Recordar é viver…
RIO DE JANEIRO – Cinco jovens cheios de sonhos. Registro feito em Brasília, a jovem capital da República. O ano é 1966.
Da esquerda para a direita estão Edgard Mello Filho, o grande mestre; Caíto Telles, a quem o Edgard chama de “Engenheiro Nakamura”, que fez os motores da equipe Itacolomy-Safra campeã de Divisão 3 em 1974 (com o Edgard, aliás); um certo Emerson Fittipaldi; um tal de José Carlos Pace e Pedro Victor de Lamare.
Recebi essa foto de um seguidor no Facebook e a ordem expressa foi: “Mostra pro Edgard!”
Claro que mandei, né? Pelo WhatsApp, o mestre contou tudo. Só não contou que PV tinha guiado uma Berlinetta Interlagos nos 1000 km de Brasília daquele ano em dupla com Ludovino Perez, terminando em 3º lugar.
Aliás, o Edgard, conhecido na turma como “Promessinha”, foi instrutor da lendária Escola de Pilotagem de Pedro Victor de Lamare e ele me contou também que a Gigi (Marlene Kampmann), sua companheira de toda uma vida, foi embora desta para a melhor.
Essa foto é a prova cabal de que os sonhos não envelhecem. O Edgard realizou os dele, e muito tempo depois, realizei o meu – de dividir microfones em transmissões e programas com esse monstro das pistas.
Bem legal a foto. Grandes pilotos. Época de um automobilismo mais romântico e de “raiz”, como dizem. Tínhamos limitações técnicas imensas, tanto com relação a chassis e motores, mas pilotos de extrema tecnica e competência.
Sensacional, Mattar !
Não dá nem pra comentar, só para admirar e relembrar a qualidade dos pilotos e pessoas que estão na foto.
Agradecemos…
Toda vez que vejo a foto do Pace, fico imaginando como teria sido sua carreira na F1 se não fosse o acidente de avião que tirou a vida do brasileiro. Não tive oportunidade de ver suas corridas, até pela minha idade, mas sei que Pace era elogiado por muitos pelo seu talento.
Desculpe o off topic: Vc sabe o que houve com o blog do Flavio Gomes ? Nem pelo google consigo entrar ?
Pelo que sei, Oskar, está funcionando normalmente assim como o meu.
O do Flávio dava erro direto, não entrava assim como o seu que ficou um ou dois dias sem acesso também Rodrigo…
Sim, tivemos problemas técnicos. Felizmente, resolvidos.
Tranquilo Rodrigo, mas seria bom – por vcs dividirem esse espaço, talvez comunicar a ele esse problema, eu não consigo acessar há mais de seis dias. Tá estranho, só dá erro. Obrigado de qualquer forma.
Experimente dar refresh no cache do blog. De repente, é por isso que você não está conseguindo acompanhar.
ESPETACULAR!!!!!!!!!! DEMAIS !!!!
Pergunta: Será que existse onboard do Edgar??? Pelo menos 1 deve existir…
Ví aqui em Porto Alegre onboard do Paulo Sabiá que correu de Turismo 5000 e Hot Car na década de 80, de etapas do Marcas 1600 de final de 80 em Guaporé… Show!!!!!!!
Dois santistas de nascimento na foto, Edgard e Pedro Victor. Essa berlineta willys- interlagos #84 chegou a andar na frente das oficiais de fábrica em Interlagos, com foto na revista auto esporte do pega entre Pedro Victor, Anísio Campos de DKW-Vemag e a berlineta de fábrica. Nos treinos dos 500 Km de Interlagos de 1971, na sexta-feira a Lola-Chevrolet T-70 #96 laranja, da Equipe Brahma de Norman Casari sofreu acidente na curva 3, Norman saiu ileso, mas esqueceu ligada a bomba de combustível elétrica, a Lola incendiou, Edgard, instrutor da escola de pilotagem pegou a pick-up chevrolet c-10 da escola que tinha extintores na caçamba e foi ao socorro, com muitas partes de magnésio altamente inflamável a Lola sucumbiu. Décadas depois já no USA o carro foi restaurado preservando a pintura e numeral da época. Pedro Victor e Gigi, eram uma dupla, na escola de pilotagem ela cronometrava os Fittipadi-Vê dos alunos no circuito que usava só o miolo, sem o anel externo. Em julho de 1976 vi o casal na Ford F-100 v-8 branca, carregada de feno para os cavalos que criavam no Jardim do Embaixador, em Campos do Jordão- SP.
Assisti duas vitorias ao vivo do Promessinha em Interlagos, creio que em início tardio de carreira ambas com carros brancos sem patrocínio, a primeira com um corcel 4 portas que queimava muito óleo nas duas voltas finais, a segunda com Opala 4 portas batendo Maverick, Edgard sempre passava no miolo e a cavalaria do V-8 recuperava nas retas aos poucos foi abrindo vantagem e não foi mais incomodado pelo V-8, Caíto Telles foi também preparador e mecânico de Pedro Victor tricampeão da divisão 3 classe c em 1971-72-73
Essas vitórias do Edgard com Opala quatro portas foram, com certeza, na Divisão 1. Um dos maiores adversários dele era o Estanislau Franco. Isso foi o trampolim pro EMF andar de D-3 pela Itacolomy Safra.
Acho que sim, a do Opala ganhando do Mavertick, foi a primeira vez que soube do Mestre, a corrida com o Corcel queimando óleo quase fundindo, verifique com ele, tempos do Promessinha!
Mattar, fui criado em Brasilia. Hoje no Facebook vi um recrte de jornal com os inscritos nas mil milhas 70. Lá constava um ELGAR com o Carlos Brás e o Edgar Melo Filho. Gostaria de saber as impressões do Edgar ao pilotar o ELGAR carro projetado pelo Ênio Garcia, grande amigo e ídolo.