ELMS, Prólogo: Dragonspeed e Hanley abrem treinos na frente

25-02
Começou a todo vapor o Prólogo do ELMS em Monza. Ainda haverá mais dois treinos nesta terça-feira (Foto: Jakob Ebrey)

RIO DE JANEIRO – O Prólogo do European Le Mans Series (ELMS) foi aberto oficialmente nesta terça-feira em Monza, com a primeira sessão de testes no mítico circuito italiano, com 5,793 km de extensão. Nem todos os pilotos puderam experimentar seus bólidos e a sessão foi marcada por várias interrupções por bandeira vermelha, atrapalhando o bom andamento das atividades.

Mas Ben Hanley conseguiu colocar o #21 da Dragonspeed no topo da folha de tempos: o britânico fez a melhor volta em 1’37″834, média horária de 213,165 km/h, 0″141 mais rápido que Matthew McMurry a bordo do #25 da Algarve Pro Racing.

Cotado para disputar as 24h de Le Mans pela Toyota até perder o lugar para o compatriota Yuji Kunimoto, Ryo Hirakawa foi o terceiro a bordo do #22 da G-Drive Racing: o japonês ficou a 0″155 do tempo de Hanley, com Patrice Lafargue em quarto, a quatro décimos.

Sete dos protótipos LMP2 ficaram dentro do mesmo segundo e as equipes Graff Racing (com o carro #40) e United Autosports fecharam os seis mais rápidos com James Allen e Will Owen, respectivamente.

Sem Rubens Barrichello, que tem compromissos com a Stock Car, a Racing Team Nederland treina com seu segundo chassi em Monza, com os holandeses Jan Lammers e Frits Van Eerd. No primeiro treino, Lammers completou 45 voltas e fez 1’39″297, nona melhor marca.

Entre os 21 protótipos LMP3 presentes ao Prólogo do ELMS – vários deles sem estar inscritos no certame – a melhor marca foi do bielorrusso Aliaksandr Talkanitsa: 1’45″813, somente dois milésimos melhor que o italiano Giorgio Mondini, da Eurointernational.

Wayne Boyd, da United Autosports, ficou com o terceiro melhor tempo de sua categoria, trazendo o companheiro de equipe Sean Rayhall em quarto. David Droux e Matt Bell completaram o grupo dos seis mais rápidos.

O novo protótipo Norma M30 que vai compor o grid da LMP3 em 2017 foi bem, pelo menos com a novata equipe italiana Oregon Team: Davide Roda fez sua melhor volta em 1’47″481.

Entre os LMGTE, com apenas seis carros na pista, o turco Salih Yoluc foi o mais rápido da primeira sessão – 1’48″720, superando em mais de meio segundo o britânico Ross Gunn, novo recruta da equipe Beechdean-AMR. Giorgio Roda, da Spirit of Race, foi o terceiro, com Jody Fannin (JMW Motorsport), Matt Griffin (Spirit of Race) e Matteo Cairoli (Proton Competition) na sequência.

Ainda hoje, haverá mais duas sessões de treinos em Monza – incluindo atividades à noite.

Resultado do treino #1 do Prólogo em Monza AQUI

Comentários