A Mil por Hora
Memorabilia

Vídeos históricos: os 40 anos de inauguração do Autódromo de Jacarepaguá

RIO DE JANEIRO (E a saudade, ó…) – Como bem lembrou o Marcelo Soutello na área de comentários do blog, nesta segunda-feira completou-se 40 anos da inauguração do Autódromo de Jacarepaguá – que na verdade existiu com outra pista nos anos 1960, no mesmo local. Só que o antigo traçado foi abandonado e depois a […]

RIO DE JANEIRO (E a saudade, ó…) – Como bem lembrou o Marcelo Soutello na área de comentários do blog, nesta segunda-feira completou-se 40 anos da inauguração do Autódromo de Jacarepaguá – que na verdade existiu com outra pista nos anos 1960, no mesmo local. Só que o antigo traçado foi abandonado e depois a remodelação do circuito durou alguns bons anos até que finalmente o Rio de Janeiro voltasse a ter automobilismo.

No dia 7 de agosto de 1977, três categorias foram para a pista para disputar as primeiras provas no circuito que depois seria inapelavelmente derrubado para se construir um Parque Olímpico hoje abandonado – não custa nada repetir: NÓS AVISAMOS!

Tivemos corridas da Divisão 3, da Fórmula VW 1300 e da Fórmula VW 1600, a principal categoria de monopostos do automobilismo naqueles tempos. Na classe de Turismo Especial, vitória do Fusca de Amadeo Campos – que, como muitos sabem, foi herança do Jan Balder. Na F-VW 1300, o grande vencedor foi Élcio Pellegrini. E o saudoso Alfredo Guaraná Menezes, com seu Polar nas cores da Gledson, muito bem preparado por Gilberto “Giba” Magalhães, levou o troféu pra casa na F-VW 1600.

Enquanto isso, vejam o que a ESPN publicou em seu site. Esse é o país do “legado olímpico”.

Mas NÓS AVISAMOS.