Super Formula: Vandoorne estreia com pódio; Yamamoto vence de forma incontestável

RIO DE JANEIRO – A Super Formula começou a temporada 2016 no último domingo no circuito de Suzuka, o mesmo que recebe o GP do Japão de Fórmula 1. Foi a primeira corrida da história da categoria com os pneus Yokohama, que após muito tempo sucederam os Bridgestone. Um público estimado em 32 mil torcedores aproveitou a tarde agradável no circuito após um sábado chuvoso para assistir ao primeiro evento do campeonato, em que Naoki Yamamoto, campeão do certame em 2013, foi soberano com seu carro equipado com motor Honda.

O piloto do Team Mugen soube administrar muito bem o consumo de pneus e mesmo após o reabastecimento obrigatório, afora a troca dos compostos, abriu uma confortável vantagem para ganhar pela primeira vez uma corrida com pontuação máxima – ele já vencera duas com pontuação menor. Yuji Kunimoto chegou em 2º com o Dallara Toyota da Cerumo/Inging e o belga Stoffel Vandoorne estreou logo com um pódio na Super Formula: o piloto reserva da McLaren na Fórmula 1 fez um bom trabalho com o carro da Dandelion Racing e após o 4º lugar no grid, conquistou o terceiro lugar ao superar Yuhi Sekiguchi, companheiro de equipe do brasileiro João Paulo de Oliveira – que ainda cairia para 14º ao fim da disputa. Como consolo, o piloto japonês fez a volta mais rápida da corrida.

Takashi Kogure abriu a temporada com um bom 4º posto a bordo do carro da Drago Corse, seguido por Koudai Tsukakoshi, ambos com bólidos movidos por motores Honda. James Rossiter foi o 6º colocado, com Andre Lotterer num modesto sétimo e Bertrand Baguette fechando os oito com direito a pontos.

Após uma classificação infeliz, João Paulo de Oliveira ainda tentou – sem muito sucesso – chegar na zona de pontuação. O piloto do Team Impul largou apenas em 17º e chegou em décimo, distante 37″971 do vencedor. Kazuki Nakajima também não foi bem: foi somente o 12º colocado. Kamui Kobayashi perdeu duas voltas ao longo da disputa e concluiu somente em décimo-sexto e último entre os que chegaram.

A próxima etapa será em Okayama, no dia 29 de maio.

Comentários