G-Drive domina e vence as 4h de Monza

elms-2017-monza-finish-order-01
Dessa vez deu tudo certo: a G-Drive Racing venceu as 4h de Monza e a trinca Rojas/Hirakawa/Roussel assume a liderança do campeonato na classe LMP2

RIO DE JANEIRO – Na última corrida do European Le Mans Series antes da disputa da clássica 24 Horas de Le Mans, a G-Drive Racing foi absoluta na disputa das 4h de Monza, 2ª etapa da temporada 2017. O protótipo #22 guiado por Ryo Hirakawa/Memo Rojas/Léo Roussel desta vez não deixou escapar a vitória como em Silverstone e a trinca sai da Itália com a liderança do campeonato, agora somando 43 pontos.

Cabe lembrar também que a trinca driblou a adversidade causada por uma penalização para impor seu ritmo, contando também com algumas intervenções do Safety Car ainda na primeira parte da disputa. Foram percorridas 132 voltas no total e os vencedores cruzaram com 2″245 de vantagem sobre o carro da DragonSpeed – que, por sinal, é o time que faz o running da G-Drive na série europeia (no WEC, é a TDS Racing, da França).

Nicolas Lapierre/Ben Hanley/Henrik Hedman conseguiram deixar para trás a má sorte da primeira corrida e impediram que a High Class Racing quebrasse a dobradinha do time de Elton Julian. Aliás, mais um ótimo trabalho dos dinamarqueses Anders Fjørdbach e Dennis Andersen, que com ótimo ritmo de corrida levaram o Dallara P217 ao pódio novamente.

Pole position para a disputa, o Oreca #39 da Graff Racing guiado por Enzo Guibbert/Paul Petit/Eric Trouillet cruzou em 4º lugar, seguido do Dallara da Cetilar Villorba Corse, em outra boa atuação dos italianos Andrea Belicchi/Roberto Lacorte/Giorgio Sernagiotto.

A United Autosports não conseguiu repetir a performance alcançada em Silverstone. Desta vez, o Ligier JS P217 não estava tão competitivo e a trinca Hugo De Sadeleer/Will Owen/Filipe Albuquerque acabou relegada ao 6º posto final.

elms-2017-monza-finish-order-11
Ótima atuação de Erwin Creed/Ricky Capo na primeira vitória do novo protótipo Norma M30 na classe LMP3

Na classe LMP3, a M.Racing-YMR do tetracampeão do WTCC Yvan Muller deu um show na pista italiana: levou a vitória e o 2º lugar, com direito ao primeiro triunfo do novo protótipo francês Norma M30. Ricky Capo e Erwin Creed fizeram uma prova exemplar e conquistaram a décima-primeira posição geral. E pensar que foi o mesmo carro que no Prólogo foi vítima de um capote impressionante.

Alexandre Cougnaud/Antoine Jung/Romano Ricci levaram o Ligier JS P3 ao 2º lugar, a uma volta dos companheiros de equipe. A Ultimate Racing fechou o pódio com François Heriau, Jean-Baptiste e Matthieu Lahaye, resultado que leva a tripulação à liderança do campeonato com 33 pontos, contra 28 dos rivais da M.Racing-YMR e da trinca Christian England/Wayne Boyd/Mark Patterson, quarta colocada na Itália após largar da pole em sua categoria.

Vencedores em Silverstone, John Falb/Sean Rayhall não conseguiram um bom resultado dessa vez, completando a disputa em 9º lugar na classe e décimo-nono na geral, duas voltas atrás dos vencedores da divisão.

elms-2017-monza-finish-order-21
A JMW Motorsport conquistou o triunfo na LMGTE com a velha Ferrari 458 Italia GTE

Entre os bólidos da LMGTE, um antigo cavalo de batalha levou a melhor sobre máquinas de recente construção: a vetusta Ferrari 458 Italia GTE de Rob Smith/Jody Fannin/Jonathan Cocker teve uma condução mais regular e conquistou os 25 pontos da vitória em Monza, até certo ponto beneficiado pela quebra que tirou da disputa o carro da Spirit of Race guiado por Duncan Cameron/Aaron Scott/Matt Griffin na altura da terceira hora de corrida. O Aston Martin Vantage da TF Sport guiado por Euan Hankey/Salih Yoluc/Nicki Thiim chegou em 2º, resultado que deixa os pilotos ainda na dianteira da classificação com 44 pontos. Andrew Howard/Ross Gunn/Darren Turner, com o outro carro do construtor britânico, levaram mais um pódio na temporada.

elms-2017-monza-finish-order-28
A Larbre Competition chegou em 6º lugar na LMGTE com o brasileiro Fernando Rees de volta às pistas

O brasileiro Fernando Rees e seus parceiros Romain Brandela e Christian Philippon tiveram uma corrida atribulada a bordo do Corvette C7-R da Larbre Competition, visto em Monza como preparação para Sarthe. Fernando conduziu o carro no primeiro turno e levou de último na geral e na categoria até o 2º lugar. Depois, naturalmente, com a entrada dos pilotos menos graduados, o ritmo caiu. A trinca fechou em 28º no resultado final e em sexto na divisão, com 120 voltas completadas.

A 3ª etapa do ELMS será apenas no dia 23 de julho – as 4h do Red Bull Ring, na Áustria.

Comentários