Direto do túnel do tempo (395)
RIO DE JANEIRO – Como vocês souberam pelo post anterior, o tio de Juan Pablo Montoya – anunciado hoje pela United Autosports para disputar as 24h de Le Mans deste ano – esteve em Sarthe e terminou entre os 10 primeiros colocados na prova disputada em 1983.
Diego Montoya guiava na série estadunidense IMSA GTO e alinhou no protótipo Sauber C7 da foto, com os estadunidenses Tony Garcia e Albert Naon Júnior. O carro – enquadrado no regulamento do Grupo C – tinha motor BMW 6 cilindros em linha com 3,5 litros de capacidade cúbica e 480 cavalos de potência – capazes de levar o carro a respeitáveis 322 km/h no retão Les Hunaudières.
Entre 51 carros aptos a largar, a trinca conseguiu no treino classificatório o 34º lugar no grid, com o tempo de 3’50”. Diego foi o piloto que deu a largada e já na primeira hora o carro com o numeral #46 despontava na 23ª colocação.
As primeiras paradas mais longas foram para trocas de pastilhas de freio – no início da madrugada – e também do nariz do protótipo. Na 10ª hora, a trinca já se encontrava na nona colocação, eventualmente alcançando o oitavo posto à medida que o tempo avançava.
Porém, houve duas visitas mais demoradas aos boxes. Na primeira, por volta da 16ª hora, perderam 25 minutos. Perto de seis horas antes da quadriculada, com Tony Garcia a bordo, o Sauber precisou voltar à garagem e ficou retido mais 21 minutos.
Após o período crítico, o rendimento do carro se normalizou, a trinca completou 338 voltas e terminou em nono – únicos entre os carros do Grupo C a terminar no top 10 final que não estavam a bordo de um Porsche.
Um belo feito da equipe.
Em tempo: a carreira de Diego Montoya durou pouco. De 1982 a 1986, ele disputou 39 corridas – a maioria nos EUA, venceu três, subiu oito vezes ao pódio com uma pole position e uma volta mais rápida.
Há 35 anos, direto do túnel do tempo.
Rodrigo,
Naquela época já era dominada pelos 956 da Rothmans, não era?
Sim, era!
“Diego Montoya disputou 39 corridas – a maioria nos EUA, venceu três, subiu oito vezes ao pódio com uma pole position e uma volta mais rápida”
Nada mal.