Super GT: Nissan, Honda e Toyota definidas na classe GT500
RIO DE JANEIRO – A temporada 2017 do Super GT japonês começa somente em abril no circuito de Okayama. E o plantel de inscritos começa a tomar forma: 29 carros já estão confirmados para o próximo certame. E a principal divisão – a GT500 – tem todos os carros confirmados e pilotos idem.
Nissan, Honda e Toyota anunciaram por completo os seus programas para a categoria. A única que vem com carro novo é justamente a atual campeã: o Lexus LC500 será o novo bólido da marca que deu a Heikki Kövalainen/Kohei Hirate o título do último campeonato. O carro do Lexus Team SARD vai ostentar o número #1. De novidade mesmo, a troca entre James Rossiter e Nick Cassidy. O australiano vai andar no #37 ao lado de Ryo Hirakawa e Rossiter dividirá o #36 com Kazuki Nakajima – de volta após três anos de ausência – em sete provas, exceto os 500 km de Fuji em decorrência da coincidência de datas com o WEC em Spa-Francorchamps. Nesta corrida, o piloto será Daisuke Ito.
A Honda terá uma nova equipe: a Mugen ocupará a vaga da Drago Modulo Racing, alinhando Daisuke Nakajima e o experiente Hideki Mutoh. A saída do filho de Satoru Nakajima da equipe gerenciada pelo pai é uma das grandes surpresas do ano. E o veterano Kosuke Matsuura, que deixa a ARTA de Aguri Suzuki após seis anos, vai andar no #64 ao lado do belga Bertrand Baguette. A ARTA promove Takashi Kobayashi da GT300 para guiar ao lado de Tomoki Nojiri.
Nesta sexta, quem confirmou suas equipes de fábrica foi a Nissan. E o brasileiro João Paulo de Oliveira saiu mesmo do Team Impul – tanto na Super Formula quanto no Super GT: ele defenderá mais uma vez as cores da Kondo Racing, que alinha um Nissan GT-R com pneus Yokohama – são três os carros calçados pela marca, incluindo mais um Lexus e mais um Honda. Tsugio Matsuda/Ronnie Quintarelli, bicampeões em 2014/15 e Satoshi Motoyama/Katsumasa Chiyo vão andar com Michelin em seus bólidos. E o #12 terá Jann Mardenborough subindo da GT300 para dividir a pilotagem com o japonês Hironobu Yasuda.
Sobre o “Oribeira”, é bem pouco provável que ele continue no certame de monopostos, já que há até este momento apenas uma única vaga em aberto, na equipe Sunoco Team Le Mans. Mas não custa aos leitores torcer por um final feliz…
Na classe GT300, as equipes ainda se movimentam, mas pelo menos onze delas têm equipamento definido. As novidades são a saída do campeão de 2015 André Couto e a vinda de Masataka Yanagida, duas vezes campeão do Super GT, para guiar o Audi R8 LMS #21 do Audi Team Hitotsuyama. O britânico Richard Lyons é o companheiro de Yanagida e um dos três estrangeiros até agora confirmados na divisão, junto ao veterano sueco Björn Wirdheim e ao estreante australiano Jono Lester.
Em quaisquer desses carros da GT500 eu daria uma “voltinha” sem o menor constrangimento em fazer o pior dos tempos de pista.
Aliás, se dinheiro não fosse solução, traria um para as 12h de Tarumã.
Esses carros são um sonho.
Rodrigo,esse ano terá bolão da nascar no site da fox ?
Não teremos bolão. Eu não vou organizar.
Rodrigo,Como ficou o grid da nascar clash daytona neste sábado ?
Off: topic: Caro Rodrigo Mattar, navegando pela rede achei um site muito interessante sobre Sportscars (segue o link). Garanto que irá apreciar as matérias do referido site caso ainda não tenha tido o prazer de desfrutá-las, e caso já tenha acessado o mesmo sei que irá concordar quanto à qualidade do material, em especial da seção Memory Lane. Parabéns pelo grande trabalho realizado na Fox Sports. Grande abraço.
http://www.sportscarone.com/
Rodrigo,esse ano a nascar no seu canal oficial no youtube continuará transmitindo as corridas ao vivo ?
Não tenho essa informação. Mas os vídeos estarão sim disponíveis na Internet.
Da uma pontinha de inveja ver o envolvimento das fábricas enquanto aqui vivemos um caos no automobilismo. Mas o pior mesmo acho que é não termos nenhuma perspectiva de dias melhores…