12h de Bathurst: Aston Martin surpreende e lidera treino que definiu o Top 10 Shootout

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RIO DE JANEIRO – Existe o ditado que diz que ‘panela velha é que dá comida boa’. Ou que ‘galinha velha é a que dá bom caldo’. Pois o bom e velho Aston Martin V12 Vantage GT3 botou banca em Mount Panorama, naquela que será a última corrida do carro – com substituição mais do que definida pela nova versão do modelo do construtor de Gatwick – na abertura do Intercontinental GT Challenge em 2019.

O carro #62 da R-Motorsport alinhado para a trinca Jake Dennis/Marvin Kirchöfer/Matthieu Vaxivière surpreendeu todo mundo durante o segundo treino classificatório para as 12h de Bathurst – só para os inscritos nas classes A (Pro e Pro-Am), marcando 2’02″412 e se colocando como um dos carros que obteve vaga para o Shootout que reúne os dez mais rápidos, em busca do Allan Simonsen Pole Trophy.

Aliás, já na primeira fase da sessão classificatória, que definiu os tempos das demais categorias – B, C e Invitational – a equipe dirigida por Dr. Florian Kamelger (que também estará pilotando no fim de semana) já tinha dado mostras de que não fora a Bathurst para ser coadjuvante. O Aston enfiara quatro décimos no Bentley Continental da trinca Soucek/Abril/Soulet, que ficou em segundo.

No segundo treino, a diferença foi bem menor: especialista em Bathurst, David Reynolds fez um tempo espetacular com a Mercedes-AMG #777 da Erebus Motorsport e ficou a apenas doze milésimos de segundo do mais veloz. E outros dois carros da estrela de três pontas vieram nas posições seguintes, com ótimas marcas do alemão Maro Engel (Team Craft-Bamboo Black Falcon) e Yelmer Buurman (Griffith Corp. Team Nineteen Black Falcon).

A equipe de Earl Bamber que alinha os Porsche 911 GT3-R nas 12h de Bathurst conseguiu classificar pelo menos um de seus carros para o Shootout graças ao esforço do local Matt Campbell, que conhece muito bem o traçado de Mount Panorama. A Bentley terá o carro #107 classificado em sua melhor volta por Stephen Kane, já que o #108 de Soulet/Abril/Soucek ficou em 11º lugar e não avançou.

Os dois Audi R8 LMS que vão para o Top 10 Shootout são os dois do Audi Sport Team Valvoline, graças a Kelvin Van der Linde no #22 e Christopher Haase no #2. Por fim, a GruppeM Racing se garantiu com Raffaele Marciello e Alex Imperatori levou o Nissan GT-R Nismo GT3 da KCMG com o dorsal #18 para a disputa da pole position.

Em contrapartida, além do Bentley, outros carros com considerável favoritismo fracassaram: o australiano Chaz Mostert, autor da volta mais rápida em classificação no ano passado, desta vez não foi além da 15ª posição com a BMW M6 GT3 da Schnitzer – que terá ainda o brasileiro Augusto Farfus neste fim de semana. A Mercedes-AMG #888 da Triple Eight também ficou bem mais para trás, com a décima-nona posição. E a Ferrari da HubAuto Corsa, com uma ótima performance no primeiro treino, foi a mais lenta dos carros da Classe A na segunda sessão, por conta de vários problemas técnicos.

Nas demais classes, a Grove fez a melhor volta do Grupo B: Ben Barker estabeleceu 2’06″452 e ficou com o 27º lugar geral do grid. Mathias Beche foi o mais rápido da Classe C com o KTM X-Bow GT4 número #71 e na Invitational, Anton De Pasquale estourou os cronômetros e fez um tempo oito décimos abaixo da inacreditável regra que define o tempo limite de 2’05” para os bólidos das demais categorias.

O jovem australiano da Supercars Series literalmente se empolgou: os tempos foram deletados e, por mais que ele tivesse sido o 10º colocado geral, largará em segundo na sua categoria atrás do MARC Cars #20 da Liajen Motorsport. É que De Pasquale exagerou na velocidade limite dos pits, acabou punido e perdeu duas posições no grid de largada…

A disputa do Allan Simonsen Pole Trophy no Top 10 Shootout acontece às 3h40 da manhã pelo horário de Brasília. Assista aqui, já que o streaming não pode ser linkado aqui no blog, o que aconteceu também no ano passado.

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