GP de Macau de Fórmula 3: deu Félix da Costa na quinta-feira

G
IMG_1959
Vencedor do GP de Macau em 2012, Antônio Félix da Costa largou na frente na briga pela pole position da prova de Fórmula 3

RIO DE JANEIRO – Vencedor do GP de Macau de Fórmula 3 há quatro anos, o português Antônio Félix da Costa começou muito bem a quinta-feira dos primeiros treinos para o evento, que acontece neste fim de semana em sua 63ª edição. Com o carro #29 inscrito pela tradicional equipe britânica Carlin, o piloto que hoje está na Fórmula E e que também participou da última temporada do DTM como piloto oficial da BMW, foi o mais rápido do treino pré-classificatório no Circuito da Guia.

Com o tempo de 2’11″535, Félix da Costa superou a bordo de seu Dallara Volkswagen o britânico Callum Ilott, da Van Amersfoort (Dallara-Mercedes), por 0″226. O sueco Felix Rosenqvist, que vem de um ano cheio e disputando corridas em várias categorias, tenta o bicampeonato da prova. Ele foi o 3º colocado no treino, a 0″262 da pole provisória, a bordo do carro #1 da SJM Theodore Racing by Prema. O japonês Kenta Yamashita andou muito bem com o Dallara-Tomei da T-Sport e ficou em quarto, à frente do experiente Daniel Juncadella (Hitech GP) e do brasileiro Sergio Sette Câmara, que defende neste evento a Carlin.

“Andamos muito bem aqui no ano passado. Naquela ocasião tivemos um carro que fomos evoluindo ao longo das atividades do fim de semana e, na corrida, consegui fazer voltas realmente muito rápidas. Neste ano, de casa nova, tenho certeza que poderei ser competitivo e, realmente, lutar pelo pódio e, porque não, até mesmo pela vitória”, comentou o piloto mineiro, recordista oficial da pista com cerca de 6,2 km de extensão.

O treino desta quinta-feira foi marcado por três bandeiras vermelhas e do plantel de 29 pilotos, nove ficaram dentro do mesmo segundo: além dos seis primeiros, estiveram nessa margem o britânico Lando Norris (Carlin), o neozelandês Nick Cassidy (SJM Theodore Racing by Prema) e o também britânico Jake Hughes (Carlin).

JPrice_MacauGP16-3461
Pedro Piquet começou o fim de semana da 100ª corrida de sua carreira com a décima-sétima posição

Estreando no circuito asiático, Pedro Piquet disputa neste fim de semana a 100ª corrida de sua carreira como piloto. O filho do tricampeão mundial de F1 Nelson Piquet começou apenas em vigésimo-primeiro no treino livre, mas seu desempenho a bordo do carro #22 da Van Amersfoort até melhorou. Pedro baixou em três segundos o seu tempo da primeira sessão e ficou com a 17ª posição provisória – 2’13″276.

O problema para qualquer piloto inexperiente em Macau, afora a dificuldade da pista, é a largada. De uma reta larga e veloz, os carros vão para um trecho muito estreito e lento. Qualquer erro, seja no pelotão da frente, no meio do bolo ou no chamado “pelotão da merda” é imperdoável e já tivemos acidentes impressionantes no Circuito da Guia. Uma confusão pode acabar com o sonho de Pedro em conquistar um bom resultado, fechando um ano que até aqui foi dos mais difíceis para o brasileiro.

Os pilotos têm um novo treino livre por disputar, a partir de 9h35 locais de sexta-feira (19h35 de Brasília nesta quinta). A definição do grid para a prova classificatória de sábado é também nesta sexta, às 15h55 – hora local (1h55 pelo horário brasileiro).

Resultado do treino pré-classificatório:

1 – Antonio Felix Da Costa (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’11″535
2 – Callum Ilott (Dallara-Mercedes) – VAR – 2’11″761
3 – Felix Rosenqvist (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’11″797
4 – Kenta Yamashita (Dallara-Tomei) – T Sport – 2’11″797
5 – Daniel Juncadella (Dallara-Mercedes) – Hitech – 2’11″821
6 – Sergio Camara (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’11″994
7 – Lando Norris (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’11″996
8 – Nick Cassidy (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’12″123
9 – Jake Hughes (Dallara-Volkswagen) – Carlin – 2’12″360
10 – Sam Macleod (Dallara-Mercedes) – Fortec – 2’12″536
11 – Alexander Sims (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’12″600
12 – Arjun Maini (Dallara-Volkswagen) – Motopark – 2’12″657
13 – George Russell (Dallara-Mercedes) – Hitech – 2’12″678
14 – Anthoine Hubert (Dallara-Mercedes) – VAR – 2’12″727
15 – Maximilian Gunther (Dallara-Mercedes) – Prema – 2’13″017
16 – Daniel Ticktum (Dallara-Mercedes) – Double R – 2’13″102
17 – Pedro Piquet (Dallara-Mercedes) – VAR – 2’13″276
18 – Chang Wing Chung (Dallara-NBE) – T Sport – 2’13″335
19 – Nikita Mazepin (Dallara-Mercedes) – Hitech – 2’13″438
20 – Joel Eriksson (Dallara-Volkswagen) – Motopark – 2’13″479
21 – Ye Hong Li (Dallara-Volkswagen) – B Max – 2’14″012
22 – David Beckmann (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’14″062
23 – Jann Mardenborough (Dallara-Volkswagen) – B Max – 2:14″174
24 – Guan Yu Zhou (Dallara-Volkswagen) – Motopark – 2’14″278
25 – Keyvan Andres Soori (Dallara-Mercedes) – Mucke – 2’14″803
26 – Sho Tsuboi (Dallara-Toyota) – Tom’s – 2’15″051

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

1 Comentário

  • Antes de mais nada, quero deixar claro que não torço pra um em detrimento de outro, torço pelo o que é justo.
    Agora Nelsinho Piquet não pode correr de F3, mas Antonio Felix da Costa e Felix Rosenqvist não tem nenhum problema né?! Excelente FIA! Congratulações!
    Decisões tão equilibradas quanto uma balança descalibrada.

Por Rodrigo Mattar

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames