Confirmados 34 carros para as 10h de Suzuka

Suzuka-10-Hours-Photoshoot-2018

RIO DE JANEIRO – Evento substituto dos 1000 km de Suzuka, que até o ano passado faziam parte do calendário do Super GT, as 10h de Suzuka serão a terceira prova do calendário do Intercontinental GT Challenge, campeonato chancelado pela SRO (Stéphane Ratel Organisation) com quatro provas de longa duração – 12h de Bathurst, 24h de Spa, o evento nipônico e as 8h de Laguna Seca, na Califórnia.

A corrida marcada para 26 de agosto já tem confirmados mais de 30 carros e 13 marcas – tantas quanto na corrida da Bélgica que acontece no fim deste mês. Será oferecida uma premiação de 100 milhões de ienes, superior a R$ 3,5 milhões.

Os cinco construtores – Audi, Porsche, Bentley, Mercedes-AMG e McLaren – comprometidos com o IGTC estão confirmados nas 10h de Suzuka, já que a Garage 59 anunciou sua adesão à disputa após a divulgação da primeira lista de inscritos.

Sete equipes europeias vão despachar seus carros para a disputa, com a WRT inscrevendo dois Audi R8 LMS e Stuart Leonard é o único piloto até aqui confirmado. A Garage 59 representa a McLaren, enquanto a Strakka Racing comparecerá com duas Mercedes-AMG GT3, tendo garantido Maxi Buhk/Maxi Götz/Álvaro Parente num carro e Nick Leventis no outro junto a Lewis Williamson, que terá ainda um terceiro piloto a anunciar.

A Manthey Racing escalou Romain Dumas/Fred Makowiecki/Dirk Werner para conduzir o Porsche #911 do time germânico, enquanto a Bentley M-Sport vai com seus dois novos Continental e suas trincas oficiais de fábrica, formadas por Andy Soucek/Maxime Soulet/Vincent Abril e Jordan Pepper/Steven Kane/Jean-Marc Gounon. Os austríacos da Grässer estarão no evento com pelo menos um Lamborghini Huracán e até a Callaway Competition levará um Corvette C7-R a ser conduzido por pilotos orientais.

Uma oitava equipe forasteira está confirmada – é a Black Swan Racing, que esteve presente em Bathurst (com direito a um ótimo 3º lugar, inclusive), vai correr em Spa e terá seu Porsche confiado a Tim Pappas/Jeroen Bleekemolen/Marc Miller.

As demais inscrições são todas de equipes asiáticas, engajadas em pelo menos três competições diferentes – Super GT (classe GT300), Blancpain GT Series Asia e Super Taikyu Series.

Do Super GT, virão 10 times diferentes e até a Honda, que inscreveu uma equipe oficial para as 24h de Spa-Francorchamps, também terá um NSX GT3 para Naoki Yamamoto/Hideki Mutoh/Daisuke Nakajima. Dessas equipes da GT300, duas vão alinhar os chamados “Mother Chassis”, cuja participação foi autorizada: a Cars Tokai Dream 28 inscreveu seu Lotus Évora para Hiroshi Hamaguchi/Hiroki Katoh/Kazuho Takahashi e o Team Upgarage vai com seu Toyota 86 para Takuto Iguchi/Takashi Kobayashi/Yukhi Nakayama. Os carros homologados pela JAF (Toyota Prius e Subaru BRZ) também estão aptos a competir, mas nenhum deles aceitou o desafio.

As escuderias Absolute Racing, KCMG, HubAuto, ARN Racing, Gruppe M Racing, FIST-Team AAI e Craft-Bamboo vêm do Blancpain GT Series Asia. A D’Station Racing, que tem uma operação no Super GT e outra no Super Taikyu, inscreveu o Porsche com o qual habitualmente participa daquela competição.

Comentários