A Mil por Hora
Intercontinental GT Challenge

Oito marcas e 20 carros na disputa das 8h da Califórnia

RIO DE JANEIRO – Ao contrário do que aconteceu na sua disputa inaugural, as 8h da Califórnia – segunda etapa do Intercontinental GT Challenge – não conseguiram reunir na lista final de inscritos um grid numeroso como aconteceu ano passado. Muito por conta do fato da realização do certame regional Pirelli GT4 West, vinculado à […]

IGTC-2018-Laguna-California-8-Hours-Land-Audi-race
A Audi venceu a edição inaugural das 8h da Califórnia com o Team Land; neste ano, a competição está um pouco magrinha em termos de inscritos, mas quantidade nem sempre representa qualidade…

RIO DE JANEIRO – Ao contrário do que aconteceu na sua disputa inaugural, as 8h da Califórnia – segunda etapa do Intercontinental GT Challenge – não conseguiram reunir na lista final de inscritos um grid numeroso como aconteceu ano passado. Muito por conta do fato da realização do certame regional Pirelli GT4 West, vinculado à mesma SRO que organiza o IGTC, em que pese o grid magro com apenas uma dezena de duplas confirmadas.

Mas a participação de 20 carros não deve diminuir a importância da disputa, muito pelo contrário. Até porque oito marcas estarão representadas na disputa e a competição de construtores, liderada pela Porsche, é levada a sério pelas montadoras. O que também contribui para o baixo quorum é a adesão praticamente nula das equipes do Blancpain GT World Challenge America. A exceção foi a Wright Motorsports, que junto a Park Place substituirá o time de Earl Bamber representando o construtor de Weissach.

Isto posto, a lista finalmente publicada nesta segunda-feira nos traz a Audi com dois carros, assim como Nissan, Bentley, BMW e Porsche. Ferrari e Honda têm um bólido apenas. A Mercedes-AMG vem com quatro e é a marca mais bem representada em número de inscritos.

Os demais inscritos são um Lamborghini Huracán Super Trofeo (chassi de 2015) na GT Cup e três GT4, sendo uma BMW M4, um Porsche Cayman e um Ford Mustang.

Vencedora ano passado, a Audi estará representada pela equipe belga WRT e pela Land Motorsport. No carro #10 estarão Dries Vanthoor/Fréderic Vervisch/Christopher Haase, enquanto no #29 estarão a bordo Kelvin Van der Linde/Markus Winkelhock/Christopher Mies.

A Nissan terá dois carros via KCMG: o time que disputou no último sábado a etapa de abertura do VLN em Nürburgring vai com Alexandre Imperatori/Oliver Jarvis/Edoardo Liberati e também com Katsumasa Chiyo/Josh Burdon/Alex Buncombe.

Na HubAuto Corsa, o reforço das 8h da Califórnia é Miguel Molina, que defende a R.Ferri Motorsports no Blancpain GT World Challenge America e a AF Corse em provas pontuais do WEC. O espanhol estará com Tim Slade e Nick Foster no carro #27.

A Honda estreia no IGTC nesta etapa com um NSX-GT3 EVO com o nome fantasia Honda Team Motul. Assistido pela JAS Motorsport, o bólido terá Mario Farnbacher/Renger Van der Zande/Bertrand Baguette. Já as BMW inscritas são as mesmas de Bathurst, inclusive com o brasileiro Augusto Farfus garantido no carro #42 do Team Schnitzer junto a Chaz Mostert e Martin Tomczyk.

Duas equipes representam a Mercedes-AMG em Laguna Seca: a Strakka Racing retorna com dois carros, um deles com a presença da dinamarquesa Christina Nielsen; enquanto a GruppeM Racing conta com um exército de excelentes pilotos da marca de Stuttgart para lutar pelo topo do pódio – entre eles Maxi Bühk, Maro Engel, Maxi Götz e Raffaele Marciello.

Vencedora em Bathurst com Dennis Olsen/Dirk Werner/Matt Campbell, a Porsche optou por times dos EUA para dar sequência à sua campanha na temporada. Os campeões da prova da Austrália vão no #912 da Wright Motorsports, enquanto Romain Dumas/Sven Müller/Matthieu Jaminet vão alinhar no #911 sob a responsabilidade da Park Place Motorsports.

Os treinos classificatórios para as 8h da Califórnia serão sexta-feira, a partir de 11h20 locais (15h20 de Brasília), com os pilotos inscritos tendo direito a 15 minutos de pista, cada um. Os 15 mais rápidos vão para o Pole Shootout, a partir de 15h40 locais (19h40 de Brasília). A disputa é no sábado, com largada a partir de 8h30 locais (12h30 de Brasília).

Se não houver restrições por parte da SRO no YouTube, o blog deverá ter o vídeo do qualifying e da corrida.