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Mais uma bomba: VW abandona o WRC!

RIO DE JANEIRO – O escândalo do Dieselgate da Volkswagen continua a fazer vítimas dentro do automobilismo. Semana passada, veio o surpreendente anúncio do fim do programa da Audi no WEC após o fim desta temporada, encerrando um vínculo da marca de Ingolstadt com as provas de Endurance, que já vinha desde 1999. Hoje, após […]

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A Volkswagen chegou a desenvolver o Polo dentro do novo regulamento do Mundial de Rali. Mas o escândalo da montadora na emissão de poluentes, o Dieselgate, tira a própria VW do WRC com efeito imediato: e o tetracampeão Sébastien Ogier está desempregado após a última etapa da temporada

RIO DE JANEIRO – O escândalo do Dieselgate da Volkswagen continua a fazer vítimas dentro do automobilismo. Semana passada, veio o surpreendente anúncio do fim do programa da Audi no WEC após o fim desta temporada, encerrando um vínculo da marca de Ingolstadt com as provas de Endurance, que já vinha desde 1999. Hoje, após o Dia das Bruxas, mais uma bomba de proporções enormes vem da Alemanha: a própria Volkswagen está abandonando o World Rally Championship (WRC), que vem dominando de forma incontestável a competição nos últimos quatro anos.

A decisão é em caráter imediato. Ou seja: assim como a Audi nas provas longas, a VW está também caindo fora ao fim desta temporada e o Rali da Austrália será o último dos Polo R em ação. Havia uma esperança de que os novos carros desenvolvidos para a temporada 2017 pudessem pelo menos disputar o próximo campeonato. Mas uma reunião hoje em Wolfsburg, pela manhã, selou o destino da montadora no Mundial de Rali.

É mais um duro golpe no automobilismo. Mas os homens da Volkswagen é que sabem do seu destino. Pagaram uma multa de valor absurdo por conta do escândalo das emissões de Diesel dos carros da marca – algo em torno de US$ 14,7 bilhões – e têm que sanear o prejuízo cortando custos e priorizando outras áreas. O problema é que os homens que cortam os programas de esporte a motor nunca entenderam da coisa. É caro? Tiram fora. E assim é a vida. Todas as montadoras, bem ou mal, um dia já fizeram isso.

Já me perguntaram se os VW Polo desenvolvidos para o novo regulamento que entra em vigor na próxima temporada poderão ser absorvidos por uma outra equipe sob a chancela, por exemplo, da Red Bull, patrocinadora oficial da equipe alemã no WRC. Infelizmente, não: os custos de produção e desenvolvimento do novo carro serão abatidos no orçamento existente para o próximo ano. Os planos de um programa de clientes não existem, uma vez que não se cogitou isto em nenhum momento.

Assim, termina na última etapa do WRC uma trajetória vitoriosa: foram quatro títulos mundiais de Construtores, quatro de pilotos – sempre com Sébastien Ogier – e 41 vitórias. Curioso notar que a participação de Sven Smeets como novo diretor geral da VW Motorsport, em lugar de Jost Capito, foi efêmera e que, a partir de agora, um piloto excepcional e dois outros ótimos estão desempregados. O tetracampeão Sébastien Ogier, o finlandês Jari-Matti Latvala e o norueguês Andreas Mikkelsen farão parte da turma do seguro-desemprego a partir de 21 de novembro.

Ou não, né… tomara que a Toyota aja rápido e leve um ou até mesmo dois desses pilotos para seu guarda-chuva.