A Mil por Hora
Fórmula 1

30 anos depois…

RIO DE JANEIRO – Olha o que acaba de pingar na minha caixa de e-mails, via Ricardo Divila. O boletim de voltas de Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1988, cuja realização completou exatos 30 anos no dia de ontem, 15 de maio. Pelas diferenças anotadas nessa folha – que é um documento histórico […]

image

RIO DE JANEIRO – Olha o que acaba de pingar na minha caixa de e-mails, via Ricardo Divila.

O boletim de voltas de Ayrton Senna no GP de Mônaco de 1988, cuja realização completou exatos 30 anos no dia de ontem, 15 de maio.

Pelas diferenças anotadas nessa folha – que é um documento histórico – dá pra entender que a intenção de Ayrton era humilhar Alain Prost. Notem entre as voltas 38 e 41 como a diferença subiu e após a volta 66, estava aferida em 54″26, numa pista então com 3,328 km de extensão, salvo engano.

Outros detalhes como pressão de pneus, cambagem, regulagem de molas e amortecedores, dutos de freio e até a quantidade de combustível – Ayrton largou com 147 litros de gasolina e o máximo para os carros com turbo era 150 litros – estão anotados no papel.

Tinha curiosidade enorme pra ver o boletim de voltas do Prost com os devidos ajustes. A estimativa dos tempos de volta, até Senna bater, a gente consegue fazer.