GruppeM sai na frente no Blancpain GT Asia

timthumb
Largada da prova #2 em Sepang com a Mercedes-AMG da GruppeM guiada por Brice Bosi/Raffaele Marciello despontando à frente

RIO DE JANEIRO – Campeã da primeira temporada do Blancpain GT Series Asia, a equipe GruppeM fez a festa no fim de semana de abertura do campeonato de 2018, no circuito malaio de Sepang. Seus dois carros ganharam uma corrida cada e a temporada começa com algum equilíbrio e ótimas disputas.

No sábado, na prova #1, foram 13 minutos de espera em decorrência de um Safety Car até que a corrida realmente começasse para valer. Tão logo a bandeira verde foi mostrada, um forte candidato à vitória deixou a disputa: o Audi de Mitch Gilbert/Aditya Patel ficou de fora por conta de uma mangueira de refrigeração rompida.

Na liderança estava Dennis Lind com o Lamborghini da FFF Racing Team by ACM, que trocaria com Martin Kodric, seguido por Nico Bastian na Mercedes #999, a Ferrari da HubAuto guiada por Honai Ye e pelo Nissan KCMG de Edoardo Liberati. À altura do 25º minuto, começaram as trocas de pilotos e a GruppeM deu a cartada que se revelaria decisiva: decidiram trocar pneus enquanto Bastian dava lugar a Patric Niederhauser.

Além de parar depois da equipe rival, a FFF Racing acabou cometendo um erro decisivo de estratégia: não trocaram os pneus do Lamborghini Huracán e apenas procederam a mudança de pilotos, entrando Kodric no lugar de Lind. A vantagem, por conta dos pneus novos da Mercedes, baixou para três segundos e meio apenas. E um novo período de Safety Car trouxe o #999 para muito próximo do carro #19.

Até que Kodric, após a relargada, foi brilhante ao se defender de Niederhauser num carro completamente sem aderência no traçado malaio. Mas o piloto croata não resistiu por muito tempo e permitiu que o rival suíço o ultrapassasse, para vencer a disputa – e também entre os pilotos da Silver Cup com 26 voltas no total por quase quatro segundos e três décimos.

A boa performance de Brice Bosi ao lado do italiano Raffaele Marciello levou a outra Mercedes da GruppeM ao pódio, depois de uma ultrapassagem na última volta sobre a Ferrari de Ye/Foster. “Lello” e seu companheiro de equipe fizeram as honras da subdivisão Pro-Am, enquanto Liberati e seu parceiro Florian Strauss completaram o top 5. Naoto Takeda/Takuya Shirasaka, com o Audi R8 LMS da KCMG, ganharam na classe Am.

Entre os GT4, vitória tranquila da dupla Russell Ward/Reinhold Renger, mesmo após uma penalização de 30 segundos por infringir o procedimento na entrada do Safety Car. Eles tinham larga margem sobre Frank Yu/Jean-Marc Merlin, atuais campeões da categoria, que chegaram em 2º, escudados por Ringo Chong/Gilles Vannelet.

Na prova #2, disputada neste domingo, enquanto Bosi e Marciello largavam da pole e dominavam de forma imparável a disputa, o carro de Niederhauser/Bastian, após a vitória da véspera, ficou pelo caminho logo na quarta volta. O italiano guiou no primeiro turno da corrida e tratou de ignorar o australiano Josh Burdon, que vinha em 2º com o Audi R8 LMS da Absolute Racing.

A diferença aumentou por um par de segundos entre o início da janela de pit, a partir do minuto 25′ até praticamente o fim da janela. “Lello” entregou o carro a Brice Bosi com 14 segundos de vantagem para Burdon e Anthony Liu Xu – incluindo um tempo suplementar de cinco segundos por conta do 3º lugar na véspera, o chamado handicap. Daí, o francês abriu ainda mais vantagem, completando a prova com mais de vinte e seis segundos e meio para os rivais da Absolute Racing.

Hiroshi Hamaguchi e seu parceiro Marco Mapelli conquistaram mais um pódio para a FFF Racing by ACM, terminando em 3º lugar, à frente dos vencedores da Silver Cup, Martin Rump e Congfu Cheng, dividindo o outro Audi da Absolute Racing. Os japoneses Takeda e Shirasaka voltaram a ganhar na classe Am.

Na GT4, Ringo Chong/Gilles Vannelet faturaram a primeira deles em 2018, numa disputa final eletrizante com a BMW de Takayushi Kinoshita/Sunako Jukuchou, superados por apenas 0″150 ao fim dos 60 minutos de corrida. Ward/Renger fecharam o pódio e chegaram a 40 pontos, mesmo total de Chong/Vannelet, que também tiveram um triunfo e um 3º lugar na rodada de Sepang.

A classificação overall da GT3 mostra Brice Bosi/Raffaele Marciello líderes com 40 pontos, seguidos por Martin Kodric/Dennis Lind e Josh Burdon/Anthony Liu Xu, todos com 26 pontos. A dupla da GruppeM Racing também comanda a classificação Pro-Am com 50 pontos, enquanto na Silver Cup os ponteiros são Martin Rump/Congfu Cheng, com 35. Naoto Takeda/Takuya Shirasaka lideram na divisão Am, com duas vitórias e 50 pontos também.

O circuito Buriram International em Chang, na Tailândia, receberá o Blancpain GT Series Asia nos dias 12 e 13 de maio para a 2ª rodada dupla da competição.

Comentários