Japas x Independentes

6 Hours of Mexico
Eles ficam: a Toyota seguirá no Mundial de Endurance em 2018/19, tendo como rivais várias equipes independentes na LMP1

RIO DE JANEIRO – Alívio nas hostes do Comitê de Endurance da FIA e do Automobile Club de l’Ouest. Após o Rookie Test do FIA WEC no Bahrein, a boa notícia do dia: a Toyota está garantida para a disputa da Super Season de 2018/19, que começa em maio com a realização da primeira de duas provas de 6h em Spa-Francorchamps, de acordo com o primeiro calendário bienal da competição.

Há algumas semanas, fontes na imprensa internacional davam como praticamente certa a presença da montadora japonesa como única equipe oficial de fábrica, após a debandada de Audi e Porsche, para competir contra os times independentes que voltam a invadir a divisão principal. Quem confirmou oficialmente a decisão foi o presidente da Toyota Gazoo Racing, Hisatake Murata, no evento de encerramento da temporada 2017, lá mesmo no Oriente Médio.

Assim, a Toyota – que na opinião de muitos correrá “sozinha”, e será muito cobrada por isso, pois haverá ainda a ‘obrigação’ de finalmente ganhar em Sarthe – já tem como adversárias confirmadas a SMP Racing, a DragonSpeed e a Manor, num total garantido de seis carros, mais do que as últimas provas deste ano. São aguardadas a ByKolles com seu ENSO CLM P1/01 de motor Nissan e a misteriosa escuderia que encomendou três chassis Ginetta – provavelmente para alinhar dois e deixando um como reserva. O que poderá deixar a LMP1 com até nove carros – número considerado satisfatório pelo CEO do Mundial de Endurance, Gérard Neveu.

O diretor técnico Pascal Vasselon confirmou também que o lineup de pilotos será anunciado no início de 2018, no evento anual de motorsport da montadora japonesa em Tóquio. E a princípio a opção por três carros nas 24 Horas de Le Mans, tal como neste ano, estaria descartada.

Comentários

  • Tudo indica que 2018 vai ser um passeio da Toyota na P1, já que a montadora soma alguns anos e milhares de quilômetros rodados na categoria.