Scott larga na frente nos treinos livres do Euroformula Open

RIO DE JANEIRO – Líder do campeonato e franco favorito à conquista do título de campeão do Euroformula Open em 2017, o britânico Harrison Scott foi “o cara” da sexta-feira de treinos livres no circuito de Silverstone, local da 5ª etapa da temporada, que marca a volta da categoria após um intervalo de dois meses no verão europeu.

O piloto da RP Motorsport foi o mais rápido do dia com o tempo de 1’53″429, média de 186,968 km/h, alcançado na segunda das três sessões realizadas ao longo do dia no circuito de 5,891 km de extensão. Quem ficou mais próximo de Scott e foi o único piloto a liderar uma sessão de tempos hoje foi o canadense Devlin De Francesco, 2º colocado no acumulado das sessões, a 0″149 do britânico.

Em sua primeira aparição na temporada a bordo de um dos carros da Fortec, Ben Hingeley foi o terceiro mais rápido do dia, com o indiano Ameya Vaidyanathan em quarto e o russo Nikita Troitskiy completando o grupo dos cinco primeiros colocados de um total de 18 inscritos na etapa.

Por sinal, o fim de semana marca a presença recorde de cinco brasileiros: é que Guilherme Samaia, que disputa a Fórmula 3 inglesa e lidera com sobras a competição aqui no Brasil com um carro da Cesário Fórmula, faz sua estreia no EF Open com um carro alinhado por sua equipe na Grã-Bretanha, a Carlin Motorsport. E ele fez um bom trabalho, tanto que foi o melhor entre os seus compatriotas ao longo do dia – já que conhece bem a pista das provas que disputou neste ano. Ficou com o 6º tempo na soma dos três treinos, marcando 1’54″130 em sua melhor volta.

Campeão brasileiro da Fórmula 3 ano passado, Matheus Iorio fez seu melhor tempo na terceira sessão – 1’54″361. Thiago Vivacqua, da Campos Racing, foi muito veloz na primeira sessão, mas depois não repetiu o desempenho ao longo dos outros treinos. Acabou com 1’54″433 como sua melhor volta do dia. Pedro Cardoso (Teo Martin Motorsport) evoluiu bastante ao longo do dia, mas ainda não está perto dos líderes. Ficou com 1’54″900, tempo da terceira sessão. E Christian Hahn (Drivex School) cravou 1’54″997 na sua passagem mais rápida – durante o segundo treino.

Com Silverstone a 4 horas de fuso em relação a Brasília, os horários para amanhã são os seguintes: o treino classificatório acontece às 6h35 e a corrida #1 da programação, às 10h15. No domingo, a definição do grid acontece às 5h de Brasília e a corrida #2 tem largada prevista para 8h15. Ambas as provas terão duração de 15 voltas ou tempo máximo de 35 minutos.

Comentários