltas com seu novo “brinquedo” na França. Lucas Di Grassi não foi escalado pela Audi para o teste do Prólogo.

35-Alpine-A460-01
Uma das novidades do WEC, o segundo Alpine A460, foi o mais rápido da classe LMP2 com David Cheng

Entre os LMP2 inscritos, o Alpine A460 Nissan de David Cheng foi o mais rápido da primeira sessão. O sino-estadunidense marcou o tempo de 1’47″340 contra 1’47″544 do anglo-brasileiro Gustavo Menezes, que faz sua estreia no WEC e na equipe Signatech-Alpine. Nick Leventis ficou com a 3ª posição no Gibson 015S da Strakka Racing, seguido por Roman Rusinov no protótipo da G-Drive Racing e pelo português Filipe Albuquerque, da RGR Sport by Morand.

Estrela das vitórias da Tequila Patrón ESM em Daytona e Sebring, Pipo Derani foi o 7º colocado. Deu 20 voltas na pista francesa e estabeleceu 1’48″839, pouca coisa mais rápido que Ryan Dalziel, que completou 30 giros com o Ligier JS P2 Nissan. Bruno Senna deu 25 voltas, a melhor delas em 1’50″349.

A nova Ferrari F488 GTE da AF Corse começou bem entre os bólidos da LMGTE-PRO: 1-2 para o time de Amato Ferrari, com Gianmaria Bruni marcando 1’57″808 no #51 e Sam Bird cravando 1’58″225 no carro #71. Olivier Pla ficou a três décimos de Bird e fez o 3º melhor tempo da sessão com o Ford GT, seguido por Andy Priaulx e Marco Sørensen, único que andou no Aston Martin #97 para marcar 2’00″344. Fernando Rees não foi para a pista nesta manhã, tampouco Jonathan Adam.

50-Larbre-Corvette-01
Em seu retorno aos carros de Grã-Turismo, Pierre Ragues fez boas voltas no Corvette da Larbre e foi o mais rápido entre os pilotos da LMGTE-AM

Na LMGTE-AM, Pierre Ragues se valeu do conhecimento amplo da pista de Paul Ricard e fez o melhor tempo no Corvette C7-R da Larbre Competition – 1’58″268. Com o Porsche da Gulf Racing UK, Michael Wainwright foi o segundo colocado na categoria e o veterano Emmanuel Collard ficou com a 3ª posição. Dos seis carros da classe, só o Porsche #78 da KCMG não andou hoje. Além deste carro, o #77 da Dempsey-Proton também não saiu das garagens e o Porsche #1 dos atuais campeões mundiais ficou igualmente guardado. Possivelmente, esse carro só vai andar no sábado.

Comentários