A Mil por Hora
Túnel do Tempo

Direto do túnel do tempo (328)

RIO DE JANEIRO – Dia 13 de setembro de 1987. Naquela ocasião, no circuito belga de Spa-Francorchamps, um piloto brasileiro entrava para a história como o primeiro a ganhar um Mundial de Pilotos que não fosse de Fórmula 1 – o que, aliás, perduraria até o título de Nelsinho Piquet na Fórmula E. Refiro-me à […]

6895747087_426c611de3_b

RIO DE JANEIRO – Dia 13 de setembro de 1987. Naquela ocasião, no circuito belga de Spa-Francorchamps, um piloto brasileiro entrava para a história como o primeiro a ganhar um Mundial de Pilotos que não fosse de Fórmula 1 – o que, aliás, perduraria até o título de Nelsinho Piquet na Fórmula E. Refiro-me à façanha de Raul Boesel, que a bordo do Jaguar XJR-8 do time de Tom Walkinshaw, levava o campeonato na prova de 1000 km, nona e penúltima do calendário.

Raul, que formou parceria no início do ano com o estadunidense Eddie Cheever – inclusive venceram juntos os 1000 km de Jerez, na Espanha, correu também com John Nielsen e também Jan Lammers no carro #4 com as cores do cigarro Silk Cut. Como Cheever tinha compromissos na F1 com a Arrows, Raul foi somando mais pontos sozinho do que todo mundo.  Por isso, a estratégia do dono da equipe foi inscrever o brasileiro nos três carros que a Jaguar alinhou para Spa, incluindo o extra para Martin Brundle e Johnny Dumfries, no qual Raul pouco – ou nada – andou durante todo o fim de semana.

O líder do campeonato entraria no carro que estivesse melhor colocado e, por coincidência, era justamente o #6 que vinha à frente. E foi assim que Boesel chegou ao título, até hoje inédito, do Mundial de Endurance – à época conhecido como FIA World Sports Prototype Championship.

Raul venceu quatro provas com o Jaguar no ano do título. Foram as últimas antes do triunfo de Lucas Di Grassi nas 6h de Spa-Francorchamps neste sábado. E além deles, só Nelson Piquet ganharia uma prova do Mundial – os 1000 km de Nürburgring em companhia de Hans-Joachim Stuck numa BMW M1 Procar, no ano de 1981.

Há 29 anos, direto do túnel do tempo.