A Mil por Hora
Fórmula 1

Há 30 anos…

https://www.youtube.com/watch?v=5wab5g0p-UM RIO DE JANEIRO – Talvez a maior obra-prima da história do automobilismo. Para mim, a ultrapassagem do século XX. Momento sublime e inesquecível perpetrado por dois gênios, como só o esporte – em seu auge – pôde nos ofertar. Nelson Piquet Souto Maior e Ayrton Senna da Silva. Gênios na semelhança, mas completamente antagônicos […]

https://www.youtube.com/watch?v=5wab5g0p-UM

RIO DE JANEIRO – Talvez a maior obra-prima da história do automobilismo. Para mim, a ultrapassagem do século XX. Momento sublime e inesquecível perpetrado por dois gênios, como só o esporte – em seu auge – pôde nos ofertar.

Nelson Piquet Souto Maior e Ayrton Senna da Silva. Gênios na semelhança, mas completamente antagônicos no caráter, na forma de ver o esporte. Senna, um obcecado pela perfeição. Piquet, dono da fama de maior bon vivant da Fórmula 1, porém um acertador de carros de primeira linha e – nos dias mais inspirados, tão veloz e impecável quanto seu compatriota.

Pena que os brasileiros em geral não sabem e nunca souberam admirar mais de um desses craques. Recrudesceu – e ainda recrudesce – o ódio entre “Sennistas” e “Piquetistas”. E as discussões ainda pontuam as redes sociais. Até hoje.

Uma coisa é certa: não se pode deixar, seja você fã do Ayrton, do Nelson ou de nenhum dos dois, de se elogiar, admirar e aplaudir o que se viu há 30 anos na estreia do GP da Hungria, no dia 10 de agosto de 1986.