FIM EWC: YART ganha as 8h da Eslováquia

F

RIO DE JANEIRO – A Yamaha Austria Racing Team (YART) foi a grande vencedora das 8h da Eslováquia, 3ª etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIM (FIM EWC) que aconteceu no último sábado. Após a conquista da pole position, o trio formado por Broc Parkes/Niccolò Canepa/Marvin Fritz deu à equipe o segundo triunfo consecutivo na corrida disputada no traçado de Orechová Poton, completando um total de 218 voltas pelo traçado de 5,922 km de extensão.

Em grande parte da corrida, a batalha pela ponta se desenvolveu entre a moto #7 da marca dos três diapasões, contra as duas máquinas oficiais da Honda, a da campeã F.C.C. TSR Honda France com Josh Hook/Freddy Foray/Mike Di Meglio e a da Honda Endurance Racing, de Yonny Hernández/Randy de Puniet/Sébastien Gimbert – este último trio liderou no primeiro quarto de disputa.

Mas dois acidentes tirariam a tripulação da Honda #111 de esquadro (eles ainda salvaram o 8º lugar final), permitindo que a Suzuki de Vincent Philippe/Gregg Black/Etienne Masson avançasse para o 2º posto. Sheridan Morais/Michael Laverty/Daniel Webb completaram em quarto com a Yamaha da escuderia Wepol, deixando em quinto a VRD Igol Pierret Experiences, com outra motocicleta Yamaha, esta conduzida por Florian Alt/Xavier Siméon/Florian Marino.

Vencedor das 24h de Le Mans e então líder do campeonato, o Team SRC Kawasaki France só permaneceu na disputa por 37 voltas, desistindo por problemas mecânicos. As duas principais motos da BMW na competição também falharam e não terminaram as 8h da Eslováquia. Isto abriu caminho para o 6º lugar do Junior Team LMS Suzuki, que venceu na classe Superstock com Louis Rossi/Hugo Clère/Alexis Masbou derrotando por 38 segundos a moto da BMRT 3D Kawasaki Maccio Racing, da formação Enzo Boulom/Chris Leech/Kevin Manfredi.

A desistência dos então líderes do campeonato permitiu que a Suzuki Endurance Racing Team alcançasse o comando da classificação: a equipe francesa que representa o construtor oriental soma agora 113 pontos, dez a mais que o Team SRC Kawasaki France, enquanto o 3º lugar é da Wepol Racing com 99. A YART está em quarto com 87, seguida da F.C.C TSR Honda France, atual campeã, com 79.

Na classificação dos times da Superstock, a GERT56 by GS Yuasa, que alinha uma BMW, lidera após três etapas com 37 pontos, onze à frente de três diferentes equipes – Junior Team LMS (Suzuki), BMRT 3D Maccio Racing (Kawasaki) e Moto Ain (Yamaha). A Yamaha assumiu a liderança do Mundial de Endurance entre os construtores da classe EWC e a Kawasaki lidera na SST.

As 8h de Oschersleben, no próximo dia 9 de junho, serão a quarta etapa da temporada 2018/19 do FIM EWC.

Sobre o Autor

Rodrigo Mattar

Adicione um Comentário

Reclames

Perfil

Rodrigo Mattar, carioca de 49 anos. Apaixonado por automobilismo desde os nove, é jornalista especializado em esportes a motor desde 1998. Estagiou no Jornal do Brasil e numa assessoria de comunicação antes de ingressar na Rede Globo. Em 2003, foi para o SporTV, onde foi editor dos hoje extintos programas Grid Motor e Linha de Chegada. No mesmo ano, iniciou sua trajetória como comentarista, estreando numa transmissão de uma corrida de Stock Car, realizada no saudoso Autódromo de Jacarepaguá. Há sete anos, está no Fox Sports, atuando como editor responsável do programa Fox Nitro e comentarista de diversas categorias, entre as quais Rali Dakar, Nascar, MXGP, WTCC, WRC, FIA WEC, IMSA, Fórmula E, WTCR e Superbike Series Brasil. Conduz o blog A Mil Por Hora, agora no GRANDE PRÊMIO, desde 2008.

Arquivos

Categorias

Nuvem de Tags

Twitter

Reclames

Facebook

Mais reclames