IMSA: Cameron a dois milésimos do recorde

IMSA WeatherTech SportsCar Championship
Por pouco: Dane Cameron ficou a dois milésimos do recorde da pista nesta sexta-feira em Laguna Seca

RIO DE JANEIRO – Por apenas dois milésimos de segundo, o recorde do circuito de Laguna Seca para a classe Prototype não foi quebrado logo nos primeiros treinos livres de sexta-feira. Dane Cameron, parceiro do colombiano Juan Pablo Montoya no Acura ARX-05 DPi do Team Penske, cravou o tempo de 1’16″865 para roubar no combinado das duas sessões a melhor volta de Renger Van der Zande, no primeiro treino.

A Penske fechou em 1-2 o segundo treino disputado à tarde na Califórnia, já que Hélio Castroneves fez o tempo de 1’16″980, terceiro melhor na soma dos dois treinos livres de hoje. Filipe Albuquerque, vice-líder da classificação, foi o terceiro no FP2 e ficou em quarto na geral junto ao parceiro João Barbosa.

Pipo Derani, de equipe nova para 2019, fez o 7º melhor tempo – 1’17″568, exatamente à frente do Cadillac DPi-V.R de sua futura escuderia e guiado por Eric Curran/Felipe Nasr. Os líderes do campeonato ficaram com o oitavo lugar na soma dos tempos do dia. O melhor dos quatro LMP2 inscritos foi o #54 da CORE Autosport, quinto mais veloz do dia com 1’17″284.

Na GTLM, a Ford confirmou o domínio do primeiro treino e os tempos baixaram de forma significativa em relação ao FP1. Desta vez, o mais rápido foi o carro #66, com Dirk Müller marcando 1’23″265, 0″162 mais rápido que o #67 de Ryan Briscoe. Antonio Garcia foi o terceiro mais rápido com o Corvette C7-R, registrando 1’23″605.

BMW e Porsche foram os construtores que não conseguiram virar abaixo de 1’23”, com os bávaros ficando em quinto graças a Jesse Krohn/John Edwards e a turma de Stuttgart pouco melhorou em relação ao primeiro treino – o #911 de Patrick Pilet e Nick Tandy sequer conseguiu superar o tempo do FP1.

O melhor tempo da GTD acabou ficando justamente com um Porsche: o #73 de Jörg Bergmeister/Patrick Pilet liderou a sexta-feira com a marca de 1’25″148, 0″123 melhor que o Acura NSX-GT3 de Álvaro Parente/Katherine Legge. O Lamborghini da Paul Miller foi o mais rápido no primeiro treino, mas não conseguiu baixar seu tempo e ficou em terceiro no somatório das duas sessões.

A Ferrari #51 de Ozz Negri e Francesco Piovanetti foi novamente bem entre os 13 inscritos da categoria no fim de semana. Com o brasileiro a bordo, o carro ficou em quarto lugar no FP2 e quinto ao fim do dia, com o tempo de 1’25″654. E mais uma vez, houve seis marcas diferentes – Porsche, Acura, Lamborghini, Mercedes-AMG, Ferrari e Audi – nas seis primeiras posições.

Neste sábado, as atividades de pista começam cedo: às 8h30 locais, 12h30 de Brasília, será realizado o 3º e último treino livre. A sessão de classificação que define o grid será 12h45 em Laguna Seca, 16h45 de Brasília, com transmissão ao vivo no site da IMSA.

Comentários