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24 Horas de Le Mans

ACO age rápido: tem BoP extra na LMGTE-PRO

RIO DE JANEIRO – O diretor esportivo do ACO Vincent Beaumesnil não estava brincando no início da quinta-feira quando informou que existia uma grande possibilidade de haver um BoP (Balance of Performance) pré-corrida para a classe LMGTE-PRO – fato inédito na história das 24h de Le Mans. E ele veio, atingindo em cheio as duas […]

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Última hora: divulgado um inédito BoP extra na classe LMGTE-PRO, que atinge diretamente todos os competidores, para evitar um massacre de Ford e Ferrari sobre o resto

RIO DE JANEIRO – O diretor esportivo do ACO Vincent Beaumesnil não estava brincando no início da quinta-feira quando informou que existia uma grande possibilidade de haver um BoP (Balance of Performance) pré-corrida para a classe LMGTE-PRO – fato inédito na história das 24h de Le Mans.

E ele veio, atingindo em cheio as duas marcas que dominaram a classificação para o grid de cabo a rabo.

A Ferrari 488 GTE, carro usado pelas equipes AF Corse (líder invicta do WEC até aqui) e Risi Competizione irá para a pista neste sábado com 15 kg a mais no peso. Na prática, o bólido italiano já tinha 20 kg extras e o peso mínimo aumentara para 1260 kg. Portanto, passa a ter 1275 kg. O tanque dos carros, que já havia passado para 88 litros de combustível, sobe mais quatro, indo para 92 litros.

Pole position no grid de 14 carros da divisão LMGTE-PRO, o novo Ford GT também sofre restrições de peso e mecânica. O motor será estrangulado com a diminuição da pressão dos turbocompressores entre 4200 e 7000 rpm – e qualquer overboost acarretará em penalização durante a disputa. O peso mínimo que já fora alterado para 1235 kg (haviam tirado 25 kg no BoP anterior, é bom lembrar), sobe para 1245 kg.

Ademais, Corvette e Aston Martin também têm mudanças a caminho: os restritores de motor nos seus carros serão mais largos. Isto significa que os amarelos dos EUA voltam à mesma configuração que foi usada no Journée Test de duas semanas atrás, porém com sete litros a mais na capacidade do tanque de gasolina (93 para 100 litros). O Aston Martin chegou a esta prova como o carro mais leve da sua categoria: 1180 kg, ganhando agora 0.4 mm a mais nos restritores de ar para melhorar torque e potência. Os Porsche 991 RSR não sofrem qualquer tipo de modificação, exceto que o tanque de combustível passa a ter 103 litros ao invés dos anteriores 95.

A medida de última hora vem para impedir um massacre: na qualificação, a diferença dos melhores tempos dos carros turbo para os aspirados beirou 4 segundos por volta. Numa divisão sempre equilibrada, isto nunca havia acontecido. Os carros serão testados e checados amanhã antes da prova, num warm up com 45 minutos de duração.