Equipes 24h de Le Mans 2016 – Risi Competizione (LMGTE-PRO)

RIO DE JANEIRO – Num ano especial feito este na história das 24h de Le Mans, a prova de 2016 marca um dos retornos mais saudados de toda a lista de inscritos: a volta da Risi Competizione a Sarthe!

RISI COMPETIZIONE
Sede: Houston, Texas (EUA)
Site oficial: www.risicompetizione.com
Twitter: @RisiComp
Facebook: facebook.com/RisiCompetizione

Carro: Ferrari 488 GTE
Motor: Ferrari F1454 CB 3,9 litros V8 Biturbo
Pneus: Michelin
Potência: 485 HP
Reservatório de combustível: 92 litros
Peso mínimo: 1275 kg

Fundador e CEO: Giuseppe Risi
Team Principal: David Sims
Diretor Técnico: Richard Taylor
Engenheiro Sênior: Rick Mayer

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Uma das equipes de história mais rica dentro do automobilismo estadunidense, campeã por três vezes das 24h de Le Mans em sua categoria, sendo a última em 2009, a Risi Competizione está de volta ao solo sagrado de Sarthe após uma ausência sentida pelos fãs e por nós que trabalhamos com as competições de Endurance. Principal importador Ferrari dos EUA, o ítalo-estadunidense Giuseppe Risi nos brindou com o regresso de seu time às pistas ainda no último ano de American Le Mans Series, passando depois ao Tudor United SportsCar e hoje no IMSA Weather Tech SportsCar Championship.

Como era de se imaginar, o time de Houston recebeu para este ano o novo puro sangue de Maranello. A 488 GTE, projeto de Flavio Manzoni, do Ferrari Styling Centre, foi transformada num tremendo carro de corrida pelas mãos do pessoal da Michelotto, que desenvolve hoje os carros de competição da lendária marca italiana. E como sói, a Risi decora seus carros com o tradicional “vermelho Ferrari”. Com o número #82 que marcou uma das vitórias do time em Sarthe, estarão o italiano Giancarlo Fisichella, o finlandês Toni Vilander e o controvertido Matteo Malucelli, conduzido ao posto de terceiro piloto do time por umas tais “forças ocultas”. Na minha opinião, o maior merecedor desta vaga era, sem sombra de qualquer dúvida, o brasileiro Daniel Serra – mas este tinha compromissos com a Stock Car e não poderia participar do Journée Test, no qual a presença de pilotos novatos em Le Mans era obrigatória. Nos testes do último fim de semana, o carro andou bem.

Os pilotos do #82:

giancarlofisichella

GIANCARLO FISICHELLA (Itália)
Twitter: @OfficialFisico
Graduação: Platina
Data de nascimento: 14/01/1973 (43 anos)
Cidade natal: Roma
Participações nas 24h de Le Mans: 6
Melhor resultado em Le Mans: 13º lugar em 2011
Tempo no Journée Test: 3’56″170 (20 voltas)

tonivilander

TONI VILANDER (Finlândia)
Twitter: @toni_vilander
Graduação: Platina
Data de nascimento: 25/07/1980 (35 anos)
Cidade natal: Kankaanpaa
Participações nas 24h de Le Mans: 7
Melhor resultado em Le Mans: 13º lugar em 2011
Tempo no Journée Test: 3’56″956 (17 voltas)

matteomalucelli

MATTEO MALUCELLI (Itália)
Graduação: Ouro
Data de nascimento: 27/10/1984 (31 anos)
Cidade natal: Forli, Emilia Romagna
Participações nas 24h de Le Mans: 5
Melhor resultado em Le Mans: 11º lugar em 2007
Tempo no Journée Test: 3’56″399 (14 voltas)

Comentários

  • Uma pena mesmo a ausência do Daniel Serra, acho que é um dos pilotos mais completos que temos no Brasil.
    O mesmo alem de larga experiencia nos EUA, ainda tem muita km como piloto de teste da Dunlop.
    Vamos ver se em 2017 ele estará nesse grid.

    Agora só espero que o maluco do MALUCELLI não destrua o carro e as chances da Risi em chegar bem em Le Mans.

    • Tem que ficar esperto, deixar Ford e Chevrolet se pegarem, pois, com certeza a Ford vai por um dos seus 4 carros de coelho e a Chevrolet vai ter que tomar uma atitude.

  • No WEC, ao menos até agora, a F488 vem se mostrando o melhor equipamento, nas duas etapas até agora vitória da AF Corse na classe. Isso já credencia a Risi Competizione a, no mínimo, postulante a brigar pela vitória . Obviamente enfrentará adversários duríssimos como os carros da Corvette Racing e a Ford, que vem evoluindo gradativamente a cada aparição desde a problemárica (para o time…) 24h de Daytona.
    Também lamento a ausência do Daniel Serra, mas não faltar oportunidades.